segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Associação de ciclistas de Poços promove campanha educativa

Delma Maiochi
delmaiochi@hotmail.com


Poços de Caldas, MG – A Associação de Ciclistas de Poços de Caldas (ACPC) está promovendo, nos meses de dezembro e janeiro, a campanha educativa e de conscientização “Ciclista não é obstáculo, ele faz parte do trânsito. Respeite-o”. O objetivo é educar e informar os ciclistas e motoristas com relação às suas responsabilidades e direitos no trânsito.
O coordenador da Associação Alvaro Danza Vilela comenta que é de grande importância a iniciativa da entidade, pois esta é a primeira vez que se realiza em Poços uma campanha voltada à segurança dos ciclistas.
“Entretanto, deve haver fiscalização e punição a quem ignora as regras de segurança e convivência no trânsito. Além disso, vale lembrar que a legislação municipal é extremamente ultrapassada e excludente em relação aos modos de locomoção individuais não motorizados. A lei municipal vai na contramão da lei nacional da mobilidade urbana e não favorece a segurança dos ciclistas, uma vez que os obriga a buscar espaço entre os outros veículos maiores, como ônibus e caminhões, desestimulando os deslocamentos por bicicletas”, pontua ele.
A campanha quer abranger vários setores ligados ao trânsito, realizando blitzen junto aos ciclistas e motoristas, com distribuição de panfletos e adesivos, além de ações em autoescolas, transportadoras e mídias sociais.
Segundo o último relatório do programa Infosiga, apenas no primeiro trimestre de 2019 o número de mortes de ciclistas no Estado de São Paulo triplicou, o que reforça a necessidade de mais informações e respeito por parte dos condutores.

Nenhum comentário: