quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Caldense começa temporada 2019 e bola volta a rolar no Ninho dos Periquitos

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Já tem bola rolando no Centro de Treinamento Ninho dos Periquitos. O treinador Ito Roque comandou, na tarde de ontem, o primeiro treino técnico do novo time da Caldense, que se prepara para o Campeonato Mineiro. Pouco antes, a diretoria reuniu imprensa e torcedores nas dependências do Sest/Senat para falar do trabalho que se inicia. Também foram anunciados os jogadores e membros da comissão técnica. O Campeonato Mineiro de 2019 tem início dia 20 de janeiro e segue até 21 de abril. A tabela da competição será divulgada na próxima segunda-feira, às 10h30.

O campeonato manterá a fórmula de disputa de 2018. As equipes se enfrentam em turno único na primeira fase e os oito primeiros colocados passam às quartas de final, disputadas em jogo eliminatório na casa do time melhor classificado. Os vencedores passam às semifinais, que, assim como a final, acontecem no formato mata-mata.

Nas cabeças

O presidente eleito Rovilson Jesus Ribeiro fez um discurso bastante otimista em relação ao futuro da equipe. Para ele o time entrará no Campeonato Mineiro em igualdade de condições com todos os demais concorrentes e irá brigar pela parte de cima da tabela. “Demos carta branca para o treinador Ito Roque e o gerente de futebol Zezito na montagem do elenco e os jogadores que chegaram, juntamente com os remanescentes, são de grande qualidade e darão muitas alegrias ao nosso torcedor”, falou Rovilson. O dirigente disse que a fórmula de disputa do campeonato, a mesma do ano passado, agrada, mas lamentou o fato de que se classificar a Caldense não poderá mandar os jogos das fases finais em Poços. “Este item no regulamento acabou agradando a maioria e infelizmente nos atingiu. Mas se tivermos que jogar em outro estádio vamos com a mesma garra se o jogo fosse realizado no Ronaldão”, falou. Questionado sobre buscar ampliar a capacidade do estádio com arquibancadas móveis, Rovilson disse que é uma possibilidade, mas acredita que dificilmente elas seriam liberadas pelas autoridades competentes. “Já houve caso de insucesso neste sentido, mas estamos abertos a conversas e buscar soluções em todos os sentidos”, falou o presidente eleito.

Dois meses

O técnico Ito Roque falou sobre o tempo de pré-temporada, pouco mais de dois meses até o início do Campeonato Mineiro. “Vamos dividir os trabalhos, dar uma prioridade para o trabalho físico neste início com a parte técnica, depois os jogos-treino e acredito que será um bom tempo de preparação. Serão dias intensos de atividades no CT, mas tudo muito bem proveitoso e certamente a pré-temporada será bastante importante quando o campeonato começar. Sobre as pretensões do time no campeonato, Ito foi cauteloso. “Primeiro vamos focar estar entre os oito classificados, depois vamos sim pensar em algo maior”, disse o treinador.

 Força do elenco

O gerente de futebol Zezito destacou a qualidade do elenco montado e exaltou os atletas que continuaram com contrato com o clube. “Chegaram muitos jogadores, todos de muita qualidade, mas quero destacar a qualidade dos atletas que já estavam aqui e tiveram seus compromissos renovados. Mostram qualidade e por isto vão seguir conosco e vão ajudar muito a Caldense nesta nova caminhada”, falou Zezito.

Novo começo

Os atletas chegaram em Poços de Caldas ao longo da segunda-feira, dia 12. Alguns na parte da manhã, outros à tarde. O dia ficou reservado para alojamento e acomodação dos jogadores. Terça-feira todos passaram por uma avaliação corporal, fizeram uma atividade aeróbia e se reuniram com a diretoria alviverde para traçar os objetivos da temporada. Na quarta-feira de manhã o grupo fez um trabalho físico.

Na parte da tarde, aconteceu a coletiva de imprensa. O presidente eleito Rovilson Ribeiro e o vices eleitos Antônio Bento Gonçalves e Luís Fernando Soares conversaram com jornalistas. Assim como Zezito e Serginho Maracanã, responsáveis pelo futebol, além do técnico Ito Roque. Em seguida, o goleiro Omar e os zagueiros Robinho e Renato Silveira representaram os atletas e concederam entrevistas.

Posteriormente cada jogador foi apresentado para os repórteres, cinegrafistas e fotógrafos presentes. Logo após foi feita uma movimentação com bola. O volante Jean, emprestado ao RB Brasil, ainda tem compromissos com a equipe paulista e irá se apresentar à Veterana em breve. O preparador físico Jean Cova e o auxiliar técnico Valteir precisaram retornar às suas cidades de origem para resolver pendências pessoais e devem retornar ao clube nos próximos dias.

A Veterana conta atualmente com 23 atletas. São eles: Omar, Fernando, Lazarini, Tharsus, Davy, Rodolfo, Jean, Carlinhos (atacante), Carlinhos (lateral-direito), Judson, Edu Pina, Robinho, Renato Silveira, Salatiel, Felipe Baiano, Tiaguinho, Vítor Prada, Leleco, Renan Ribeiro, Édipo e Joel além dos jovens poços-caldenses Vinícius Fininho e Pablo. A diretoria pretende contratar ao menos mais duas peças.

A comissão técnica alviverde conta com Ito Roque (técnico), Valteir (auxiliar técnico), Jean Cova (preparador físico), Airton Trevisan (auxiliar preparação física), Maurício Aguiar (preparador de goleiros), Johnatan Alemão (analista de desempenho), Rondinele (analista de desempenho), Milton (massagista), Fernando (fisioterapeuta), Renan Muniz (assessor de comunicação e marketing), Carlinhos Roncari (mordomo) e Gabriel (auxiliar de mordomo). Luisão é o supervisor de futebol, Zezito o gerente de futebol e Serginho Maracanã o diretor de futebol.

(Com informações de Renan Muniz/Caldense)

Nenhum comentário: