sábado, 12 de agosto de 2017

Projeto quer transformar Poços em potência no remo

Poços de Caldas, MG - Com o grande objetivo de transformar Poços de Caldas numa cidade polo em se tratando de remo e canoagem, o Clube de Remo vive dias agitados. Várias iniciativas estão em andamento através de projetos. Encabeçando as atividades está Marcelo Corrêa Norberto, que sonha alto e tem grande planos para o esporte local, praticado principalmente na represa Bortolan. “Estamos com projetos na Fatesp, na área de inovação, em que vamos desenvolver um aplicativo para os remadores. Este aplicativo não existe hoje no Brasil e estamos na primeira fase. Depois vem a construção e finalmente a implantação. É muito importante este projeto porque vai ajudar nossos esportistas, além de sermos pioneiros neste trabalho”, disse Marcelo, que conta ter parceiros e investidores ajudando no projeto. Segundo ele, a iniciativa é de Poços de Caldas e irá beneficiar todos os brasileiros.

Escolas de canoagem

Outro projeto que vem sendo realizado pelo Clube de Remo, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), polo de Muzambinho, é a criação de escolas de canoagem em Poços de Caldas. Quando estiver concluído, Poços de Caldas será um centro de canoagem nacional. A parceria com o IFSuldeMinas trará barcos para as escolas da cidade, segundo Marcelo.

Cadeirantes

Outra iniciativa do Clube de Remo visa à integração do deficiente físico ao esporte. Ontem (12), pela primeira vez, um cadeirante de Poços de Caldas entrou na represa para praticar canoagem. O instrutor José Paulo Sabadini de Lima coordenou os trabalhos,  que contam com apoio da Alcoa. Sabadini trabalha com remo desde os anos 90 e na mesma década virou instrutor. Após alguns anos se especializou no esporte para deficientes. “Gostei muito de trabalhar com estas pessoas e comecei a desenvolver este trabalho que é muito gratificante”, disse ele, que já esteve em três olimpíadas e é um dos nomes mais requisitados nesta área. Coordenador da seleção brasileira, Sabadini conta que Poços de Caldas é uma cidade muito importante neste esporte. “Vim em 2010 ajudar o Marcelo a desenvolver o esporte em Poços de Caldas e Minas. Estamos tentando aos poucos alavancar o remo e vejo o trabalho feito aqui muito bom”, disse.

Alcoa

Rogério Horácio Ferreira, diretor de esportes da ADC Alcoa, é responsável pela adaptação em um barco para que um funcionário da empresa fosse o primeiro cadeirante a praticar o esporte em Poços. “Fiquei  feliz em ajudar a desenvolver este barco para que nosso funcionário tivesse esta oportunidade. O Marcelo é um precursor do esporte em Poços e estamos aqui para apoiar”, disse Rogério. O cadeirante de Poços que começou no projeto é Wilson Alves Ramos Filho, que  ficou deficiente após um acidente de moto. “O esporte vem para ajudar na recuperação da autoestima, bem-estar e agregar qualidade de vida”, finalizou Rogério.

Nenhum comentário: