terça-feira, 20 de novembro de 2018

AADV Poços comemora o acesso à primeira divisão do goalball brasileiro

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - A equipe de goalball da AADV/Poços de Caldas acaba de conquistar um feito histórico para o esporte da cidade. O time comandado pelo professor Eraldo Sandi dos Santos garantiu acesso à serie A do Brasileiro de Goalbal e em 2019 estará ao lado dos principais times do Brasil na modalidade. Além da AADV de Poços, outros, como a Acesa-SC, subiram após passarem pelas semifinais disputadas sábado (17), no CT Paralímpico, em São Paulo. No feminino, a Adevibel-MG e LMC-SP levaram a melhor sobre as concorrentes.
 Nas semifinais realizadas sábado à tarde, a AADV-PC-MG venceu partida suada contra a AWA-PE e garantiu a primeira das três vagas. Logo em seguida, foi a vez da Acesa-SC levar a melhor sobre o Athlon-SP ao vencer por 13 a 6.
No feminino, a Adevibel-MG venceu todos os jogos e chegou aos 12 pontos. Além do acesso à elite o time alviverde ficou com o título da competição. Ao lado das mineiras, a equipe do Lar das Moças Cegas também jogará na primeira divisão em 2019.
A corrida pelo acesso à primeira divisão da Copa Loterias Caixa de Goalball começou no último dia 16, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento aconteceu com a participação de 14 equipes de oito Estados mais o Distrito Federal.

A campanha

A AADV/Poços de Caldas fez parte do grupo B. O time não teve uma boa estreia e perdeu para o Athlon, de São José dos Campos,  pelo placar de 15x8. Na segunda rodada a equipe de Poços se reabilitou com uma grande vitória sobre Icemat, do Mato Grosso, por 17x7. Na terceira rodada a AADV Poços venceu a Adevibel, de Belo Horizonte, por 8x2, garantindo vaga na semifinal. Em jogo muito disputado a AADV acabou derrotando a AWA, de Pernambuco, por 3x2. Na decisão contra o time da Acesa, de Santa Catarina, os meninos de Poços de Caldas acabaram perdendo por 7x3, resultado que não tirou o brilho de um feito que marca história no esporte paralímpico de Poços. 
O técnico Eraldo Sandi dos Santos destaca a importância da participação e agora começa a projetar o trabalho para disputar a elite em 2019. “Foi uma trajetória importante nesta série B. Estou muito feliz com tudo que aconteceu e perdemos a final por detalhes pequenos, como alguns erros defensivos, mas que não tirou o brilho de nossa campanha. Nossos meninos tiveram uma brilhante atuação e este acesso para a série A é importantíssima para todos nós. Agora é voltar para casa e fazer um trabalho visando 2019. Por enquanto, neste final de 2018 e comemorar muito e festejar muito pois todos estão de parabéns”, falou o professor Eraldo.
A equipe da AADC Poços de Caldas foi composta pelos atletas Márcio Augusto Mariano, Marcos Antônio, Fernando Brito Narciso, Jailson Benedito e Lucas Júnior dos Reis. Técnico Eraldo Sandi e preparador físico Leonardo Souza.

Depoimentos

“Foi bem gratificante integrar a equipe de Poços de Caldas. Senti uma energia muito positiva no time todo. Sou um pouco mais velho que o restante do time, mas eles me aceitaram muito bem e foi um período de uma convivência muito bacana e harmoniosa. Foram jogos muito bons, treinamos muito e o resultado foi alcançado. Cada um fez sua parte e conseguimos alcançar o objetivo que era o acesso para a elite”, disse Marcos Antônio do Espírito Santo.

“Foi um trabalho árduo durante todo o ano com disputas preparatória de várias competições e com isto chegamos neste campeonato em nossas melhores competições. Demos o melhor para conquistar a vaga que tanto queríamos e agora é continuar o trabalho para continuar na série A. Vamos buscar manter o foco no próximo ano para seguirmos crescendo a cada competição”, disse Márcio Augusto Mariano.

“Os meninos souberam agarrar com unhas e dentes a oportunidade e esta conquista vem para coroar todo um trabalho e dedicação de todos. Foram horas e horas de dedicação dentro e fora das quadras com trabalho de academia, trabalhos físicos e tudo foi muito bem aproveitado por todos. Agora é chegarmos mais fortes na série A e competirmos de igual com todos”, disse o preparador físico Leonardo Souza.

“A experiência de poder integrar a equipe é muito boa. Disputamos a série B com equipes de bom nível e agora é nos prepararmos para subir de patamar, enfrentar maiores dificuldades que virão com a classificação para a série A. Agora é trabalhar muito forte pois no ano que vem promete ser ainda mais emocionante”, falou Lucas Júnior dos Reis.

“Foi uma competição muito bacana e muito gratificante estar próximo aos meninos e poder colaborar com eles durante a competição. Foi uma conquista muito grande tanto para a AADV quanto para a cidade de Poços de Caldas. A fisioterapia vem para colaborar aos atletas ajudando-os nas recuperações de lesões e dores que podem surgir durante os jogos. Tudo foi um grande sucesso, as intervenções foram todas realizadas e ajudaram muito durante os jogos. Este resultado mostra o quanto foi bacana o trabalho de todas as pessoas envolvidas com esta equipe que chega ao lugar que merece. Que venha a série A, pois vamos com tudo”, disse Alan Luiz Pereira, fisioterapeuta da equipe.

“A importância da série B foi muito grande. Todos os professores fizeram um trabalho muito bom com a gente e o resultado coroou todo o trabalho realizado ao longo do ano. Todos estão de parabéns pelo feito”, falou Jailson Benedito

(Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais)

Nenhum comentário: