quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Wladimir Cury - O braço direito da LPF

Oportunidade em Poços
“Morava em Carmo do Rio Claro, onde fazia trabalhos na área de esportes, mas estava descontente com muitas coisas que vinha acontecendo na cidade. Me bateu uma grande vontade de mudar de ares devido a isso e foi aí que decidi morar em Poços de Caldas. Cheguei aqui com “uma mão na frente e outra atrás”, como se diz na gíria popular. Desempregado e com pouco conhecimento de pessoas. Tinha apenas uma irmã que já morava em Poços. Foi aí que me lembrei do Lelo, pessoa que eu havia conhecido na faculdade de Muzambinho, quando ele teve uma rápida passagem por lá. Liguei para ele e pedi uma oportunidade. Na época ele me perguntou o que eu sabia fazer e eu disse que era árbitro. Ele logo me indicou ao Ceará e começou assim meu trabalho na Liga Poços-caldense de Futebol. Comecei a trabalhar na Liga apitando jogos de futsal do campeonato amador, o tempo foi passando e fui conquistando a confiança do Ceará. Com o tempo ele me levou para trabalhar na sede da LPF”

Diretor técnico
“Assumi o cargo de diretor técnico que era ocupado pelo Lelo, que passou a ser secretário de Esportes. Nosso trabalho na LPF é voluntário e procuro ajudar o Ceará e a Luci Mara da melhor forma possível”.

Elaboração das competições
“Temos um trabalho bastante caprichado no momento da elaboração de um campeonato. Abrimos as incrições, organizamos a primeira reunião, onde são distribuídas as fichas de inscrição de cada equipe junto com as dos atletas. Na segunda reunião já é feita a distribuição das equipes dentro das chaves. É montada então as tabelas que são definidas em sorteio. Depois, em reunião com o Lelo e a Andréia, na Secretaria de Esportes, definimos os locais e horários dos jogos. Esse trabalho envolve as equipes da LPF e da SME. Tudo tem que ser bem feito para que no desenrolar das competições as coisas aconteçam dentro do planejado”.

Quadro de árbitros
“Temos um quadro composto por cerca de 40 árbitros, tanto de Poços de Caldas como da região. Tem semana que me aperto para definir um árbitro para determinada partida e recorro a Botelhos, Caldas, Bandeira do Sul. A escalação de um árbitro começa por mim e passa pela aprovação do Ceará, que muitas vezes troca a arbitragem de determinada partida. O que manda na escalação depende muito do grau de dificuldade da partida. É necessário ter um critério muito grande na hora de escolher o juiz. Em alguns casos eu deixo para as equipes escolherem e se existir uma concordância o juiz que eles querem apita o jogo. Na decisão do Módulo II deste ano nenhuma das equipes quis escolher o juiz e a LPF determinou a arbitragem, mas no Módulo I houve um pedido dos dois times pelo mesmo trio e foram prontamente atendidos, e é assim que funciona”

Acumulo de funções
“Além de coordenador técnico da LPF sou ainda secretário de Esportes em Bandeira do Sul. Tive a oportunidade de conhecer o José dos Santos, Zé Capituva, prefeito de Bandeira do Sul, que me foi apresentado pelo Zenaildo, outro árbitro que estava comigo num partida nos “Primos”, região de Caldas. O prefeito me pediu para ir até seu gabinete pois estava precisando de um coordenador de Esportes. Tudo foi muito rápido e logo eu já estava contratado para trabalhar naquela cidade como secretário de Esporte. Conciliar os dois cargos é fácil pois eles estão ligados. Apesar de Bandeira do Sul ser uma cidade pequena tenho muito trabalho lá, organizo muitos campeonatos. Na final do Rural havia cerca de mil pessoas prestigiando o jogo decisivo. A maior parte do tempo estou em Bandeira do Sul e aqui na LPF não tenho horário. Chego geralmente na parte da tarde e se precisar varar a noite eu fico sem problema algum”.

Balanço da temporada
“Se eu pudesse dar uma nota de 0 a 10 para a temporada do futebol amador de Poços de Caldas, que se encerrou no último domingo, eu daria 9,5. Não tivemos problema algum com o futsal, com um nível técnico que cresceu muito nesta temporada. A arbitragem teve um grande trabalho. Às vezes a gente erra aqui ou ali mas tudo numa tentativa de acertar. Quando erramos buscamos soluções com quem sabe mais, no meu caso sempre me apoio no Ceará e no Lelo, que sabem mais que eu, não tenho vergonha de pedir ajuda, não se leva nada sozinho. Tivemos no decorrer do ano alguns contratempos mas no geral o saldo foi mais positivo do que negativo. No campeonato amador só tivemos jogos bons, com destaque para as finais. A final do master no último sábado foi um jogo digno de decisão, uma partida muito bem jogada e que só poderia ter um vencedor definido nas cobranças de pênaltis devido ao grande equilíbrio dos finalistas. É notório o crescimento do nível técnico das equipes do amador de Poços de Caldas nos últimos anos. Alguns pequenos contratempos aconteceram com alguns atletas e torcedores mas isso é normal no futebol. A gente espera que esse torcedor, que às vezes causa confusão fora de campo, não seja uma atleta também. Quando ele está fora do jogo, vendo o jogo fora de campo, precisa lembrar que é atleta e tem que medir o que fala. Dentro de campo quanto mais disciplina melhor. Dentro de campo o árbitro é uma autoridade. Com ele apenas o capitão pode conversar e de forma respeitosa e educada. Jogador não está no campo para conversar com o árbitro, ele está lá para jogar bola e só, assim como árbitro não tem mesmo que dar atenção para o jogador e se limita a fazer o seu trabalho”.

Comissão de julgamento
“Quando o atleta é relatado em súmula é marcado o julgamento. Ele é avisado, tem todo o direito de defesa e tem que estar presente no julgamento. Se ele não estiver presente o julgamento segue à revelia. Não domino muito esse assunto já que não é parte do meu trabalho na LPF. Esse trabalho fica mais a cargo do Dr. Quinteiro. O que sei é que tudo é muito profissional e a comissão de julgamento é composta por pessoas qualificadas que fazem tudo com muita justiça”.

Temporada de 2010
“Acredito que até semana que vem já teremos tudo definido para a temporada de 2010. Queremos começar o ano com o Campeonato Mirim já em janeiro, depois a Taça Campeão dos Campeões, Master, Infantil. Não queremos ficar apertados com data, ainda mais que será um ano de Copa do Mundo e tudo tem que sem bem planejado”.

Agradecimentos
“Quero agradecer ao Lelo, pois foi através dele que conheci o Ceará, ao qual tenho muito a agradecer. Ele me acolheu como um filho, depositou uma confiança sem precedentes em mim. Não posso esquecer dos árbitros que são nossos colaboradores, ao pessoal de Bandeira do Sul, que me apóia e ao prefeito José dos Santos, que é uma pessoa que acredita no meu potencial. Tem ainda os dirigentes dos clubes. Elles são os batalhadores e sem eles não haveria o esporte amador em Poços de Caldas. Muitos deles tira dinheiro do bolso para manter a atividade esportiva na cidade. Agradeço ainda a Deus e minha família que tanto me apóia, além da imprensa, em especial à TV Poços e ao Mantiqueira, órgãos que não medem esforços para cobrirem os campeonatos que a LPF organiza".

Nenhum comentário: