segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Tabela da FMF prejudica Caldense com longas viagens e jogos complicados em casa

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Renan Muniz
A.A.Caldense

Poços de Caldas, MG - Se após a divulgação da tabela do Campeonato Mineiro de 2019 a diretoria da Caldense decidisse por não disputar a competição, não seria nenhum absurdo, haja visto o tamanho do prejuízo que o time terá para cumprir o que foi estipulado ontem na sede da entidade que comanda o futebol mineiro. A Caldense jogará na cidade apenas cinco vezes, sendo que dois destes jogos serão contra times da capital. Abre o campeonato dia 20 de janeiro contra o América e dia 10 de fevereiro recebe o Atlético Mineiro.
O Mantiqueira conversou com o atual presidente da Caldense Antônio Bento Gonçalves e o presidente eleito Rovilson Jesus Ribeiro. Ambos não gostaram da maneira da elaboração da tabela e acreditam que o time da Caldense foi bastante prejudicado. “A tabela está aí e vamos disputar o campeonato de qualquer maneira, mas não gostamos do que foi apresentado, com muitas viagens longas e desgastantes. Lamentável, mas vamos colocar o time em campo”, disse Bento Gonçalves.

Volta ao Cristo

Outro problema com a tabela divulgada ontem é o jogo entre Caldense e Patrocinense, marcado para dia 27 de janeiro em Poços de Caldas. Nesta data vai acontecer a Volta ao Cristo, tradicional prova da Secretaria Municipal de Esportes, que recebe corredores de todo o Brasil. O evento está marcado para o mesmo dia 27, no mesmo horário do jogo da Veterana. A diretoria da Caldense disse que havia pedido para a Federação Mineira não marcar nenhuma partida em Poços para este dia, mas não foi o que aconteceu. Bento Gonçalves disse que vai tentar junto à entidade a mudança deste jogo para outro dia ou outro horário. Se não for atendido o problema passará para a Secretaria de Esportes, que terá que buscar outra data para a competição pedestre.

Viagens

A equipe alviverde irá percorrer aproximadamente 5.760 km ao longo da primeira fase da competição, considerando ida e volta. No Estadual de 2017 o Verdão se deslocou 8.048 km e no de 2018, 4.220 km.

A trajetória de viagens da Veterana irá começar na 2ª rodada, quando a equipe enfrenta a URT. Serão 578 km até Patos de Minas, 1.176 contando a volta. Pela 4ª rodada o time roda 596 km até Divinópolis para jogar contra o Guarani. Logo em seguida deve ir direto para Juiz de Fora medir forças com o Tupi, são mais 342 km e outros 446 para retornar a Poços.

Posteriormente, já pela 8ª rodada, a delegação segue para sua rota mais longa, Tombos, a 660 km de distância. Duas semanas depois, pela 9ª rodada, o adversário da vez é o Villa Nova, em Nova Lima, são mais 482 km na conta. Enfim, na última rodada, outros 468 km até Belo Horizonte para encerrar a participação na primeira fase contra o Cruzeiro. Nessas três últimas partidas, as quilometragens devem ser multiplicadas por dois devido ao retorno a Poços de Caldas. Sendo assim, o percurso total da Caldense chega a 5.760 km.

A comissão técnica alviverde avaliou a sequência de jogos do time. “Não podemos escolher adversário. Se a sequência de jogos e de viagens é complicada para a gente, também é para eles. Pois os outros times também sabem que a Caldense é forte. Dizer que a tabela foi boa ou ruim é subjetivo, quem faz a tabela ficar boa são os clubes com o rendimento em campo. Temos que focar no que queremos, que é fazer um campeonato digno e levar a Caldense a grandes conquistas”, comentou o auxiliar técnico Valteir.

Jogos às 11h

Nesta temporada as partidas com mando de campo da Caldense serão em um horário novo, sempre às 11h da manhã, aos domingos. A intenção é atender uma antiga solicitação dos torcedores e tentar atrair um melhor público ao estádio. “Vai ser uma experiência nova para alguns, mas muitos dos nossos atletas e membros da comissão técnica já estão acostumados com esse horário. A grande maioria do nosso plantel já trabalhou em outros lugares onde é comum acontecer jogos nesse horário. Além do mais, diariamente treinamos na parte da manhã. Temos certeza que teremos um excelente rendimento”, completou.

Sistema de disputa

Todos os clubes se enfrentam em turno único. Os oito melhores avançam para as quartas de final e os dois últimos são rebaixados. As quartas de final terão jogo único, com mando de campo da equipe melhor classificada. Empate leva a decisão para os pênaltis. As semifinais e a final terão jogos de ida e volta, sendo que o time melhor classificado decide em casa e joga por dois empates ou vitória/derrota pela mesma diferença de gols.

Nenhum comentário: