terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Mary Anne ganha prêmio de melhor atleta

Poços de Caldas, MG – As primeiras braçadas aconteceram aos sete anos de idade na Caldense. Assim começou a vida esportiva da poços-caldense Mary Anne Ortega, que vem se destacando na natação.
“Aos 12 anos comecei a treinar na Karina Granato, onde participei das primeiras competições e comecei a me destacar, ganhando medalhas e o gosto pelo esporte foi crescendo cada vez mais. Meu primeiro técnico foi o Michel na Caldense, depois Priscila, Daniela, Karina Granato, Cristina e Talita e atualmente meu treinador é o Jorge Abbud. Todos muitos importantes no meu crescimento como atleta”.

Pinheiros
“Em janeiro deste ano fiz um teste no Pinheiros de São Paulo. Fiquei entre os oito aprovados a treinar no clube, de 90 atletas inscritos. Devido as dificuldades, sem ter um lugar para ficar na capital paulista, a escola é muito cara, resolvi voltar a Poços de Caldas e tentar um clube na região mesmo. Infelizmente a natação em Poços de Caldas não tem muitas opções. A Caldense não disponibiliza a piscina de 25 metros para aulas e na Karina Granato os atletas não são federados. Eles participam de competições mas apenas pela Liga Amigos da Natação. Foi nesta Liga que ganhei minhas primeiras medalhas, venci todas as etapas, mas por não federar eu tive que procurar outro local para treinar. Hoje é muito difícil treinar em Poços de Caldas, já que a Caldense não tem uma equipe e se concentra apenas em aulas”.

Esportiva
“Consegui entrar para a Esportiva Sanjoanense em março deste ano, fiz um teste e comecei a treinar no dia seguinte com o técnico Jorge Abbud. Passei então a competir por um clube federado que vai me dar a possibilidade de crescer dentro da natação no Brasil.”

Competições
“Minhas primeiras competições como atleta federada não foram muito animadoras, fiquei sem ganhar medalhas em várias provas, chegava em quinto, sexto lugar e foi assim pelo menos em duas competições iniciais. Depois de alguns maus resultados conquistei uma segunda colocação, isso voltou a me animar e os resultados nas outras competições começaram a ser bem melhores. Ganhei muitas medalhas esse ano pela Esportiva. No segundo semestre deste ano meu objetivo era conquistar o índice para o Campeonato Paulista e logo na primeira competição do semestre ganhei quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de prata. Ainda não cheguei ao índice mesmo conquistando 12 medalhas nas três competições que participei e que me davam chances para chegar ao meu objetivo. Foi decepcionante pois eu achava que estava preparada mas senti que ainda falta um pouco para chegar num nível um pouco melhor na minha carreira”.

Treinamentos
“Agora, neste período de férias, vou treinar muito e espero que na temporada de 2010 eu esteja no nível ideal para conquistar meus objetivos. Eu tenho esperança de pódios no Campeonato Paulista e estou muito confiante na preparação para a temporada que vem. Hoje eu treino quatro horas por dia, de terça a sexta na Esportiva e no sábado na Caldense, um ritmo bem puxado na água, além de cuidar da parte física. A temporada começa em março e tenho certeza de que 2010 será um grande ano para minha carreira. Nado 10 mil metros por dia quando a temporada está parada e 2 a 3 mil metros quando a temporada está em andamento”.

Metas
“Meu objetivo é subir em 2010 no pódio do Campeonato Paulista. Já era para eu estar de férias, mas vou me concentrar nos treinamentos. Acredito que num futuro bem próximo, talvez em 2016, eu possa competir nas olimpíadas. Tenho fé mas tudo tem que ser feito em etapas Estou focada no agora, quero crescer para depois almejar um passo maior e que sabe ser uma atleta de renome mundial. Mas ainda tem muita água para vencer”.

Apoio
“Infelizmente passo as mesmas dificuldades que a maioria dos atletas enfrenta. Não tenho patrocínio e sim “paitrocínio”. Vou para São João todos os dias e essas viagens são bancadas pelo meu pai e não fica barato, minha mãe me leva todos os dias para a rodoviária, almoço no carro, tenho ainda que correr na escola, que me deixa sair 10 minutos mais cedo e é muito corrido”.

Prêmio
“Graças a Deus meu trabalho em São João esse ano apareceu, ganhei dois prêmios importantes. O primeiro foi o de melhor desempenho em competição que premia o atleta pelo índice técnico e é feito pela federação. Eu ganhei o segundo lugar de melhor atuação em competições. Depois ganhei um prêmio na Esportiva por indicação do meu técnico e ganhei o prêmio de melhor atleta da natação”.

Futuro da natação
“Depois da medalha do Cesar Cielo nas Olimpíadas a natação brasileira ganhou muito em destaque, cresceu bastante, hoje existe uma grande procura de crianças nas iniciações esportivas que acontece na própria Caldense e acho que a tendência é que o interesse aumente cada vez mais”.

Apoio da família
“Minha família é muito importante no rumo que tomei. Minha mãe Eliamar Carla Silva está sempre do meu lado, me dá muito apoio, incentiva bastante. Meu pai Antonio Ortega Filho banca minhas viagens e hoje tenho ainda o Jorge, meu técnico, que se desdobra para que eu me dê bem nos treinamentos e acredita muito em meu potencial. Vale ainda destacar o rigor de minha alimentação”.

Nenhum comentário: