quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Confraternização com a Companhia de Folia de Reis foi realizada no campo de malha do Aeroporto

Poços de Caldas, MG - No último domingo (15), o campo de malha do aeroporto recebeu a Companhia de Folia de Reis do Sr. Joaquim Cândido Silva. O evento contou com diversas atrações com desfile de carro de boi e encontro de cavaleiros.
 “Este evento acontece todo final de ano e é uma tradição que vem de família, começando por nossos avós, depois os pais e nós temos com missão manter esta tradição muito bonita”, disse Antônio Eduardo, organizador do evento. “Outro objetivo deste encontro é para a gente agradecer tudo que aconteceu durante o ano, agradecer a Deus pelas conquistas e também pelas dificuldades do dia a dia. Desejamos ainda que o próximo ano seja melhor para todos. Um agradecimento muito especial que fazemos ao Divino Espírito Santo”, disse Antônio Eduardo.  Após a apresentação dos grupos foi servido um almoço especial aos presentes.

Folia de Reis
De origem portuguesa, a Folia de Reis é uma Festa católica ligada à comemoração do Natal, comemorada desde o século XIX. Segundo a lenda, quando Jesus nasceu, três reis magos foram visitá-lo, levando presentes.
Essa data, fixada em 6 de janeiro, passou a ter grande importância em países de origem latina. Em alguns lugares esta comemoração se tornou mais importante até que o próprio Natal. Em Muqui, no Espírito Santo, por exemplo, acontece desde 1950 o maior encontro nacional de folia de reis, reunindo cerca de 90 grupos de foliões do de regiões como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Festa de Reis no Brasil
No Brasil, principalmente no interior, acontecem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.

De porta em porta
O embaixador da companhia é responsável pela organização geral e pela bandeira. É ele quem cria, como um repentista, os versos principais, de acordo com a profecia, ou seja, de acordo com as passagens da viagem dos três reis magos até Belém, a história de Maria e São José e o nascimento do menino Jesus. As companhias vão de porta em porta durante os seis dias de festa. Segundo a tradição, os versos só podem ser cantados na casa da pessoa, que deve ter uma imagem do menino Jesus na manjedoura ou um presépio.
Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (representando a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer alguma comida a seus integrantes, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.

Nenhum comentário: