quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Técnico da Caldense faz avaliação dos primeiros dias de trabalho

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Esta semana, o técnico Ito Roque completou 15 dias comandando a pré-temporada da Caldense. Ontem, ele conversou com o Mantiqueira e avaliou como bastante positivo este período inicial. Roque acredita que com o início dos jogos-treinos terá condições de realizar os ajustes ideais para o time fazer um bom campeonato.

Mantiqueira -  Que avaliação você faz destes primeiros dias de pré-temporada?
Ito Roque - Já ficou notável que temos um grupo bem comprometido com o trabalho. Pré-temporada sempre é difícil, é a parte mais dolorida, por ser um início de trabalho e é o momento em que todo mundo busca uma luz para fazer parte da equipe principal. Estou muito contente com a dedicação de todos neste começo de trabalho. Na próxima semana vamos começar a ministrar trabalhos mais abertos, como movimentação tática, logo começam os amistosos e com isto vamos ganhando a cara que precisamos para disputar o campeonato. Pretendemos realizar quatro amistosos - o time já tem três agendados - e acredito que nestes jogos vamos conseguir definir toda a equipe ou pelo menos uns 70% para que a gente possa dar um entrosamento bom para iniciarmos o campeonato de maneira competitiva.

Mantiqueira - Quantos nomes ainda devem chegar para completar o elenco?
Ito Roque - Pedi mais um atacante de velocidade, mais um meia atacante e a diretoria está se esforçando para buscar estes nomes. Temos procurado jogadores que estão atuando em campeonato de nível bom, como séries B ou C de Brasileiro. Nossa meta é trazer jogadores competitivos, mas às vezes esbarramos em situações de jogadores que primeiro esperam propostas de clubes que possuem calendário para a série B e assim fazer contrato de um ano e esta é nossa maior dificuldade de um ano, mas estamos tentando encaminhar situações com atletas deste nível.

Mantiqueira - Como você tem trabalhado com os jogadores em relação aos jogos do Campeonato Mineiro? Este trabalho está sendo feito em cima da tabela que o time terá pela frente?
Ito Roque - O Campeonato Mineiro é uma competição muito difícil, um dos mais bem disputados do Brasil e também muito complicado de se jogar devido ao curto espaço de tempo. Em 2019 as dificuldades serão maiores por jogarmos uma partida a menos dentro de nossa casa, vamos começar jogando contra uma equipe grande e vamos encerrar a primeira fase diante de outra equipe grande, mas a tabela está aí e tem que ser cumprida. Estamos trabalhando em cima desta tabela realizando todo o planejamento, como viagens, logística, repouso após as partidas para que o atleta chegue no próximo compromisso recuperado. Tudo está dentro do planejamento. Inclusive marcamos o último amistoso com uma equipe que pudesse equiparar com o time grande que vamos começar o campeonato, que é o América. Para este amistoso vamos enfrentar o Red Bull, time forte da elite do Campeonato Paulista, e o jogo acontecerá no mesmo horário que vamos enfrentar o América pelo campeonato Mineiro.

Mantiqueira - Você gosta de jogos às 11h?
Ito Roque - Tudo depende de adaptação e é o que vamos tentar fazer antes dos jogos do campeonato iniciarem. Esta adaptação leva em conta vários fatores, como alimentação, acordar mais cedo, entre outras coisas. Tudo isto está sendo bem pensado, planejado e colocado em prática nos amistosos. Eu, particularmente, e alguns jogadores que fazem parte do nosso elenco e já jogaram em São Paulo, estamos mais adaptados. Lá se joga muito entre 10h e 11h e por isto acredito que não teremos problemas com este fator.

Nenhum comentário: