sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Atleta olímpico Cazuo Matsumoto realiza clínica na Caldense

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Cazuo Matsumoto, atleta olímpico e um dos principais jogadores do tênis de mesa no país, está ministrando uma clínica na Associação Atlética Caldense. O evento marca o encerramento da temporada do tênis de mesa em Poços de Caldas. Na clínica, Cazuo está contando sua experiência como atleta profissional, sobre o tênis de mesa mundial e, claro, sobre seu conhecimento em disputar grandes campeonatos, como a Olimpíada, além de atividades práticas. “Tivemos um ano muito bom para o nosso tênis de mesa e para coroar esta final de temporada trouxemos o Cazuo, que é um atleta que está entre os três maiores do Brasil na modalidade e tem uma bagagem muito grande e muito para ensinar para estes jogadores de Poços e região”, falou Alexandre Felippe, responsável pela realização da clínica na Caldense.
Cazuo tem 11 temporadas na Europa, títulos nacionais e internacionais, além de ter disputado as Olimpíadas Rio 2016.  Em 2013, ele se tornou o primeiro latino-americano a vencer uma etapa do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Em 2009 conquistou três medalhas de ouro no Campeonato Latino-Americano de Tênis de Mesa (campeão individual, campeão por equipes e campeão em duplas).  Em abril de 2013, Cazuo entrou no top 50 do tênis de mesa mundial, na 45ª colocação do ranking elaborado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), a melhor posição atingida por um brasileiro até então no site da ITTF. “Cazuo veio trazer um pouco desta experiência para a galera de Poços de Caldas e do sul de Minas e com certeza será uma estadia de muito proveito para todos nós”, falou Felippe. Estão participando da clínica de Cazuo jogadores que estiveram nos campeonatos realizados este ano em Poços. Atletas da cidade, região e interior paulista estão presentes no evento que termina na tarde de hoje. Ao todo 44 participantes aprendendo as técnicas do atleta olímpico. “Estou muito feliz, já que ele é um cara ídolo do nosso tênis de mesa e poder estar perto dele, aprender um pouco de seu conhecimento é muito importante. Claro que em dois dias ele não vai conseguir transformar ninguém em atleta, mas tem muitos valores para passar, muitas vivências e conhecimentos para compartilhar e certamente todos os meninos que aqui estão vão lembrar pelo resto da vida de cada ensinamento que teve nestes dois dias de clínica”. “Como disse, tivemos uma grande temporada que se encerra com esta clínica e queremos agradecer ao Hotel Monrealle, que nos ajuda muito, à Caldense com a estrutura física e ao DME. São parceiros que fazem com que tudo isto aconteça e ajudam muito nosso esporte”, finalizou Flippe.

“Nunca tive isto”
Cazuo conversou com o Mantiqueira e destacou a importância de um jovem ter a oportunidade de conhecer e aprender com um atleta profissional. “Nunca tive isto. Acredito que se quando comecei tivesse tido conselhos de alguém, como um atleta olímpico, talvez teria mudado minha vida. Consegui chegar numa olimpíada, fui 45º do mundo sem isto, imagina se tivesse tido conselhos a mais. Certamente teria me ajudado muito mais e teria evitado muitos erros que cometi na vida”, falou Cazuo, que hoje está aposentado das mesas e se especializou em palestras e clínicas como a Caldense está recebendo. “Meu principal objetivo hoje é dar conselhos, passar valores e falar da importância que tem uma boa disciplina, absorver os conhecimentos e tentar usar tudo que lhe é dito de forma positiva. Destaco aqui em Poços de Caldas o trabalho do professor Alexandre Felippe, e que eles aproveitem todas as oportunidades possíveis. O maior erro de nós brasileiros é a falta de conhecimento, já que muitas vezes as informações não chegam tão fáceis para a gente e por isto precisamos dar soco em pedra até aprender”, falou Cazuo.

Nenhum comentário: