terça-feira, 8 de agosto de 2017

Equipe paralímpica de Poços de Caldas brilha nos Jogos Escolares de Minas

Poços de Caldas, MG - Terminou, no último sábado, a participação da equipe paralímpica de Poços de Caldas nos Jogos Escolares (Jemg/2017). Os atletas fizeram bonito no evento e conquistaram várias medalhas. A equipe paralímpica de Poços de Caldas contou com as instituições Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas (AADV), Associação aos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) e Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), juntas através do maior desenvolvimento paralímpico de Poços de Caldas, projeto Superar Limites no Paradesportivo.

Os jogos foram realizados em Uberaba e a delegação de Poços contou com 12 atletas. No atletismo, Eric (AACD) competiu pela classe f34 e conquistou duas medalhas de ouro. Ele foi o melhor no lançamento de pelota e lançamento de peso. Outro atleta de Poços que conquistou dois ouros foi João Guilherme (Adefip). Ele competiu na classe f34 e foi campeão no lançamento de peso e de dardo. “Fico muito feliz com o desempenho de nossos atletas em Uberaba. A cada ano conseguimos aumentar o número de participantes. A etapa estadual é a oportunidade que estes garotos têm para vivenciar o esporte. O objetivo principal não é ganhar medalhas, mas sim fomentar o esporte paralímpico e este é o objetivo do Projeto Superar Limites. Agradeço imensamente os atletas, pais, mães, professores pela grande dedicação”, disse Eraldo Sandi, técnico e coordenador do projeto.

Resultados
Nas piscinas Bruna Borges (AACD) fez uma competição impecável e conquistou três medalhas de ouro. Ela venceu as provas dos 50m livre, 100m livre e 100m costas. Bruna disputou a Classe s9. Isabel Maimone também dominou as piscinas. Competindo pela classe s10 ela trouxe quatro medalhas de ouro. Ela venceu os 50m livre, 100m livre, 100m costas e 100m borboleta.

Goalball
As equipes de goalball, representadas pela AADV, também foram muito bem nos Jogos Escolares. O time masculino ficou com a medalhas de prata e as meninas trouxeram o ouro para Poços de Caldas.

Jemg
Os Jogos Escolares de Minas Gerais são o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2005, 2004 e 2003) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2002, 2001 e 2000).
As modalidades disponíveis nos Jemg/2017 são atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, flag football, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, parabadminton, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.

Projeto Superar Limites
O Projeto Superar Limites no Paradesportivo conta com o patrocínio direto do grupo DME e incentivo institucional da prefeitura de Poços de Caldas, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09, Incentivado pela Unimed

Paralimpíadas Escolares
A edição 2017 das Paralimpíadas Escolares será realizada de 21 a 24 de novembro, em São Paulo. Serão dez modalidades em disputa (atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e vôlei sentado), e todas elas terão provas no CT Paralímpico, na Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista.
Mais de 1200 atletas de 12 a 17 anos são esperados para as Paralimpíadas Escolares deste ano. Todos os estados e o Distrito Federal podem inscrever delegações para o evento.

Depoimentos
“Os Jogos Escolares é a primeira oportunidade destes meninos para uma competição esportes e isto para eles é muito importante no desenvolvimento da autoestima, entre outros fatores importantes no comportamento. Consequentemente, as vitórias que ele trouxeram para Poços de Caldas acabam motivando ainda mais a continuidade deles no esporte”, disse Leonardo Rodrigues de Souza, técnico de atletismo da AACD e Adefip de Poços de Caldas.
“Achei os Jogos Escolares de Uberaba excelentes. Conhecemos muitas pessoas, fizemos amigos. Representar Poços de Caldas foi muito bom para nós e fico feliz em ter tido a chance de disputar os jogos e me sinto um vencedor. Tive a chance que muitos queriam ter e me sinto feliz por isto”, disse Victor Manuel, 14 anos, atleta da equipe de Goalball.
“Foi uma experiência única de se vivenciar, uma coisa maravilhosa que eu nunca pensei que pudesse acontecer em minha vida”. Isabel Maimone, nadadora.
“A importância destes jogos é poder provar que temos um lugar e uma atividade esportiva que podemos praticar com qualidade. Uma modalidade que nos sentimos bem em fazer, acho que isto é o mais importante quando se disputa uma competição como os Jogos Escolares. Estar em Uberaba foi muito legal, pois ainda conseguimos contatos com outras pessoas e este intercâmbio dá uma sensação muito boa”, Eric Rezende, atletismo.
“Foi a primeira vez que competi e ganhar a medalha de ouro foi muito importante para mim. Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar”, João Guilherme, atletismo.
“Ser campeão no goallbal foi muito importante para mim, pois representar Poços de Caldas, fazer amigos e ainda praticar um esporte que adoro fazer é maravilhoso”. Alícia de Paula, atleta do goaball.

Serviço:
Paralimpíadas Escolares 2017
Data: 21 a 24 de novembro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro
Vagas conquistadas para etapa nacional em SP:
Futebol de 7/3 atletas
Goalball/5 atletas
Natação/2 atletas
Atletismo/1atleta

Nenhum comentário: