quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Projeto do Amanhã vai disputar mais uma edição da São Silvestrinha

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - No próximo sábado (22), meninos e meninas do Projeto do Amanhã disputam em São Paulo mais uma edição da corrida São Silvestrinha. Será a 25ª edição da competição que abre a programação da 94ª Corrida Internacional de São Silvestre.
A São Silvestrinha nasceu com o objetivo de incentivar a prática esportiva e ampliar a base do esporte, reunindo atletas de 6 a 17 anos, no masculino e feminino, em provas que variam de 50 a 800 metros. São 12 categorias em disputa, proporcionando diversão e prática esportiva para crianças e jovens de todas as idades. O evento acontece na pista de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, localizado na avenida Ibirapuera, em São Paulo.

Parceiros
Para conseguir ir ao evento neste sábado, a equipe de Poços de Caldas precisou buscar parceiros para custear a viagem dos integrantes, sendo 35 meninos e os professores. O grupo viaja na madrugada de sábado e compete no mesmo dia com representantes em todas as categorias. “Este ano foi muito difícil conseguir levar os meninos para a competição. A prefeitura, que nos ajuda muito, está atravessando uma crise financeira e com isto tivemos que ir atrás de parceiros. Foram muitas dificuldades enfrentadas durante o ano todo, mas graças a Deus apareceram alguns patrocinadores, anjos da guarda, e com isto conseguimos participar mais uma vez deste evento. Destaco o esforço da Miranel e da Joana que correram em busca de ajuda e com isto estamos conseguindo ir para mais uma São Silvestrinha”, falou Robson Alvarenga, que acredita em uma grande participação do Projeto do Amanhã na corrida. “Com certeza vamos trazer muitas medalhas para a cidade, já que estes meninos treinaram muito e estão motivados para participarem da corrida”, finalizou Robson. Alguns parceiros da equipe são a Climepe Total, Secretaria de Esportes, Auto Escola Unitran, entre outros. Os professores da equipe também realizaram algumas rifas para ajudar nas despesas da viagem até a capital paulista. 

O projeto

O Projeto do Amanhã existe em Poços de Caldas há mais de 25 anos e atende crianças e adolescentes de várias partes da cidade. Foi criado pelo saudoso e lendário Olivino Martins Alvarenga, sr. Chico Corredor, que dedicou uma vida inteira ao esporte. Ao longo dos anos a tradição em revelar atletas de sucesso em Poços de Caldas foi uma constante de sr. Chico, sendo que hoje o trabalho segue graças ao empenho de seu neto Robson, da sobrinha Joana D´Arc e de Miranel Domingos, que tem no sr. Chico um verdadeiro pai. “As pessoas sempre acharam que ele era meu pai, mas na realidade foi um grande amigo que tive em minha vida e luto com unhas e dentes para que seu trabalho siga vivo. Não tenho palavras para agradecer toda ajuda que recebemos para participar desta corrida. Que Deus ajude a todos”, falou Miranel. Sr. Chico faleceu em fevereiro do ano passado, mas seu legado segue vivo e inspirando  muitas crianças na cidade. Outro professor do projeto é Luis Felipe, que também é atleta e vem se destacando em importantes competições pelo Brasil.
Para Joana D´Arc, as dificuldades enfrentadas pela equipe são grandes, mas destaca que nunca vai desistir do projeto, aconteça o que acontecer. “Vamos vencer sempre”, diz ela. “Infelizmente este ano a prefeitura está sem verba para nos ajudar e com isto precisamos contar com a ajuda de várias pessoas. Nem vou citar nomes porque é muita gente abraçando estes meninos e nossa causa e certamente vou esquecer alguém, mas sou grata a cada um que está nos ajudando, como pais de alunos que estão vendendo rifas, a Unitran, enfim, pessoas muito importantes que se mostram verdadeiros amigos do esporte. Este ano estamos indo para a São Silvestrinha por honra da casa. Não fosse a Miranel ter a ideia da rifa eu sinceramente teria desistido da viagem”, disse Joana, emocionada,  lembrando das lutas para manter o projeto em atividade. “Aconteceram muitas coisas este ano que quase nos fizeram deixar tudo de lado, mas pela memória do meu tio não vamos desistir. Estamos indo neste evento para honrar tudo que o sr. Chico fez pelo nosso atletismo, uma questão de honra mesmo”, finalizou Joana.

A corrida

Podem participar do evento crianças e jovens com idade entre seis e 16 anos, ou seja, nascidos de 1999 a 2009. Os mais novos correm 50 metros, os mais velhos, 600 metros. Idealizada pelo superintendente da Gazetaesportiva.net Júlio Deodoro de Souza, a São Silvestrinha surgiu em 1994 como proposta de ser a versão infanto-juvenil da mais importante prova de rua brasileira, a São Silvestre.

Quem corre quanto

6 anos     50 metros
7 anos     50 metros
8 anos     60 metros
9 anos     60 metros
10 anos     80 metros
11 anos     80 metros
12 anos     100 metros
13 anos     100 metros
14 anos     600 metros
15 anos     600 metros
16 anos     600 metros

Nenhum comentário: