segunda-feira, 17 de junho de 2019

Gol no final dá ânimo para reverter vantagem do Ituano, mas agora só vitória interessa

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
Renan Muniz
A.A.Caldense

Poços de Caldas, MG - O gol de João Victor no apagar das luzes em Itú no último domingo, foi um alento para as pretensões da Caldense, que segue viva no Campeonato Brasileiro. Se a partida ficasse no 2x0 a tarefa seria mais complicada. O placar contra de 2x1 obriga o time de Poços de Caldas vencer os paulistas no próximo domingo, às 11h,  por dois gols de diferença para seguir na competição. Um gol de diferença em favor da Caldense leva a decisão para as penalidades. O empate classifica os paulistas.
Hoje acontece a reapresentação do elenco no Ninho dos Periquitos. Está programado um jogo com o Grêmio Osasco, mas nesta atividade apenas os reservas devem atuar. Os titulares devem realizar um trabalho de regeneração.

Penalidade

A absurda penalidade marcada contra a Caldense domingo mostra a importância do VAR no futebol. Na série D não tem.  Apesar do lance ter sido visívelmente fora da área e juiz, que estava colado na jogada, viu penalidade. Talvez com o VAR sua falta decisão teria sido revista. Prejuízo considerável para a Caldense.

Jogos em Poços

Para vencer o Ituano em Poços de Caldas no próximo domingo a Caldense terá que jogar mais do que jogou nos três confrontos realizado no Ronaldão. Nas vitórias por 2x1 sobre a Portuguesa, 1x0 sobre o Sobradinho e o modorrento empate em sem gols contra o Vitória do Espírito Santo o futebol deixou um pouco a desejar.  Ajudou o time ser líder geral, mas nesta fase de mata-mata contra um time de primeira divisão do futebol paulista a Caldense vai precisar de algo mais. O apoio da torcida contra o Ituano será fundamental e a diretoria deve colocar os ingressos à venda na quinta ou sexta-feira. Uma torcida organizada promete recepção festiva ao time na chegada ao estádio e a diretoria aposta que a mudança do jogo para às 11h será um chamativo a mais. Não existe o critério de gol qualificado fora de casa. O vencedor do confronto medirá forças com quem passar de Vitória-ES e Brasiliense-DF.

Como foi o jogo

O jogo começou e, aos 5 minutos, o Ituano, que trocava passes tentando encontrar uma brecha na defesa alviverde, chegou à linha de fundo e cruzou para a área, acertando uma cabeçada na trave. Três minutos depois, Marquinho invadiu a área pela direita em jogada individual e bateu no alto, tirando do alcance de goleiro do Verdão, para abrir o placar para os donos da casa.
A primeira chance da Caldense veio aos 17. Leleco interceptou bola no campo ofensivo e arriscou chute da intermediária, sem dificuldades para a defesa de Pegorari. O jogo ficou preso no meio campo. Gabriel Tonini chegou a experimentar de muito longe, mas jogou por cima. Na sequência foi a vez de Leleco, também por cima. Aos 36 Leleco viu João Victor entrando em velocidade pela esquerda e o lançou. O atacante da Caldense chegou batendo e a bola passou próxima ao travessão. Aos 43, em falta lateral pela esquerda, Denilson mandou direto ara o gol e quase surpreendeu o arqueiro adversário.


Segundo tempo

Na etapa complementar, aos 5 minutos, João Paulo defendeu pancada a queima roupa. A Veterana respondeu aos 11, Leleco chegou até a linha de fundo pela direita e rolou para João Victor na área, mas o atacante foi travado na hora do chute. Na sequência Mariotto recebeu belo lançamento e na hora do chute foi interceptado. O centroavante sentiu uma torção no joelho esquerdo no lance e teve de ser substituído por Artur. Lucas Mufalo ainda entrou no lugar de Franklin.
A Caldense pressionava muito, principalmente apostando na velocidade de Leleco. Entretanto, no contra-ataque, Corrêa saiu na cara do gol e João Paulo salvou a Veterana em excepcional defesa. Aos 23, Marquinho partiu para cima de Gabriel Tonini, tentou dar o drible da vaca, mas foi puxado pela camisa. A jogada faltosa iniciou fora da área, mas a arbitragem marcou penalidade máxima. O experiente Corrêa foi para a batida e deslocou João Paulo para ampliar o marcador. Em seguida o Ituano teve a chance de fazer o terceiro com Angelotti e João Paulo defendeu novamente.
O Verdão esboçou reação. Artur arriscou de longe, Perigorari defendeu em dois tempos. Leleco de cabeça e Tonini de falta também tentaram. João Victor, nos acréscimos jogou de chapa no ângulo, para mais uma defesa do arqueiro, que mandou para escanteio. Na cobrança Artur alçou na área e a zaga afastou. No rebote, João Victor chutou de primeira, a bola desviou e foi parar no fundo da rede. Placar final: Ituano 2 x 1 Caldense.

Caldense: João Paulo, Gabriel Tonini, Morais, Guilherme Martins, Rafael Rosa, Franklin (Lucas Mufalo), Lucas Silva, Denílson (Bruninho), Leleco, João Victor e Mariotto (Artur). Técnico: Marcus Paulo Grippi.

Ituano: Pegorari, Pacheco, Mateus, Léo Rigo, Paulinho Dias, Peri, Serrato, Corrêa, Gui Mendes (Angelotti), Marquinho (Léo Augusto) e Claudinho (Luizinho). Técnico: Vinícius Bergatin.

Gols: Marquinho 7’ 1ºT e Corrêa 25’ 2º T (Ituano) / João Victor 47’ 2ºT (Caldense)

Cartões amarelo: Corrêa (Ituano)
Cartões vermelhos: -
Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio
Auxiliares: Leandro dos Santos Ruberdo e Cicero Alessandro de Souza
Público: 812 pagantes
Renda: 8.910 reais
Motivo: Jogo de ida da segunda fase da Série D 2019
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu-SP

Nenhum comentário: