sábado, 1 de dezembro de 2018

Atleta de Poços é campeã dos Jogos Escolares da Juventude - módulo II

Poços de Caldas, MG - A atleta poços-caldense Rafaela Cristine Maciel de Sousa conquistou mais um grande resultado para o esporte de Poços de Caldas. Ela foi campeã dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal-RS. Rafaela faz parte do Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo” aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09 que tem como incentivadores as empresas Climepe Total e Construtora Etapa; e apoio da DME Energética. Outro atleta de Poços de Caldas na competição foi Michael Rodrigo da Silva.
Rafaela competiu nas provas do arremesso do peso e de lançamento do disco. No arremesso do peso ela sagrou-se campeã e no lançamento do disco ficou em terceiro lugar. Com estes resultados a atleta de Poços de Caldas se despediu dos Jogos da Juventude, categoria (módulo II - alunos de 15 a 17 anos). Em cinco competições escolares disputadas por Rafaela entre os anos de 2016 a 2018, ela conseguiu quatro primeiros lugares e um terceiro lugar.  Em 2016 Rafaela foi campeã do heptatlo (composto pelas provas: 100m com barreiras, salto em altura, arremesso do peso, 200 metros rasos, salto em distância, lançamento do dardo e 800metros rasos), em 2017 ela foi campeã do arremesso do peso e lançamento do disco e em 2018 foi novamente campeã do arremesso do peso a terceiro lugar do lançamento do disco. Juntamente com os outros resultados que ela conseguiu no módulo I (12 a 14 anos), a aluna]/atleta passa a ser umas das maiores ganhadoras de medalhas na competição.
Michael Rodrigo da Silva também participou das a provas de arremesso do peso e lançamento do disco. Ele conseguiu melhorar a sua marca na prova do arremesso do peso ficando em décimo lugar. No lançamento do disco conseguiu um excelente resultado (46,01 metros), ficando em sexto lugar geral.
“Gostaríamos de agradecer a todos nossos parceiros esportivos como a Climepe Total, Construtora Etapa e Hotel Nacional Inn, nossos patrocinadores DME Participações e Escola de Idiomas Wizard, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e ao secretário de Esportes Wellington Guimarães. Estas parcerias com as empresas de Poços de Caldas e com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, nos ajuda a darmos melhores condições de treinamento e participação em competições para nossos alunos/atletas”, falou o professor Sidnei Carlos de Parólis.

Os jogos

Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005, os Jogos Escolares da Juventude reuniram pela primeira vez este ano as duas faixas etárias (12 a 14 e 15 a 17 anos) em uma etapa nacional. O evento levou esporte, educação e cidadania para cerca de 5 mil atletas/alunos de 2.157 escolas públicas e privadas de todos os estados do Brasil. Esta edição também contou com uma equipe japonesa e atletas que disputaram os Jogos Olímpicos da Juventude realizados no mês de outubro em Buenos Aires.
Os números dos Jogos Escolares da Juventude 2018 são grandiosos e podem ser comparados a uma edição de Jogos Pan-americanos. Além dos atletas e gestores das delegações, participaram ainda 464 árbitros, 220 voluntários, sendo 90 militares das três Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica –, técnicos e observadores de oito confederações esportivas. Uma delegação convidada do Japão, com 25 integrantes, também participou da competição, em um intercâmbio com as cidades asiáticas que receberão o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
Em Natal, o COB e as Confederações Brasileiras Olímpicas mais uma vez montaram uma base de monitoramento com a participação de treinadores ou coordenadores das categorias de base, e até mesmo das seleções adultas para a detecção de talentos para o esporte brasileiro. O objetivo do COB é avançar ainda mais e estabelecer um modelo sustentável para a detecção de talentos e desenvolvimento da base do esporte brasileiro.
Além da revelação de talentos para o esporte olímpico brasileiro, o objetivo dos Jogos Escolares da Juventude é contribuir para a inserção social e o fortalecimento da cidadania de todos os jovens participantes, criando oportunidades para os alunos/atletas conhecerem novas cidades e culturas”, disse o coordenador geral dos Jogos, André Mattos.



 

Nenhum comentário: