terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Academia Paulão Rezende fecha ano com chave de ouro

Depois de um ano cheio de conquistas, a Academia de Jiu-Jitsu Paulão Rezende encerrou a temporada com grande evento no final de semana na cidade de São Paulo. A equipe trouxe para Poços cinco medalhas conquistadas no campeonato mundial, sendo três de prata e duas de bronze. Giusley Santos (bronze), Juliana Fabri (bronze), Bruno Nogueira (prata), Savana Campos (prata) e Rodrigo Jáculo (prata) conquistaram as medalhas para Poços de Caldas. Mestre Paulão comenta o desempenho de sua equipe na competição e ainda fala sobre os planos para 2010.

Desempenho no mundial
“Estou muito feliz com as cinco medalhas num campeonato mundial, isso não é fácil de se conseguir. Para nós da Academia Paulão Rezende e do Projeto Soma é motivo de orgulho e acredito que toda a cidade deve se orgulhar. Levamos 15 atletas e o saldo foi muito positivo para a nossa equipe. Apesar de ser uma competição internacional da WLPJJ, pouco foi investido na arbitragem e muitos atletas foram prejudicados. Dois de nossos atletas foram desclassificados no meu ponto de vista injustamente. Tínhamos o Fábio Júnior como um dos favoritos na faixa roxa e foi desclassificado e o Paulo Alves que também era favorito na faixa roxa foi eliminado de forma muito constestável. Infelizmente isso acontece muito frequente. Teve atletas que vieram para o campeonato de Manaus, lugares muito distantes, e foram prejudicados pela arbitragem. Uma pena e isso manchou um pouco a competição. Alguns atletas vieram dos Estados Unidos e também reclamaram muito dos critérios adotados nas eliminações. Acredito que não houve má fé dos árbitros mas sim uma má preparação. Num grupo de 10 árbitros apenas três tinham total conhecimento do jiu-jitsu, o resto era iniciante e isso realmente foi alvo de reclamação de muitas equipes.

Os campeões
“O Bruno fez três excelentes lutas até chegar na final, enfrentou um atleta mais técnico, teve um bom desempenho mas não resistiu e acabou derrotado. A Savana foi a revelação da equipe, já que sua especialidade é o judô e ela treina com os professores Matshuo e Elton Fiebig. Ela teve um desempenho surpreendente com três maravilhosas lutas, mas não última não conseguiu finalizar e foi derrotada por apenas dois pontos. O Giusley lutou muito bem mas acabou sendo surpreendido por uma chave de panturrilha, golpe que poucos conhecem. O Paulo Alves, como eu já disse, foi desclassificado. A Juliana chegou até às semifinais mas acabou derrotada. Outra boa revelação da equipe foi o Rodrigo Jáculo, pois sendo da categoria master lutou na categoria adulto, foi vice-campeão com um desempenho de destaque, derrotando o campeão brasileiro. O Rodrigo para mim foi uma das maiores surpresas neste Mundial. Eu sabia que ele era um bom lutador mas chegar na categoria adulto e competir como ele fez foi muito excelente”.

Apoio
“Credito o grande desempenho de nossos atletas ao apoio que tivemos neste evento. A Secretaria Municipal de Esportes e o nosso amigo Mauro do Boticário nos ajudaram muito. O Mauro bancou a viagem e a Secretaria de Esportes, apesar das dificuldades do final do ano, quando a verba já está bem restrita, conseguiu um ônibus com motorista. Tivemos ainda um grande apoio do Dener Maia que nos cedeu a academia em São Paulo para dormir. Agradeço a toda a academia. Temos os atletas que não competem e apenas treinam mas sem eles não conseguiríamos formar esses campeões. Não é fácil buscar resultados em campeonatos deste porte. A gente compete com academias fortes, bem estruturadas, que ficam concentradas em bons hotéis com todo o conforto, boa alimentação, suplementação, enquanto que nós dependemos de ajuda deste ou daquele amigo. Até mesmo na hora de buscar alimentação e estadia nossos atletas são uns gladiadores, uns guerreiros que correm atrás e batalham para conseguir representar a cidade numa competição importante. Temos que matar um leão por dia. É assim que funciona e é assim que temos que buscar formar atletas e cidadãos”.

Companheirismo
“Em situações como as que citei é que se percebe o companheirismo e a amizade que existe no nosso grupo. Alguns atletas têm condições de ficar hospedados em hotéis e realizar uma melhor preparação, no entanto eles preferem ficar junto com os demais e manter a união em primeiro lugar. Eles dormem no tatame, ajudam na hora de comprar a alimentação e isso mostra que nossa equipe é uma família que só quer que o jiu-jitsu cresça, vá para frente e isso é que faz a diferença”.

Reconhecimento
“Há 13 anos cheguei a Poços de Caldas e estes títulos internacionais conquistados são provas que nosso trabalho é cada vez mais reconhecido. Precisamos demais instrutures e colocamos isso no projeto da Lei de Incentivo. Temos o apoio das autoridades nesse sentido, a Câmara Municipal tem se empenhado para que a gente consiga uma verba e isso é muito gratificante”.

Férias
“Vamos parar agora neste final de ano e vou dar uma pequena folga para meus atletas. Isso não significa ficar distante da academia e se descuidar. Eles vão trabalhar do mesmo jeito mas num ritmo mais descontraído, buscando corrigir alguns detalhes mas sem uma cobrança mais forte. No Natal vamos fazer uma festa de confraternização e vou querer que esses meus filhos adotivos do jiu-jitsu participem comigo e minha família. Esse evento para mim é uma grande união de família e realizo todos os anos. Quero aproveitar para deixar um Feliz Natal para todos e agradeço ainda a todos que confiam em meu trabalho pois o ano foi muito bom para mim e para o jiu-jitsu de Poços de Caldas.

Nenhum comentário: