sábado, 29 de dezembro de 2018

Futebol profissional, conquistas do cricket, projeto NBA Basketball School e perdas importantes. Os destaques do ano

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Nesta última edição do Mantiqueira de 2018 preparamos uma pequena retrospectiva com alguns fatos importantes que aconteceram na temporada. O futebol profissional da Caldense não teve um bom ano, mas se manteve na elite, no especializado, destaque para o cricket, que conquistou a América e ainda vários destaques locais.

Ciclismo

O ano do ciclismo teve início com a Corrida da Comarca, também valendo pela etapa da Média Paulista, uma das principais competições da modalidade. A competição abriu a temporada com participação de 300 ciclistas, a maioria do Estado de São Paulo. O vencedor da categoria Elite, a principal do evento, foi Rodrigo Araújo Melo, que representou Ribeirão Preto-SP. No Feminino, a campeã foi Juliana da Silva, de Rio Claro-SP. Atletas locais foram destaques em duas categorias: Bruno Brunelli ficou em terceiro na Sênior B e Josiane Danzinger foi a terceira colocada no Feminino.
Ao longo do ano outras etapas da Média Paulista foram realizadas, sendo que a equipe Ciclo Sport, de Poços de Caldas, esteve presente em todas. Destaque para pilotos como Luis Paulo Santos, o Buraco, Bruno Brunelli, entre outros.

Gijo

Outro ciclista que teve um ano para se destacar foi Luiz Lotti Neto, o Gijo. Com inúmeras conquistas ao longo de 2018 ele fechou o ano como o melhor do Brasil em sua categoria. No BMX, os destaques do ano foram Renato Rezende, que segue sua luta para conquistar pontos para disputar mais uma Olimpíada, Bruno Cogo, Kaique Milani e Franklin Vasconcelos, as novas promessas da modalidade que surgiram em Poços de Caldas. Enquanto isso, a equipe do Bicicross Poços Clube teve mais um ano de destaque, terminando entre as principais do Campeonato Paulista. Em 2018, uma das novidades foi a criação da Copa Poços/Andradas, com competições nas duas cidades.

Feminino

No feminino destaque para Stephanie Camargo Silva, convidada pela Yescom e Rede Globo de Televisão para participar da Copa América de Downhill 4X. O evento aconteceu em janeiro e ela foi a primeira mulher de Poços a receber o convite da prova, que é uma das mais importantes do calendário. 

Volta ao Cristo

Ainda em janeiro, aconteceu a mais tradicional prova do atletismo de Poços de Caldas, a Volta ao Cristo. O atleta do Quênia Paul Kipkorir Kipkemoi foi o vencedor da 36ª edição no geral masculino, com o tempo de 54m45s. No feminino, a campeã foi a queniana Sharon Chelimo Arusho, que terminou o percurso em 1h6m4s. A prova deste ano contou com mais de 1.800 mil atletas, que percorreram 16km de asfalto e terra, passando pela famosa subida rumo ao Cristo Redentor da serra São Domingos. A Volta ao Cristo é considerada uma das 20 corridas pedestres mais difíceis do Brasil. De acordo com a organização do evento, foram mais de 300 pessoas envolvidas, entre policiais militares, guardas municipais, agentes de trânsito, policiais rodoviários, serviços de saúde e organização geral.


Equipe do professor Sidnei

No atletismo foi mais um ano de muitas conquistas da equipe do professor Sidnei Carlos de Parólis. Um dos destaques foi a atleta Rafaela Cristine Maciel de Souza que com apenas 17 anos e um porte físico de dar inveja a qualquer atleta profissional conseguiu resultados e recordes impressionantes, tanto em competições nacionais, como nas internacionais.  Ela tem como cartão de visita recordes importantes em competições como Jojuninho, Joju, Campeonato Mineiro Mirim, Campeonato Mineiro, categoria Maior, além de conquistas internacionais e recordes batidos com a camisa da seleção brasileira. Sem dúvidas Sídnei e Rafaela são dois destaques importantíssimos do esporte local. 


Futebol profissional

A Caldense segue como o único time de Poços de Caldas a representar a cidade no futebol profissional. Depois das inacreditáveis dificuldades enfrentadas pelo Vulcão em 2017, o time sequer conseguiu disputar a temporada de 2018. Falta de pagamentos na Federação Mineira foi o principal motivo. Já a Caldense teve um ano conturbado. As notícias ruins começaram logo no início do ano, quando o time perdeu Luiz Eduardo para o Brasil de Pelotas. O jogador era considerado o principal nome no início da temporada. Com a saída do atleta o time, que começou a temporada treinado por Zezito, teve que buscar alternativas. No Campeonato Mineiro a campanha foi bem abaixo de anos anteriores. A equipe terminou na nona colocação com apenas 13 pontos. O time mudou de treinador no meio do campeonato. Saiu Zezito, que não fazia um trabalho ruim, e entrou o arrogante e caro Roberto Fonseca. No final, o treinador comemorou muito ter mantido o time na elite mineira. Muito pouco para um time da tradição da Caldense. No meio do ano a diretoria contratou Ito Roque para o cargo. O treinador foi anunciado apenas em novembro, mas já vinha trabalhando com Zezito, agora gerente de futebol, na montagem do atual elenco.
A Caldense ainda teve pela frente duas competições nacionais em 2018. Na Copa do Brasil o time enfrentou o Fluminense e caiu logo na primeira fase. Mesmo fazendo um jogo bastante equilibrado contra o time carioca que veio a Poços com Pedro, Sornoza, entre outros, perdeu por 1x0 e foi eliminada. No Campeonato Brasileiro da Série D a campanha foi muito ruim. A Caldense acabou caindo na primeira fase ao terminar o grupo com apenas seis pontos. O time venceu um jogo, empatou três e perdeu dois.
Já na parte política o ano foi de mudanças na Caldense. Rovilson Jesus Ribeiro foi eleito novo presidente e comanda o clube até 2020. Ele teve apoio do apoio atual presidente Antônio Bento Gonçalves e a chapa dele deu uma lavada na concorrência.

Artes marciais

Na modalidade os destaques são inúmeros. Gustavinho Saraiva fechou o ano conquistando o Mundial no Estados Unidos. A temporada foi incrível com os seguintes feitos: campeão mundial NoGi IBJJF 2018, campeão Absoluto e 3°Super Pesado no Internacional de Master IBJJF 2018. Campeão da Super Luta no Gracie Pro 2018, campeão Peso Pesado e 3° no Absoluto do Sul-americano IBJJF 2018, campeão Super Pesado e Absoluto no Rio Fall IBJJF 2018, campeão Peso Pesado e Absoluto Rio BJJ Pro IBJJF 2018 e campeão Super Pesado no SP BJJ Pro IBJJF 2018. Paulão Rezende e seus alunos, também campeões de importantes competições, e Claysson Jr também tiveram um ano de conquistas. Destaque ainda para vários seminários realizados na cidade. No judô Elton Fiebig disputou mais um Campeonato Mundial. Desta vez a competição foi realizada no México e Fiebig participou do Mundial defendendo as cores do São Paulo Futebol Clube. Ele estreou com vitória diante do belga Francois Latour. Na fase seguinte, bateu o francês Olivier Van Der Poeg. Nas semifinais, enfrentou o ucraniano Oleksii Ovcharenko, sendo derrotado e ficando fora da briga pelo ouro. Na disputa do bronze, Elton venceu o gigante alemão de 2 metros de altura Jens Peter Bischof e faturou a medalha. Ainda no judô, destaque para o Clube de Judô Poços de Caldas, campeão invicto da temporada da Liga Sul-Mineira. A equipe ainda teve atletas de destaque em diversas competições pelo Brasil.

Cricket

O inglês Matt Featherstone segue fazendo história na modalidade. Este ano o cricket de Poços de Caldas ganhou o mundo graças ao seu trabalho. O time conquistou diversas competições ao longo do ano, com destaque para o Campeonato Sul-Americano feminino em agosto, O cricket recebeu visitas de chefões internacionais, impressionados com o trabalho realizado na cidade, e está fechando importantes parcerias. Atualmente, os projetos realizados na cidade reúnem quase 1500 praticantes e a promessa é de um crescimento ainda mais considerável em 2019.

NBA em Poços

No basquete a grande notícia do ano foi a implantação da escolinha da NBA na cidade. A Caldense é uma das primeiras instituições no Brasil a contar com o projeto NBA Basketball School. O projeto vai licenciar 20 instituições (escolas, projetos sociais, clubes e academias) para realização de núcleos que promoverão escolinhas de basquete no Brasil. Com o objetivo de desenvolver a modalidade no país, o programa vai capacitar técnicos usando a mesma metodologia da NBA. O clube passará a oferecer a consagrada metodologia norte-americana de treinos para jovens de 9 a 17 anos. Em grande evento foram apresentados os uniformes que serão utilizados durante a temporada.
A NBA Basketball School é uma rede de desenvolvimento de basquete que oferece aulas para jovens ao redor do mundo. O programa é voltado para a evolução técnica e a promoção de valores como integridade, trabalho em equipe, respeito e determinação.

Jogos Solidários

A segunda edição dos Jogos Solidários de Poços de Caldas foi o destaque deste final de ano esportivo na cidade. A iniciativa inédita no país une esporte e solidariedade com o objetivo principal de promover a prática de esportes, além de contribuir financeiramente com as instituições assistenciais do município. Com o evento organizado pelas Secretarias de Esportes e de Promoção Social e Associação Comercial Industrial e Agropecuária (Acia), arrecadou, por meio da inscrição de atletas, venda de camisetas e apoio de empresas, um total de R$ 67.050 durante a competição. Com a participação de 25 entidades assistenciais, cada uma receberá a quantia de R$ 2.682 por projeto inscrito.
A segunda edição dos Jogos Solidários foi realizada entre os dias 21 de outubro a 9 de dezembro. Foram disputadas 34 modalidades, envolvendo 2.235 atletas amadores. Participaram dos jogos as instituições/projetos Abaco, Casa do Caminho, Família Acolhedora, Adefip, AADV, Lar Filhos da Benção, Lar dos Velhinhos, Apae, Galpão das Artes, Casa do Menor, Amas, Criança Feliz, Aphas, Família Guardiã, Casa de Passagem São Francisco, Albergue Noturno Deus e Caridade, Elvira Dias, Lar Fonte da Vida, Abrigo Lar Fonte da Vida, Bem Viver, Casa de Passagem Irmã Dulce, Casa Lar Maia, Casa Viva, Damas de Caridade, Lar Fonte de Vida Nova.

Esporte paralímpico

O ano também foi de conquistas para o esporte paralímpico de Poços de Caldas, com a equipe comandada pelos professores Eraldo Sandi e Leonardo Souza. Em 2018, a equipe de goalball da AADV/Poços de Caldas garantiu acesso à série A do Brasileiro de Goalbal e em 2019 estará ao lado dos principais times do Brasil na modalidade. Além da AADV de Poços, outros, como a Acesa-SC, subiram após passarem pelas semifinais disputadas no CT Paralímpico, em São Paulo. Dentre os destaques individuais a nadadora Isabel Maimone teve um ano inesquecível com inúmeras conquistas.

Saudades

O ano foi marcado por grandes perdas no meio esportivo. Em março um enfarto fulminante levou o empresário Laércio Otávio Martins. Ele tinha 65 anos de idade, natural de Carmo do Rio Claro-MG. Foi eleito presidente da Caldense pela primeira vez no ano de 1992, aos 40 anos. No ano seguinte, foi condecorado como “Destaque Esportivo” pela Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE).  No futebol profissional estava como presidente em duas das melhores campanhas do clube no Campeonato Mineiro. Em 2002, quando a Caldense sagrou-se campeã mineira, e em 2015, quando o time ficou com o vice-campeonato estadual. Laércio também era proprietário da empresa GM Costa Transportes, em sociedade com seus irmãos. A empresa foi fundada por seu pai Geraldo Martins Costa, que também dá nome ao Centro de Treinamentos Ninho dos Periquitos.
Em maio, morre Almir Ramos Barbosa, querido Miro. Miro Ramos estava tratando uma hepatite C e cirrose hepática desde o início de março deste ano, mas não resistiu. Ex-jogador da Caldense, era professor da escolinha Bola na Rede, uma das primeiras de Poços de Caldas. Ele também foi treinador das categorias de base da Veterana, sendo inclusive o último a ocupar o cargo antes do encerramento das atividades no início de 2010. Em 2014, começou a trabalhar como repórter esportivo na Rádio Cultura e cobriu jogos e treinos da Caldense durante quatro anos.
Também em maio faleceu este ano, aos 74 anos, o professor João Batista Nogueira, carinhosamente conhecido como Nogueira. Ele enfrentava problemas de saúde e acabou não resistindo. Ele foi por muitos anos responsável pela escolinha de futebol Esporte Nações e também era integrante da equipe da Secretaria Municipal de Esportes, onde participava de vários projetos, sempre com a finalidade de revelar talentos e manter os jovens fora das ruas com a prática de atividades esportivas.
Nogueira coordenava um projeto com centenas de crianças de várias faixas etárias em aulas realizadas na quadra do bairro. O projeto é um dos mais antigos da zona sul e revelou muitos talentos de Poços de Caldas.
A morte de Nogueira comoveu a cidade e vários ex-alunos e professores de outras escolinhas estiveram presente em seu velório para prestar as últimas homenagens. “Uma perda muito grande para o esporte de Poços e deixamos a toda família do sr. Nogueira nossos profundos sentimentos”, falou o secretário de Esportes Paulista.
Outra perda grande para o esporte local foi do professor José Eduardo Cassaro, da Secretaria Municipal de Esportes. Ele morreu em junho aos 50 anos. Cassaro marcou história como um dos maiores incentivadores do esporte local. Membro da Secretaria de Esportes, uma das equipes mais atuantes e entrosadas da administração municipal, Cassaro era responsável pela coordenação técnica e era o cérebro das diversas competições realizadas na cidade, ao lado de nomes como Margareth, Schirley, Andréia, Lelo, entre outros. Volta ao Cristo, Maratona das Águas, Copa Lázaro Walter Alvisi, Olimpíada dos Trabalhadores, entre muitas competições, tudo passava por ele. Seu último trabalho foi a etapa da Liga Sul-Mineira de Judô, realizada em Poços de Caldas pouco antes de sua morte. 

Nenhum comentário: