quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Capoterapia é realizada na cidade

Poços de Caldas, MG - Desde o início deste ano a população de Poços de Caldas está desfrutando de aulas de Capoterapia. As aulas são ministradas pelo professor Edy (Edson A. Pinto), sob supervisão do Mestre Sabiá (Aírton Domingues) em diversos locais da cidade. São aulas no Centro Comunitário da Igreja Nossa Senhora Aparecida, PSF Santa Rosália, PSF São Sebastião, UEMG (UNABEM) e no SESC.
A Capoterapia é uma terapia alternativa, onde se utiliza de elementos da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de praticar atividades físicas e culturais, respeitando a condição e característica individuais de cada praticante. As aulas são acompanhadas de músicas, palmas, movimentos ritmados e culturais, onde o professor junto com os alunos criam um ambiente descontraído e motivador numa atmosfera lúdica.
A Capoterapia traz como beneficio a potencialização dos parâmetros culturais, físicos e mentais, assim desenvolver um melhor enriquecimento cultural, condicionamento físico, habilidades motoras, noção de tempo e espaço, trabalho em grupo e melhora da autoestima. Além de trazer melhoras para o sistema cardiovascular e respiratório.
Benefícios estes que colabora com o sistema público de saúde, diminuindo as filas nos hospitais, postos de saúde, consumo de medicamentos, porque os idosos passam a ter mais qualidade de vida.
O professor Edy nos relatou que “ser um professor de Capoterapia é aprender um novo estilo de vida, com grandes deveres e proporcionar aos seus alunos novos conhecimentos. A capoterapia lhe deu uma oportunidade de trazer algo novo aos nossos idosos.”
No final de novembro deste ano, o professor Edy e o mestre Sabia estiveram na IBC (Instituto Brasileiro de Capoterapia) no estado de São Paulo, fazendo um curso de aprimoramento em Capoterapia e voltaram com muitas novidades e novos conhecimentos, sendo os únicos profissionais habilitados a fazer esse trabalho em nossa cidade.
Para 2020 ambos profissionais levarão a Capoterapia para novos locais da cidade, com muitas novidades e técnicas diferenciadas, assim será possível beneficiar um maior número de idosos.


Nenhum comentário: