sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Caldense passa a integrar projeto NBA de basque

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Renan Muniz
A.A.Caldense

Poços de Caldas, MG - “Estamos diante do maior acontecimento do esporte especializado da história da Caldense”. As palavras de Paulo Ney, responsável pelo departamento de marketing do clube poços-caldense expressam muito bem a importância do que estava acontecendo na tarde de ontem na sede da OAB. Ao lado do Clube de Regatas Flamengo e do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, a Caldense é uma das primeiras instituições no Brasil a contar com o projeto NBA Basketball School. O projeto vai licenciar 20 instituições (escolas, projetos sociais, clubes e academias) para realização de núcleos que promoverão escolinhas de basquete no Brasil. Com o objetivo de desenvolver a modalidade no país, o programa vai capacitar técnicos usando a mesma metodologia da NBA.

O clube passará a oferecer a consagrada metodologia norte-americana de treinos para jovens de 9 a 17 anos. Durante o evento, foram apresentados os uniformes que serão utilizados durante a temporada. Em seguida aconteceram duas palestras. A primeira delas com o ex-jogador de basquete e atual comentarista dos canais ESPN Brasil Eduardo Agra, que abordou temas como esporte, família e escola. A segunda palestra foi com o empresário e multiesportista Arthur Borelli, parceiro do projeto NBA, com o tema “Muito além da linha de chegada”.


Emoção


O evento teve pelo menos dois momentos de muita emoção. O primeiro foi quando o atual presidente da Caldense Antônio Bento Gonçalves recebeu a placa de confirmação do clube como integrante do projeto. Bento Gonçalves não conseguiu segurar a emoção e foi às lágrimas. Outro momento foi quando Raul Togni Filho lembrou o amor que tem pelo clube e pelo basquete e também acabou não se contendo e chorou.

O projeto

Com previsão de início para janeiro de 2019, o programa é destinado a jovens de 9 a 17 anos e faz parte dos projetos de investimento da liga americana no país. Além do Brasil, a NBA também implementou o Basketball School na Índia, Grécia e Turquia.

A NBA Basketball School é uma rede de desenvolvimento de basquete que oferece aulas para jovens ao redor do mundo. O programa é voltado para a evolução técnica e a promoção de valores como integridade, trabalho em equipe, respeito e determinação.

O intuito principal é ajudar jogadores, pais e treinadores a entenderem melhor a logística do basquete e suas possibilidades. A metodologia foi elaborada por treinadores e jogadores, que atuaram ou atuam pela NBA, com o apoio de especialistas.

A programação de atividades abrange o treinamento em quadra, força, condicionamento e a educação, com o objetivo de fortalecer a cultura do basquete, ensinar lições de vida e capacitar jovens para o sucesso dentro e fora das quatro linhas.

Os treinadores da Caldense irão trabalhar em conjunto com a equipe de Operações Internacionais de Basquete da NBA para implantarem no clube as técnicas de treinamento de elite do basquete americano.

A divisão dos jogadores não se baseia por idade, mas sim por habilidades. Os atletas avançam de nível conforme evoluem suas técnicas. Nos primeiros quatro níveis do currículo, os treinadores se concentram em ensinar aos alunos os fundamentos básicos do basquete e usam uma lista de verificação para acompanhamento.

À medida que sobem de nível, os jogadores são submetidos a uma dificuldade e intensidade maior de treinos. Depois de completarem os quatro primeiros, os atletas avançam para o nível de elite, que é focado na parte tática, insere conceitos competitivos, técnicas avançadas e jogadas complexas, normalmente utilizadas na categoria profissional.

“O Brasil é o segundo maior mercado internacional para a NBA, o primeiro é a China. A NBA fez uma lista de clubes com grande potencial e, pelo fato de possuir uma excelente estrutura e ter revelado o Raulzinho, a Veterana chamou a atenção dos americanos. Além disso, o Arthur Borelli, que trabalha na Think Sports, empresa responsável pela gestão da NBA no Brasil, tem parentes em Poços e apresentou um projeto para o nosso técnico Raul Togni”, comentou Júlio César de Freitas, diretor de basquete da Caldense.

“Ficamos empolgados com a possibilidade de colocar isso em prática e conversamos com a diretoria, que nos ajudou em todos os sentidos. Todos os atletas vão receber uniformes personalizados, a quadra irá exibir logos da NBA e os treinos serão reformulados. A Caldense será um dos primeiros clubes do país a se tornar um núcleo da NBA”, completou Freitas.

O clube

Para o presidente eleito Rovilson Jesus Ribeiro, a parceria internacional com a NBA é uma grande revolução para o esporte do clube e de Poços de Caldas. “Sem dúvida é uma grande conquista para o basquete e o esporte de Poços de Caldas e para a Caldense. A gente fica muito feliz porque neste período de mandato de dois anos o sr. Toninho conseguiu várias conquistas na parte social do clube e este evento de lançamento desta parceria com a NBA vem para coroar a sua administração. Fico muito honrado em ter participado, por ser um evento de uma grandeza imensa. Sermos parceiros do maior representante do basquete no mundo ficará marcado para sempre na nossa história”, falou o presidente eleito. “É um orgulho saber que entre 20 instituições brasileiras que terão esta parceria a Caldense foi o segundo clube anunciado. Esperamos uma parceria de muito sucesso e duradora”, finalizou Ribeiro.

Nenhum comentário: