sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

EXEMPLO DE VIDA AOS 77 ANOS - Vitor Camilo está pronto para mais uma participação na Corrida de São Silvestre

PAULO VITOR DE CAMPOS

pvcampos@gmail.com



Poços de Caldas, MG – Esbanjando vitalidade e uma disposição de dar inveja para muitos jovens, Vitor Camilo da Silva, 77 anos, vai disputar na próxima terça-feira sua vigésima sexta São Silvestre. Nascido em 29 de maio de 1942, o atleta é um daqueles fenômenos que o esporte proporciona. “Tenho o maior prazer em participar desta corrida por ela ser a última do ano e é uma prova que adoro fazer parte”, disse o corredor de Poços de Caldas, que faz parte da equipe Corpus – Corredores Unidos.

Os treinos

A rotina de treinos de Vitor Camilo é diária com percursos de aproximadamente 10 quilômetros. Morador do bairro Campos Elíseos, ele realiza exercícios nos aparelhos do bairro e usa a pista de atletismo, também da comunidade, para a preparação. “Às vezes me arrisco a ir até o parque municipal numa distância de 10 a 12 quilômetros e outras vezes vou em direção à serra do selado”, conta o veterano atleta que não tem ajuda de nenhum treinador. “Faço os treinos sozinho ou acompanhado muitas vezes por alguns amigos, mas sem nenhum profissional junto”, disse. Nos dias de maior empolgação Camilo se aventura a correr até Laranjeiras de Caldas. “Sinto-me muito bem e correr é minha vida. Não tenho medo de distância e vou ficar doente é se tiver que parar de correr por qualquer motivo que seja”, conta.

Saúde

Vitor Camilo não se descuida da saúde e realiza exames completos anualmente. “Tive alguns problemas de saúde este ano, mas agora estou 100% bem. Realizei exames de esteira, coração, enfim, de tudo e estou liberado para o esporte”, conta ele. Ele conta que o peso da idade é naturalmente sentido no desempenho das edições da corrida. Ele lembra que quando participou do evento pela primeira vez conseguiu o tempo de 1h11 e agora o tempo é de quase duas horas. Camilo se orgulha de ser o poços-caldense com maior participação na Corrida de São Silvestre. “Apenas o Mauro Stivanin está perto de mim. Enquanto estou indo para minha vigésima sexta ele já correu 25. Quando eu não for ele vai igualar minha marca”, disse Camilo, soltando um riso contagiante de quem é lição de amor à vida. Ele faz parte da equipe Corpus há oito anos. A equipe conta com aproximadamente oitenta atletas e é uma das principais da cidade.

Volta ao Cristo e homenagem

Vitor Camilo corre a São Silvestre na próxima terça-feira já pensando na Volta ao Cristo. A competição mais tradicional do atletismo de Poços de Caldas acontece no final de janeiro e Camilo é um recordista de participação. “Já fiz minha inscrição e estou muito animado com mais uma Volta ao Cristo. Quando retornar de São Paulo vou descansar um pouco e logo seguir os treinos para a corrida em Poços”, falou o atleta, que este ano recebeu uma homenagem especial na Câmara Municipal. “Fiquei muito feliz pela lembrança de nossos vereadores e poder representar o atletismo de Poços de Caldas. Uma homenagem que certamente marca minha vida”, falou Camilo.

Início aos 40
A vida começa aos 40. Para Vitor Camilo, pelo menos no esporte, isto é uma grande verdade. Em 1984, quando tinha 42 anos, viu que precisava ganhar qualidade de vida. Foi aí que começou o amor pelas corridas de rua. “Eu sempre gostei de esporte, jogava futebol com amigos, andava muito de bicicleta, mas nada muito sério. Em 1984 meu filho começou a correr e eu fui junto e nunca mais parei”, conta ele. Nascido em Divisa Nova e criado em São Paulo, ele mora em Poços de Caldas desde 2000.



São Silvestre
O corredor conta que a São Silvestre é especial em sua vida. A primeira prova que ele participou foi em 1991. Ele lembra que naquela época não havia premiação de medalhas e nem camiseta aos participantes. Sua primeira medalha de participação na corrida foi em 1994, de lá para cá ele sempre conseguiu trazer uma medalha para casa. Orgulhoso, ele mostra reportagens realizadas pelo extinto jornal Gazeta Esportiva com seu nome publicado nos resultados.


Principais competições
Além da São Silvestre, Vitor Camilo tem um vasto currículo que conta com provas como Volta ao Cristo, com cerca de 12 participações. “São cerca de 210 corridas que já participei, com destaque para a São Silvestre, Volta ao Cristo, Corrida dos Chocolates Garoto”, conta ele, destacando ainda a participação na Meia Maratona de Portugal, realizada em 2009. “Nesta prova fiz um ótimo tempo. Quero deixar aqui um Feliz Ano Novo a todos e dizer que a vida é feita de muitas alternativas e o esporte é uma das melhores que escolhi”, finalizou Camilo.

Nenhum comentário: