segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Fumaça faz balanço do ano e busca título mundial

Fernando Fumaça, boxeador de Poços de Caldas, fez um balanço de 2009, ano em que manteve o título latino-americano que havia conquistado em dezembro de 2008. O título do Conselho Mundial de Boxe o credencia para lutar pelo mundial, objetivo que ele está traçando para 2010. Em março deste ano Fumaça conquistou também o Latino-americano pela Organização Mundial de Boxe.
Dono de um cartel vencedor, o boxeador que veio da Bahia possui diversos cinturões e sua próxima meta será o título mundial.
Fumaça vai fazer toda sua preparação em Poços de Caldas. “Ainda preciso treinar bastante para atingir um nível satisfatório para lutar pelo título mundial. Luto com qualquer um a qualquer momento mas dizer que estou pronto para a disputa é mentira. Falta ainda um melhor trabalho, uma estrutura que me dê boa retaguarda. Não tenho um centro de treinamento e tudo precisa ser bem estudado”, disse o atleta.
Para Fumaça o trabalho visando entrar no ringue para buscar o Mundial deve incluir algumnas viagens para São Paulo, Bahia, Argentina e até mesmo para os Estados Unidos. “Preciso de uma bagagem internacional para representar bem o meu país, minha Bahia e minha Poços de Caldas”, disse o lutador.

Parcerias
Fumaça destaca as parcerias da Climepe/Oxicooper. “Eles confiaram em meu potencial desde minha chegada a Poços de Caldas. Estão do meu lado e se eu conquistar o título mundial boa parte ficarei devendo a eles”, disse. Este ano Fumaça ainda contou com apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes. “Algumas pessoas me apoiaram apenas em determinados momentos mas preciso de mais estrutura para continuar trabalhando em meus projetos sociais.”O projeto a cada dia que passa cresce e procuramos fazer um trabalho sério mas que está sem apoio. Na maioria das vezes preciso colocar a mão no bolso. Temos um apoio da Pretórian, que nos cede material para destribuir para os meninos. Estou no projeto Lei de Incentivo e espero que seja aprovado. Se o projeto for aprovado tenho certeza que em 2010 viveremos dias melhores”, completa Fumaça, que ainda conta com ajuda de Márcio Designer e busca fechar para 2010 uma parceria com a TV Poços. “Sem parceiros fica inviável qualquer trabalho”, disse ele.
Evangélico, Fumaça sempre procura nas palavras da Bíblia forças para enfrentar os desafios do dia a dia, tanto no ringue como na vida fora do esporte.
“Deus está em todas as áreas não só no esporte. Ele sabe o que pode acontecer em nossas vidas e sem Ele não sou nada”, prega. “Sou o único lutador que leva no corpo a mensagem do Senhor e ele vai na frente tomando conta de mim e do adversário. Faço minha parte buscando as vitórias. Carrego as mensagens. Deus está tomando conta de minha carreira e tenho certeza que é só o começo das vitórias em minha vida”, fala o boxeador que descarta a possibilidade de mudar de cidade.
“Deixar Poços eu não vou. É uma cidade que abracei. Posso passar algum tempo fora, trabalhando e buscando o melhor para minha carreira, mas de Poços não saio mais. Deixei a Bahia e adotei Poços, onde tenho minha família. Vou comprar uma casa para morar de vez”, fala o boxeador.
Fumaça mantém mistério de quando retorna aos ringues. Segundo ele, apenas no final de janeiro poderá divulgar uma data certa de seu retorno aos combates.”Vou definir alguns detalhes sobre meus próximos passos. Só depois de assinar o contrato posso divulgar a data certa de minha próxima luta. Creio que entre março e julho eu volto a lutar para a disputa de um título mundial. Tenho muita fé em Deus que logo a população de Poços de Caldas terá uma grande notícia minha”.
Fumaça ressalta que as vitórias no boxe melhoraram sua vida sensivelmente, tanto financeira quanto no cotidiano. Ele atribui suas vitórias a sua vinda para Poços de Caldas. “Consegui tudo através do boxe. Minha vida foi treinando boxe. Na Bahia eram muitas as dificuldades e ninguém dava apoio, havia poucos incentivadores. Em Poços as portas me foram abertas. Conquistei vitórias nos ringues que se refletiram fora dele. Constitui família e vivo com conforto, creio que futuramente terei meu centro de treinamentos e poderei ajudar os jovens. Quero ajudar crianças, adolescentes, dar estrutura para que sejam bons adultos”, finaliza Fumaça.

Nenhum comentário: