sábado, 12 de agosto de 2017

Pais e filhos ligados pelo esporte

Poços de Caldas, MG - O Mantiqueira faz uma pequena homenagem a todos pais e filhos, principalmente para aqueles que encontram no esporte uma maneira de aumentar os laços afetivos. O esporte de Poços de Caldas conta com muitas histórias de pais e filhos que se destacam em várias modalidades, seja por disputa de medalhas e troféus, seja para manter a saúde em dia ou simplesmente para ficarem ainda mais unidos no dia a dia.

Zezito e Rodolfo

No futebol, o exemplo vem dos dois clubes profissionais da cidade. O técnico Zezito, da Caldense, e o zagueiro Rodolfo, do Vulcão. Rodolfo cresceu vendo o pai na vida do futebol, treinando um time aqui, outro ali e resolveu que queria o futebol também para sua vida. Os dois chegaram a trabalhar por alguns clubes juntos, mas Zezito faz questão de salientar que não influencia nas decisões do filho. “Sempre dei dicas, conselhos, mas as decisões são dele. Sou muito feliz pela profissão que escolheu e só tenho a desejar sucesso sempre”, fala Zezito. Rodolfo está disputando a segunda divisão de Minas pelo Vulcão. “Tenho sempre meu pai como um espelho para tudo na vida, tanto em casa como na minha carreira. Sou muito feliz e grato por tudo que ele me ensinou e ensina”, diz o zagueiro.


Da Caldense para a NBA

Outra bela história protagonizada em Poços de Caldas  entre pai e filho é de Raul Togni Filho e Raul Togni Neto. Ambos defenderam o basquete da Caldense e depois seguiram brilhando na carreira esportiva. Togni Filho foi destaque de vários clubes brasileiro, sendo uma dos maiores nomes do Minas Tênis Clube. Já Togni Neto foi além e hoje é uma das estrelas da NBA, principal liga de basquete do mundo. “Ver o Raulzinho jogando no principal campeonato de basquete do mundo, que é a NBA, é um sonho e sinceramente nunca imaginava que isto iria acontecer. Tudo aconteceu na vida dele por méritos próprios, muito sacrifício e dedicação. O Raulzinho sempre foi muito competente, muito focado, trabalhou muito duro a vida toda, tem o talento e a pré-disposição para jogador de basquete e por isto tudo está acontecendo na sua vida”, diz o pai.

A família Rezende

A família Rezende é um caso especial no esporte de Poços de Caldas. Tudo começou com o patriarca Paulão Rezende, hoje um dos principais mestres de jiu-jitsu. Depois vieram os filhos Renato, super-campeão de BMX, Eduardo, destaque no BMX, Leonardo, também um dos destaques no BMX, além das filhas Rafaela, professora de jiu-jitsu como o pai, e Paula, que pratica várias modalidades. “Sou um homem abençoado e muito feliz com a família que tenho. Graças a Deus consegui passar valores importantes da vida para meus filhos e todos seguiram o bom caminho o esporte e da vida”, fala Rezende.

Amor pelo judô

Elton Fiebig não é poços-caldense. Veio de uma escola importante do judô nacional, que é São Caetano do Sul. Lá treinou e competiu com nomes importantes do esporte, como Aurélio Miguel, Carlos Honorato, Tiago Camilo, entre outros. Numa visita a Poços de Caldas se encantou pela cidade, conheceu sua esposa e logo veio a filha Maria Eduarda. E não é que a menina também se encantou com o esporte e resolveu seguir os passos do pai? Eduarda hoje disputa competições importantes e vem se tornando uma das revelações do esporte de Poços de Caldas. “A Maria Eduarda acompanha meu trabalho desde muito pequena e ter ela ao meu lado hoje praticando o esporte é muito importante. É muito bom tanto pelo lado competitivo, mas também pela saúde, qualidade de vida. Ter a figura dela ao meu lado é motivo de orgulho e serve de incentivo para trazer mais crianças para o esporte. Hoje o sonho dela é chegar à faixa preta e eu espero que ela consiga seu objetivo e eu, da minha parte, vou sempre dar todo apoio que ela precisar”, diz Fiebig. “Sempre desejamos o melhor para nossos filhos e, no meu caso, como tenho muitos alunos, procuro incentivar a todos da mesma forma”, finaliza ele.

Muitos outros

Estendemos nossos parabéns a Gustavinho Saraiva (jiu-jitsu) e sua filha Carol, José  dos Reis (atletismo) e seu filho José Gabriel (ciclismo), Anderson Carvalho (judô) e seus filhos Gabriel e Jéssica e a outros tantos que aprenderam os caminhos do esporte e tiveram a felicidade de verem seus filhos seguindo os mesmos rumos. Feliz Dia dos Pais a todos.

Nenhum comentário: