sexta-feira, 14 de junho de 2019

Presença do futebol feminino em Poços de Caldas

Hugo Pontes



Para muitos de nós – hoje – torna-se difícil acreditar em alguns fatos que as pessoas deixam registrados e que, ao longo dos anos, passam a fazer parte da história.

Isso acontece com relação à vida do cidadão, a vida em comunidade que envolve – naturalmente – aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e esportivos.

Poços de Caldas é, sem favor algum, uma cidade cuja história é rica em todos os aspectos. Cada dia que nos é permitido consultar os documentos do passado acabamos encontrando temas que enriquecem o acervo cultural da rica cidade.

Essa introdução nos serve para apresentar, em virtude do foco que a imprensa em geral coloca a Seleção Brasileira Feminina, o registro contido em meu livro Associação Atlética Caldense História e Glórias, 2ª edição, 2015, SulMinas,

Corria o ano de 1954 e a Associação Atlética Caldense promovia comemorações pela data da sua fundação em 1925.

Naquele ano, a Veterana completava 39 anos e a programação foi a seguinte:

setembro

Comemorado com grande festa o 29º Aniversário da fundação da Caldense com os jogos no dia 5 entre o São Paulo Futebol Clube 2 x 1 Caldense; e no dia 7 entre a Federação Universitária Paulista de Esportes 2 x 2 Caldense.

setembro

Notícia no dia 11 no Diário de Poços: Pela primeira vez em Poços de Caldas, no Estádio Cel. “Christiano Osório”, houve a disputa de uma partida de futebol feminino entre o Palmeiras F.C. (SJBVista) 2 x 1 São Paulo Futebol Clube (SP). O estádio ficou lotado para ver a apresentação das equipes com as jogadoras:

Palmeiras F.C.: Marlene, Léia, e Célia; Odete, Dinéia e Abgail; Cidinha, Claudinéia, Regina, Eunice e Diva. São Paulo F.C.: Lourdes, Snughs e Luiza; Tereza, Ica e Augusta; Badia, Evany, Segle, Delany e Magaly.

O ponta-pé inicial, prática comum naquele tempo, coube ao doutor David Benedicto Ottoni que colaborou para que o jogo fosse realizado.

Ainda tendo como palco o Estádio Cel. “Christiano Osório”, no ano de 1972 vamos encontrar o registro:

“A Caldense contratou dois excelentes jogadores Dario Alegria e Cândido que fizeram suas estreias contra o time do Villa Nova de Nova Lima.

O jogo amistoso foi no dia 12 de março no Estádio Cel. “Christiano Osório” para comemorar o acesso da Veterana à Primeira Divisão do

Campeonato Mineiro. O resultado final foi AAC 2 x 3 Villa Nova. Gols de Dario e Cândido para a Caldense; Paulinho (2) e Batista para o Villa.

Para essa partida, o diretor de futebol Sebastião Navarro Vieira Filho solicitou à Federação Mineira de Futebol que enviasse a juíza Léa Campos.”

Não é preciso dizer que a atração do jogo foi a presença da primeira mulher, no mundo, a atuar como juíza de futebol e foi também o seu primeiro trabalho em campos do interior.



Hugo Pontes é professor, poeta e jornalista

Nenhum comentário: