segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Ito Roque, técnico da Caldense, realiza curso para obter Licença A da CBF

O técnico da Caldense, Ito Roque, passou a última semana na Granja Comary, em Teresópolis-RJ, para realizar um curso da CBF e obter a Licença A para treinadores de futebol. Durante o evento, Ito teve aulas sobre inúmeros tópicos relacionados ao futebol e interagiu com treinadores renomados.

O curso tem o objetivo de qualificar os profissionais que atuam ou desejam atuar no futebol na condição de treinador, para uma prática competente e atualizada, alicerçada em bases de natureza ética e científica. Foram 270 horas de atividades, sendo 190 horas de disciplinas teórico-práticas de conteúdo específico, 50 horas de acompanhamento e observação de treinamentos e 30 horas de estudos especiais e tutoria.

Foram abordados diversos temas, como gestão de equipes, análise de desempenho, montagem de elenco, fisiologia do futebol, preparação física, treinamento de goleiros, legislação esportiva, medicina no esporte, treinos técnicos, psicologia do atleta, biomecânica, planejamento de equipes e muitos outros.

Estiveram presentes 164 treinadores, de todos os níveis do futebol nacional. “Foram trocas de informações muito boas e produtivas.  Tivemos um curso de situações ofensivas com um alemão e outro de defensivas com um italiano. Nos demais dias aconteceram muitos debates entre os treinadores brasileiros e conhecemos outras metodologias de trabalho. O que me deixa contente é saber que aquilo que temos feito no cotidiano também é utilizado por grandes técnicos” – comentou Ito Roque.

Para atuar em São Paulo já é obrigatório ter a Licença A, em breve outros estados também exigirão o curso, por isso a importância de realizá-lo. “Aprendi muito lá, acredito que todo dia temos que aprender algo, em qualquer área de atuação. Tivemos várias disciplinas com fisiologistas, nutricionistas, profissionais de imprensa, para sabermos como lidar com todos os setores. Então agregou bastante, pois algumas coisas que já utilizamos iremos aprimorar e aplicar novos fatores” – completa.

Uma das grandes vantagens do curso foi a oportunidade de interagir com grande técnicos. Os últimos treinadores da Seleção Brasileira, por exemplo, participaram das aulas: Tite, Mano Menezes e Dunga. “O Tite nos passou alguns pontos do jogo do Brasil contra a Bélgica na Copa do Mundo e o pensamento dele sobre o que aconteceu no jogo. O Rogério Ceni, como campeão da Série B, nos falou como é seu dia-a-dia de trabalho, as conversas que costuma ter com os jogadores e tudo mais. Cada técnico contou um pouco de sua maneira de trabalhar e ouviu os companheiros” – finaliza Ito Roque.

Em dezembro de 2019 Ito retornará à CBF para fazer a segunda parte do curso e concluir as atividades da Licença A. Até lá, terá de fazer uma série de trabalhos e relatórios. O técnico já retornou a Poços de Caldas e comanda normalmente os treinos da Veterana.

Renan Muniz/A.A.Caldense

Nenhum comentário: