domingo, 4 de janeiro de 2015

Mais experiente, Renato Rezende fala sobre a preparação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro

PAULO VITOR CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas,MG - O piloto da seleção brasileira de BMX, Renato Rezende, está em Poços de Caldas descansando e buscando energias para a temporada. Falta pouco mais de um ano para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro e Renato é nome certo na competição. Ele tentará a medalha inédita para o Brasil na modalidade. O Mantiqueira aproveitou a visita do ciclista na cidade para conversar sobre os planos para 2015 e as expectativas para as Olimpíadas.

Mantiqueira - Como você aproveitou este período em Poços depois de uma longa temporada nos Estados Unidos?
Renato Rezende - Foi muito bom poder estar com a família e amigos. Agora conto com a estrutura da Academia Olimpo, da qual faço parte junto com minha família, e estou muito feliz em ver esta academia linda. Ela me dá a possibilidade de treinar na minha casa em alta qualidade. Tenho em Poços de Caldas a mesma estrutura que tenho nos Estados Unidos para os treinos funcionais.

Mantiqueira - Você tem frequentado a pista do Parque Municipal.
Renato Rezende - Fiz algumas visitas no local e vi que está muito melhor e bem cuidada. A Secretaria de Esportes trabalhou bastante no local, atendeu todos os nossos pedidos e a pista agora oferece todas as condições para um bom treinamento. Claro que fora do Brasil tenho uma estrutura diferenciada com as pistas olímpicas de supercross, mas aqui as coisas estão bem melhores que há tempos atrás.

Mantiqueira - Como você tem visto os novos pilotos da cidade?
Renato Rezende - O nível técnico está crescendo muito. A cidade tem bons valores como o Bruno Cogo, Caique, Franklin, Luciano, meus irmãos, enfim, uma tradição que vai se mantendo e revelando nomes para o nosso esporte. Sou feliz em ajudar um pouco estes garotos com orientações e dicas. Acredito que Poços vai sempre se destacar no BMX. Esta semana meu técnico Daniel Jorge esteve na cidade e elogiou bastante os meninos do nosso BMX. Acompanhei a última etapa do Campeonato Paulista e todos os representantes de Poços de Caldas conseguiram bons desempenhos, isto é maravilhoso. Tudo se deve ao esforço da Terezinha Moreno, do Albert Mareca e todos que de alguma forma estão ajudando na pista. Vale ressaltar que a manutenção da pista é realizada pelos próprios pilotos.

Mantiqueira - Que avaliação você faz do seu ano de 2014?
Renato Rezende - Tive um ano quase perfeito. Fiz duas finais de Copa Mundo, fui campeão Sul-Americano, ganhei seis etapas de C1 - competições continentais - fiquei em segundo lugar no Campeonato Continental principal, ganhei o Campeonato Pan-Americano, fui campeão brasileiro pela 12ª vez. 2014 foi um ano muito bom mesmo ficando longe da minha família. A saudade bate forte, mas isto aumenta a vontade em vencer o fazer o melhor que puder nas competições. Tem dias que o treinamento é tão forte que ultrapasso meus limites, mas tudo vale muito a pena. O apoio da família ajuda muito e devo tudo o que consegui até hoje a eles.

Mantiqueira  Como será a temporada de 2015, faltando pouco mais de um ano para as Olimpíadas?
Renato Rezende - Vou treinar novamente dos Estados Unidos e na Europa. Fica mais fácil esta rotina de treinos com parceiros importantes como a Confederação Brasileira de Ciclismo, Ministério dos Esportes, Caixa Econômica Federal, Nissan, Chase Bicycles, NeoNutri, Oakley, Monreale. Tioga, Shimano e PróSports 1. Por estar em nono lugar no ranking mundial tenho benefícios como técnico do meu lado, fisioterapeuta, mecânico, enfim, uma equipe que ajuda muito e espero em 2016 chegar ao topo do ranking, além de brigar com chances reais por uma de medalha olímpica para o Brasil.

Mantiqueira - Você se considera mais preparado para os jogos do Rio de Janeiro em 2016?
Renato Rezende - Amadureci muito desde os jogos de Londres. Tudo que aconteceu lá foi um grande aprendizado que me deu uma experiência muito boa para o próximo ano. Estou muito confiante para o Rio 2016, pois quero chegar pronto para o que der e vier. Se for da vontade de Deus ganhar uma medalha, ela será muito abençoada, porém, quero chegar e fazer minha parte. Vou estar forte e fazer o possível para não cometer erros. Não vou me colocar uma pressão desnecessária e vou tentar me divertir nos jogos. Andar de bike, disputar provas de BMX é o que faço quase todos os dias, por isto sei que posso trazer alegrias para o povo brasileiro. Quero muito isto, mas de forma natural, sem atropelos. O Brasil é carente de ídolos e fiquei muito feliz com a conquista do Mundial de Surfe pelo Medina. É um cara humilde, jovem e que vai inspirar um grande números de atletas de várias modalidades. Ele deve servir de exemplo para todos os jovens como eu, que lutam por um lugar ao sol.

Mantiqueira - Quais as dificuldades para ser um atleta de ponta?
Renato Rezende - É preciso muita responsabilidade e deixar de lado coisas que são normais para qualquer jovem.  Baladas, festas e bebidas são coisas que não fazem parte da minha vida há muito tempo. Passei as festas de final de ano sem abusos, treinando muito e não perdendo o foco em meus objetivos. Quero chegar ao Rio preparado e merecendo bons resultados, porém, para isto e preciso fazer minha parte. Quero finalizar agradecendo toda a população de Poços. Hoje saio nas ruas e sou reconhecido, querem fotos, conversar, e isto é sensacional. Comecei aqui e vejo que a cidade reconhece isto e fico muito feliz e grato por tudo. Espero orgulhar a todos com uma boa disputa nos Jogos do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: