domingo, 3 de agosto de 2014

Poços de Caldas tem grandes jogos no primeiro dia do Brasileiro

Poços de Caldas, MG - Subiu a bola neste sábado (dia 2) para a primeira rodada do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino e Masculino da 1ª Divisão, que está sendo realizado em Poços de Caldas. Na quadra do ginásio da ADC Alcoa, palco principal dos confrontos, foram realizadas oito partidas em sua maioria disputadas ponto a ponto. O duelo mais emocionante do dia veio com a vitória eletrizante do Rio de Janeiro sobre o Espírito Santo por 68 a 60 (34 a 25 no primeiro tempo).
O capitão da seleção carioca, o angolano Márcio Guimarães ditou o ritmo da equipe nos últimos dois minutos que resultou na virada do placar e na vitória do time.
“No Brasileiro do ano passado, em Joinville (SC), fomos desclassificados e ficamos fora da final. Esse ano, viemos com um sentimento de superação e focados na mudança. Começamos bem a partida hoje contra o Espírito Santo, mas no segundo e no terceiro períodos, deixamos que eles encostassem e tomassem a dianteira da partida. Mas quando faltavam apenas dois minutos para acabar o jogo, tomamos uma bola de três pontos e ficamos cinco pontos atrás do placar. Logo lembrei da partida do ano passado e chamei o time pra conversar. Deu certo. Levantamos a cabeça e voltamos para o jogo, pois dois minutos do basquete é muita coisa. Viramos e conquistamos a vitória”, exclamou o armador.
Márcio viajou cerca de 6.362 Km da Angola, na África, para o Rio de Janeiro, onde vive com os pais e os dois irmãos. O jogador do Tijuca Tênis Clube (RJ) contou como deu seus primeiros passos com a bola laranja.
“Vim muito pequeno da Angola. Mas comecei a gostar de basquete aqui no Brasil, ainda muito criança, por influência de um tio que praticava basquete de rua. Quando vim para o Brasil ia para as quadras do Aterro do Flamengo, no Rio, quando vi já estava sendo convidado para jogar no Tijuca e estou lá até hoje. Moro no Rio com meus pais e meus dois irmãos, uma menina de sete anos e um menino de três. A minha irmã não curte muito basquete, mas meu irmãozinho já tá batendo a bola. Procuro sempre que dá tempo dar a bola de basquete para ele brincar. Acredito que ele possa me seguir nesse esporte”, disse Márcio.
Antes do embarque para Poços de Caldas, a delegação carioca acompanhou a estreia da Seleção Brasileira Masculina contra a Angola no Super Desafio BRA de Basquete no Maracanãzinho. Mas o que Márcio, que tenta a dupla cidadania, não esperava era que seu coração batesse mais fortes quando visse seus conterrâneos em quadra.
“Nossa fiquei muito feliz de ver a seleção do meu país em quadra. Não esperava isso. Estou tentando uma dupla cidadania para ficar aqui e quem sabe vestir a camisa da seleção brasileira. Assim como não desisti do jogo hoje não quero desistir disso. Vou tentar até conseguir. É um sonho para mim. Mas caso não consiga, quem sabe um dia não vou servir a seleção da Angola”, finalizou o armador africano.
O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino e Masculino da 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Mineira de Basketball e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Nenhum comentário: