domingo, 6 de dezembro de 2009

Escolinha Banda da Lata

Eles são fãs de Kaká, Cristiano Ronaldo, Diego Souza, Rogério Ceni, ídolos de uma geração que sonha em um dia alcançar a fama e o reconhecimento no mundo da bola. Esses mesmos meninos e meninas treinam na escolinha Banda da Lata/Viva o Esporte, comandada pelo professor Antonio Moraes, o Neko, que desde 1974 trabalha com divisões de base no futebol de Poços de Caldas.
Com cerca de 200 alunos, Neko mantém uma rotina de treinamentos que começa sempre com um aquecimento. Depois os meninos treinam com cones, fazem um novo aquecimento com bola e finalmente o professor orienta coletivos onde corrige posicionamento e busca novos talentos para formar as equipes de competição. "Minha primeira meta na escolinha era trabalhar com meninos carentes mas ao longo dos anos adquiri uma confiança muito grande dos pais de alunos e hoje minha escola tem todas as classes sociais treinando juntas. Também costumo receber meninos e meninas encaminhados pelo Conselho Tutelar de Poços de Caldas. Neste casos mando uma carta comunicando a Secretaria de Esportes e depois começo o trabalho com estes garotos", disse Neko.
Quando a reportagem esteve no ginásio Moleque César, local que a escolinha usa para os treinamentos, a quantidade de garotos estava reduzida. Segundo o professor, isso se deve por ser fim de ano e alguns de seus alunos precisavam se dedicar aos estudos. "Sou rigoroso neste sentido. Se não estiver bem na escola eu não dou o treinamento. É fundamental que a prioridade seja a escola. Hoje, por exemplo, muitos meninos não vieram treinar porque não estão bem na escola e precisam estudar para conseguir passar de ano", disse ele. Segundo Neko, enquanto o aluno está treinando na escolinha o trabalho que é realizado busca a melhor orientação possível. "Aqui dentro eu tento mostrar para ele o caminho certo a seguir na vida, porém, quando ele deixa a escolinha é preciso que entre o trabalho dos pais. Não adianta nada eu dar uma boa orientação aqui dentro se lá fora o pai e a mãe não dão uma continuidade", fala o professor.
Neko trabalha com meninos e meninas e suas aulas são gratuitas. Os interessados em participar dos treinamentos da escolinha podem procurá-lo no ginásio da Cascatinha às segundas, quartas e sextas, das 9h às 10h, e ainda às quartas e sextas das 18h às 20h. Segundo o professor, as aulas aos sábados começam às 10h e vão até os meninos se cansarem.
Segundo o professor, depois da conquista da Copa Lázaro Walter Alvisi há poucos dias houve um crescimento na procura pela escolinha que tem vários títulos conquistados em competições dentro e fora de Poços de Caldas. "Infelizmente por sermos uma escolinha da periferia as pessoas desconhecem nosso trabalho e nossas conquistas", lamenta o professor.
A escolinha esse ano ainda formou uma parceria com a URCP e disputou o Brazil Cup. Neko disse que na oportunidade alguns alunos foram sondados por equipes de fora. Esses casos são mais complicados, segundo Neko, pois dependem de um aval dos pais e muitas vezes isso não acontece.
"O prazer de trabalhar com divisões de base é imenso. "Desde 1974 que lido com crianças e é gratificante. Já trabalhei com adultos mas hoje não troco o trabalho com esses meninos por nada. De velho basta eu", brinca o professor, que ressalta que trabalhar com criança precisa, acima de tudo, ter humildade. "Precisa ter carinho especial, ouvir a criança. Às vezes ela chega aqui com problemas que acontecem dentro de casa e você precisa lidar com isso e ter um jogo de cintura. Muitos meninos que passaram por mim hoje são chefes de família e me orgulho disso. É emocionante quando eles me apresentam a esposa, os filhos e isso me incentiva a continuar cada vez mais forte", finaliza Neko.
Os treinos da escolinha são acompanhados por familiares nas arquibancadas. Com gritos de incentivo o tempo todo, pais e mães se orgulham de ver os filhos atuando dentro da quadra. "Em Poços de Caldas temos várias escolinhas e isso é muito bom para a cidade. O trabalho tira realmente os meninos da rua e o encaminha para a prática de um esporte, convivendo com outras crianças e isso é importante demais. Tudo pesa a favor. As atividades físicas, a socialização, além da prática, atividades motoras é tudo muito bom. A cada dia que passa a gente acredita que o esporte faz com que as crianças sempre vejam coisas novas, buscando novos objetivos. Gosto muito de acompanhar o trabalho que o Neko desenvolve", disse Wagner Sidney Silva, que é pai de aluno da escolinha Bola na Rede e acompanha os treinamentos do filho todos os sábados.
As atividades da Banda da Lata se encerram dia 19, mas antes disso o professor organiza o "Natal sem Fome". O evento acontece dia 11 e as inscrições serão um quilo de alimento. Com participações de Caldense, Poços de Caldas, URCP, Sporting Aphas, FutPoços e da própria Banda da Lata, o evento tem apoio da Liga Poços-caldense de Futebol e da Secretaria Municipal de Esportes. "É importante ajudar o próximo e neste evento consigo ajuda de amigos que não medem esforços para ajudar na realização do "Natal em Fome", disse Neko. O evento é promovido pela Associação dos Moradores da Rua José Piffer.

Nenhum comentário: