sábado, 19 de dezembro de 2009

Clube de Poços encerra temporada com torneio de confraternização

O Poços de Caldas Golf Club encerrou suas atividades de 2009 com um torneio de confraternização que reuniu cerca de 40 jogadores. Agora haverá um recesso e as competições só retornam em março. O final da temporada reservou boas surpresas para os amantes deste esporte em Poços. Na sexta-feira, o jogador Flávio Cançado fez um hole one, a tacada perfeita. “O hole one é um momento mágico, a inspiração de todo o golfista. Jogo golfe há quinze anos e achei que nunca iria fazer um em minha vida. Jogo como divertimento. Sexta-feira, dia 18 de dezembro, foi muito especial. Neste dia comemorei meu aniversário de 11 de casamento, e nada melhor que conseguir uma jogada perfeita para celebrar a data. Numa só batida você vê a bola desenhar no céu uma circunferência, um arco, cair na grama e correr em direção ao buraco. Você quer atingir o green, local de chegada, num tiro de aproximadamente 160 jardas. Alcançar o green já é um grande feito. O segundo desejo de um jogador é deixar perto da bandeira que te dá a possibilidade de fazer o verde - uma tacada baixa - ou então fechar o buraco em três tacadas. No caso de minha jogada, a bola bateu na grama, buscou o buraco e eu quase não pude acreditar que ela caiu logo na primeira tacada", descreve Flávio, que numa grande empolgação disse que o momento ficará sempre guardado em sua memória. Ele já participou de vários torneios amadores e destacou que usa o golfe como lazer, para fazer novas amizades, por divertimento e atividade física. “Num jogo de golfe de 18 horas a gente anda aproximadamente oito quilômetros e este esporte é um belo exercício físico que possibilita ainda o companherismo e uma oportunidade de conviver com a natureza. Este esporte é para a vida inteira. O clube foi fundado em 1932 no Country Club e recebeu visitas ilustres, como Getúlio Vargas, que vinham a Poços para praticar o golfe. Para nós este clube é um privilégio. Tudo é só alegria”, disse Cançado.

O torneio

No sábado de manhã o sol apareceu e o torneio pode ser realizado sem problemas. Após a competição houve um almoço de confraternização que reuniu jogadores, familiares e membros do Poços de Caldas Golf Club, que está com presidente novo, Carlos Augusto Parise. “Assumi o cargo de presidente interinamente no lugar do Dr. Jorge. Fico até junho de 2010 quando haverá novas eleições”, disse Parise. “Hoje existe um certo preconceito com o golfe e muitos afirmam que é esporte para idosos, monótono, mas isso é inverdade. O golfe e um esporte aliciante”, disse o presidente, que nega que o golfe seja elitizado. “Em Poços não é nada elite. Aqui jogam aposentados, funcionários de empresas e a classe média. A elite é a minoria. Em São Paulo, sim, o esporte é caro e poucos podem praticar”, disse ele.

O golfe em Poços de Caldas

O esporte em Poços teve início em 1932, época dos cassinos. O prefeito de Poços na época, Assis Figueiredo, construiu o campo de golfe no Country Club. Na época a cidade já era frequentada por muitos turistas de São Paulo, do Brasil todo, América do Sul. A cidade era considerada a maior estância hidromineral da Hemisfério Sul. Ao longo dos anos o esporte foi perdendo espaço e quase se extinguiu devido ao pouco interesse. Com a chegada da fábrica da Alcoa, muitos norte-americanos se instalaram na cidade e como o esporte é um dos mais populares nos Estados Unidos a modalidade voltou a ganhar força. Na época eles ajudaram a reformar o campo no Country Club. O esporte se revigorou na cidade e em 1970 viveu seu auge, que se estendeu até 1983. Depois, o prefeito José Aurélio Vilela quis transformar a área num parque municipal e propôs ao clube se instalar onde está hoje. A área do Country Club, com três alqueires, era bem menor que o terreno oferecido ao clube, que tem 10 alqueires. Assim pode ser construído na cidade um campo oficial com nove buracos, com raias que chegam a quase 300 jardas de distância. Hoje os torneios abertos da cidade estão entre os melhores do país. O primeiro Aberto de Golfe realizado nas novas dependências foi em 1988 e esta competição reuniu praticantes de todo o Brasil. De lá para cá 21 torneios abertos já foram realizados na cidade.

Novos valores

O Poços de Caldas Golf Club está tentando manter a atenção dos jovens. O clube oferece aulas grátis para iniciantes e durante algum tempo coloca o material à disposição dos novos adeptose. “Nossa intenção é incentivar a criançada para seguir o exemplo de muitos atletas que já passaram aqui como cadis e hoje são jogadores profissionais respeitados em São Paulo”, disse Ana...... que destaca o atleta Eder Ciesternas, hoje a grande promessa do golfe poços-caldense. Cisternas é destaque em torneios de ponta em Poços e fora da cidade e é a aposta do Poços de Caldas Golf Club, que acredita muito no potencial do atleta.

Um dos exemplos de que o golfe está conseguindo atrair o interesse de jovens e crianças é o garoto João Vitor, de 9 anos. Residente em São Paulo, ele vem a Poços de Caldas com frequência e o esporte é uma das paixões de sua vida. O jovem quer seguir a carreira de golfista e se espelhar em grandes jogadores norte-americanos como o Tiger Woods.

Título internacional

Prova de que as mulheres de Poços também são golfistas de primeira linha é Rúbia Maran, que acabou de conquistar um título em Miami. Ela lamenta a falta de interesse das golfistas locais e diz que poucas arriscam dar suas tacadas no Poços de Caldas Golf Club. “Elas não descobriram ainda o quanto o golfe é bom, faz bem para a cabeça, para a saúde, faz bem para tudo”, disse a campeã. O torneio em Miami é promovido pela Associação Paulista de Golfe (APG) e os jogadores do Brasil se inscrevem e vão jogar no exterior. O torneio acontece todo mês de novembro e é a segunda participação de Rúbia. “Passamos cinco dias jogando esse torneio em Miami. Os Estados Unidos é a terra do golfe, jogar e vencer esse torneio foi espetacular, uma experiência muito boa”, disse Mara.

Nenhum comentário: