quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Gustavinho Saraiva: “Jiu-jitsu vai me acompanhar até o fim da vida”

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampo@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Vivendo excelente fase e com vários convites para lutar no Brasil e exterior, Gustavinho Saraiva vem se destacando como um dos principais atletas de jiu-jitsu da atualidade. Ainda ontem ele teve a notícia de que havia subido nos rankings nacional e mundial. Ele é o quarto colocado no ranking da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, na qual aparecem cerca de 700 atletas e 24ª na International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), entidade que regulamenta a prática da modalidade e tem o nome de mais de 1.600 lutadores. Agora ele se prepara para lutar pela primeira vez nos Estados Unidos. Confira entrevista de Gustavinho ao Mantiqueira.

Mantiqueira - Como você vê seus últimos resultados e a projeção que vem conseguindo, tendo uma luta transmitida ao vivo para todo o Brasil pelo canal Combate?
Gustavinho Saraiva - Esta luta transmitida pela tv foi pelo Gracie Pro, organizada pela família Gracie. Ano passado eu ganhei a categoria absoluto e isto me deu o direito de fazer esta luta especial neste ano. O combate aconteceu dia 30 de setembro quando enfrentei um lutador da Ryan Gracie, vinte quilos mais pesado que eu e graças a Deus deu tudo certo e consegui finalizar em um minuto e dez. Foi o evento muito grande em que eu era o único atleta do interior integrando o card de super luta e fiquei muito honrado. Tinha atletas do UFC, outros bastante renomados no jiu-jitsu e estar ali junto com este pessoal foi um grande privilégio.

Mantiqueira - E como foi sua participação no Rio Pro?
Gustavinho Saraiva - Um campeonato muito importante valendo pontos para o ranking e tive a felicidade de sair vencedor do tatame na minha categoria peso pesado e no absoluto.

Mantiqueira - Como explicar esta grande fase que você atravessa?
Gustavinho - Muito treino e dedicação. Este ano não perdi nenhuma luta no absoluto, fui campeão nos últimos campeonatos e isto é um grande feito. Apareci em quarto no ranking brasileiro e vigésimo quarto no mundo e isto é muito bom para minha carreira. Este resultado no ranking consegui em apenas quatro campeonatos, já que ano passado eu lutava no adulto e este ano resolvi lutar na minha categoria que é o master 2.

Mantiqueira - O que este ranking pode trazer de benefícios?
Gustavinho Saraiva - Em termos de visibilidade é muito bom e serve como uma motivação extra para buscar novas metas, tentar chegar na pontuação daquele atleta que está na nossa frente, enfim, tentar melhorar o nosso trabalho nos treinamentos para buscar melhorar este ranking.

Mantiqueira - Você agora se prepara para seu primeiro desafio nos Estados Unidos Como está a expectativa?
Gustavinho Saraiva - Vou disputar o Campeonato Mundial Sem Quimono dias 14, 15 e 16 de dezembro em Long Beach, Califórnia. Será a minha primeira vez nos Estados Unidos e estou muito motivado para este desafio. Estou intensificando os treinos sem quimono e acredito que estarei bem nestas sete semanas que antecedem o campeonato. Espero chegar muito nem para a disputa deste campeonato.

Mantiqueira - Muda muito as características ao lutar sem quimono?
Gustavinho Saraiva - Muda pouca coisa. Sem quimono não se pode fazer a pegada e com isto exige um pouco mais de força e de velocidade. O jogo com quimono é mais técnico, mas são duas modalidades bastante parecidas.

Mantiqueira - Como você está na parte de apoio?
Gustavinho Saraiva - Tenho apoio de alguns empresários da cidade e alguns amigos que ajudam de uma maneira muito especial. Alguns auxiliam na parte financeira e outros na parte de permuta. São parceiros que ajudam muito na minha caminhada. Nunca tive apoio do poder público, mas buscando aqui e ali e sempre conseguimos algum tipo de ajuda. Tenho como parceiros a Vital Construtora, Camilo Contabilidade, FabriTech, Daniel Queiroga Osteopatia, Crossfit Thribo, Sorveteria Doce de Sorvete, Big Bulls Suplementos, Pixel Diagnóstico, Total Consultoria e Thaynã Loiola Fisioterapia e Pilates.

Mantiqueira - Como será custeada sua viagem aos Estados Unidos?
Gustavinho Saraiva - Além dos apoiadores que falei estou realizando uma vaquinha online, farei rifa de quimono e de suplementos para buscar a realização desta viagem. Até agora não comprei passagens e estou tentando juntar daqui e ali para ver se consigo a realização desta viagem.

Mantiqueira - Aos 37 anos, como você resume sua carreira no jiu-jitsu?
Gustavinho Saraiva - Estou prestes a completar 31 anos de jiu-jitsu e sou faixa preta há 16 anos. Meu desejo é mostrar a força desta arte marcial ao máximo de pessoas possível. Entrei no jiu-jitsu a convite de um amigo, meu ídolo no jiu-jitsu, que é o Renatão, que até hoje treina comigo. Entrei despretensioso, mas logo de cara gostei muito e resolvi dedicar minha vida para este esporte. Sempre fui competitivo, desde a época em que jogava futebol e por isto me intensifiquei nas disputas de campeonato. No começo entrava nos campeonatos apenas buscando a conquista de uma medalha e hoje em dia a motivação que tenho é de melhorar sempre mais. Nos campeonatos busco colocar em prática tudo o que treinei e mostrar tudo que aprendi ao longo de minha jornada. Este ciclo de treinar mais e competir é onde consigo mais conhecimentos para meus alunos. Quero seguir esta rotina até quando tiver saúde. Acredito que o dia que não tiver mais condições para disputar campeonatos vou continuar treinando sempre pois o jiu-jitsu para mim é um caminho para a vida. Muitos pensam que estão entrando em uma luta, mas na verdade é um caminho que acompanha para todo o sempre.

Nenhum comentário: