domingo, 18 de janeiro de 2015

Mulheres fazem aulas de defesa pessoal na ‘Olimpo’

Poços de Caldas,MG - “...Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda... A canção de Erasmo Carlos retrata bem o que um grupo de mulheres de Poços de Caldas está colocando em prática. Nada de sexo frágil, o importante é se defender de  qualquer situação de perigo. Elas entraram para as aulas de defesa pessoal da Academia Olimpo e procuram aprender técnicas importantes.  “A violência do dia a dia está crescendo e infelizmente Poços de Caldas não está fora desta realidade. Precisamos saber nos defender para lidar com situações que possam acontecer eventualmente”, disse  Rafaela Rezende, que é uma das instrutoras da academia. “Em caso de violência como um estupro, por exemplo, a mulher bem treinada tem maiores chances de defesa”,disse Rafaela, que também coordena o projeto Tatame do Bem, em Muzambinho.

Em família

Juliana de Oliveira começou a treinar jiu-jitsu há dois anos. Ela não gostava da arte marcial, porém acabou incentivada pelo filho João Guilherme. Os dois treinam na academia e dizem que hoje o esporte já está incorporado na vida de ambos. “O João começou primeiro e acabou me incentivando. Além de uma atividade física importante o esporte como defesa pessoal dá uma grande segurança e também ajuda na auto estima. Me sinto mais jovem e mais preparada para o dia a dia”, disse Juliana. Segundo João Guilherme, ter a mãe treinando lado a lado é um diferencial que nenhum outro atleta tem. “O incentivo é diferente porque ela sabe bem como é estar dentro do tatame e isto é muito importante. Hoje ela sabe como é meu desempenho nos campeonatos e isto ajuda muito, sem contar que ela também vai para as competições e eu acabo servindo de incentivo para ela”, disse João, que tem 15 anos.
Paulão Rezende destacou o crescimento da modalidade entre as mulheres e o fato da filha Rafaela ser professora em importante instituição de Muzambinho.  “Defesa Pessoal são todas as técnicas de reação utilizadas para preservar a integridade física, emocional e principalmente a auto confiança em saber se defender. A melhor defesa pessoal tem como base a prevenção.
Existem diversas modalidades de artes marciais que dizem ensinar defesa pessoal, mas o que acontece é uma falsa sensação de estar segura, colocando em risco quem treina. Quem ensina tem como obrigação deixar bem claro que ninguém está aprendendo para atacar e sim para se defender e manter em dia seu condicionamento físico. Vem crescendo muito o público feminino nas artes marciais. Em 25 anos que dou aulas, sempre tive mulheres treinado, porém, com intuito de competir, mas hoje em dia o perfil da maioria que treina é a defesa pessoal. Tenho muito orgulho da minha filha ser faixa marrom e professora também no Instituto Federal em Muzambinho. A estrutura da Olimpo Academia é muito legal para quem quiser fazer uma aula experimental de Jiu Jitsu e Muay Thai, funcionamos de segunda a sexta das 7h as 23h”,disse Paulão Rezende.

Nenhum comentário: