quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Poços com chances de vitória na São Silvestre

Dois atletas de Poços de Caldas ganham as ruas de São Paulo para a disputa da 85ª edição da Corrida de São Silvestre. Eles podem entrar definitivamente para a história do atletismo brasileiro. A jovem Tatieli Roberta de Carvalho, com apenas 20 anos, é a maior esperança. Ela vem se destacando em várias provas. Se levarmos em conta seus últimos resultados ela tem grandes possibilidades de surpreender nas ruas da capital paulista.
Em entrevistas, Tatiele disse que se satisfaz em ficar entre as seis primeiras mas ela mesma sabe que pode chegar mais longe. Esse ano ela já superou nomes importantes do atletismo nacional e está no mesmo nível das temidas quenianas. Na Volta da Pampulha, disputada recentemente em Belo Horizonte, Tatieli esteve muito perto da vitória e chegou colada com as vencedoras. “Estou vivendo um grande momento de minha carreira, me considero no mesmo nível das atletas de ponta e vou brigar para ficar entre as seis primeiras colocadas”, disse ela, que atualmente está entre as cinco melhores do Brasil. Em BH Tatiele ficou à frente de atletas de ponta como Maria Zeferina Baldaia (campeã da São Silvestre), Lucélia Peres (atleta pan-americana), Conceição Carvalho (campeã do circuito Caixa), Marizete de Paula Rezende (campeã da São Silvestre). “Esse resultado dá uma alavancada muito grande na minha carreira e me leva cada vez mais confiante para a São Silvestre”, conclui a jovem revelação de Poços. Tatiele é treinada por Agnaldo Alexandre.

Marcos Alexandre Elias
Outra grande esperança de bom resultado para Poços de Caldas é Marcos Alexandre Elias, o Marcos Queniano. Considerado um dos principais fundistas da equipe do Cruzeiro, ele ostenta no currículo alguns títulos importantes, como o da Meia Maratona A Tribuna-Praia Grande em 2007, a Maratona de Porto Alegre, a Meia das Águas em Poços de Caldas esse ano, entre outros. Queniano treina sob orientação de Alexandre Minardi com a equipe do Cruzeiro, clube no qual obteve grande parte de suas conquistas.
Por morar em Poços de Caldas, ele não treina junto com os outros integrantes da equipe em Belo Horizonte e se espelha em dois grandes atletas da atualidade no Brasil: Marílson Gomes e Vanderlei Cordeiro. “Eles têm um exemplo de vida muito bom e todos deveriam segui-los”.
Currículo para fazer uma grande prova nas ruas de São Paulo Marcos Queniano tem. Ultimamente o atleta enfrentou alguns problemas de contusão. Em BH ele abandonou a prova devido a bolhas nos pés mas no final de semana seguinte ele conquistou a terceira colocação na Corrida Gonzaguinha.
“Me preparei muito para a São Silvestre mas sei das dificuldades que vou enfrentar para conquistar um bom resultado. Vou fazer o melhor para representar bem o Cruzeiro e Poços de Caldas”, disse Marcos Queniano

Poços entra na festa
A Corrida de São Silvestre já se tornou numa imensa festa que entra no clima de despedida do ano velho. Atletas anônimos do mundo todo correm pelas ruas de São Paulo despreocupados com resultados e com o objetivo apenas de concluir o difícil e cansativo percurso. Poços de Caldas é mais uma cidade que manda corredores anônimos para essa verdadeira festa que fecha o calendário esportivo de 2010. Um dos exemplos é o dentista Otenil Pereira de Ávila. Amante do atletismo, Otenil pode ser visto toda a tarde correndo na avenida João Pinheiro. O dentista corre ainda diversas competições pelo Brasil e será um dos anônimos que sonham em cruzar a linha de chegada da São Silvestre na avenida Paulista, coração da principal cidade brasileira. “Corro pelo prazer, pela saúde, por amor ao esporte. Vou estar na São Silvestre, vou concluir a prova e acho que todos deveriam fazer do esporte um meio de cuidar da própria saúde”, diz.

Nenhum comentário: