sábado, 5 de agosto de 2017

Aldeia de Caldas sediará Jogos Indígenas

Caldas, MG - A aldeia Xucuru Kariri será sede, entre os dias 13 e 17 de setembro, da quinta edição dos Jogos Indígenas de Minas Gerais. Estarão competindo aproximadamente cerca de mil indígenas em modalidades como arco e flecha, cabo de guerra, atletismo, corrida de 100 metros, corrida com tora, futebol, futebol de cabeça, arremesso de lança, luta corporal, zarabatana e danças de agradecimento às divindades. Além dos jogos, o evento terá venda de diversos artesanatos feitos pelos índios.
“Convidamos a todos para comparecerem e prestigiarem o evento, além de ter contato com toda a cordialidade e simpatia do povo indígena. Quem sempre teve o desejo de conhecer outras culturas será uma grande oportunidade”, disse o cacique Jal.
As atividades terão duração de cinco dias. “Tragam suas câmeras pois vale a pena registrar todos os momentos destes jogos, um dos maiores eventos esportivos já realizados no sul de Minas”, finalizou o cacique.

História

Os Xucurus Kariris são um grupo indígena oriundo do município brasileiro de Palmeira dos Índios, no Estado de Alagoas, e provêm da união de duas etnias distintas, Xucuru e Kariri. Em Alagoas, habitam as Áreas Indígenas Mata da Cafurna, Xucuru-Kariri e Fazenda Canto, e às margens do lago formado pela Barragem de Moxotó, no município de Glória, na Bahia (Área Indígena Quixabá).
Em 2001, o órgão indigenista oficial, na tentativa de assentar definitivamente o grupo, destinou uma fazenda no município de Caldas, distante 20 km de Poços de Caldas, sul de Minas, para permanência do grupo. Essa fazenda possui 101 hectares e é de posse da União Federal. Membros do grupo ainda permanecem na Bahia. O cacique negocia com a Funai a ida deles para Minas. Eles sempre estão participando ativamente do movimento indígena e dos encontros relativos à questão indígena em nível estadual e nacional.

Nenhum comentário: