segunda-feira, 3 de junho de 2013

A revolução do fitness

Poços de Caldas, MG - Chegou a Poços de Caldas o método de treinamento que está revolucionando o mundo fitness, o CrossFit. É um método baseado em técnicas de Levantamento Básico, Olímpico, Strongman e exercícios funcionais executados em alta intensidade e constantemente variados que trabalha o corpo de uma forma geral dando ênfase às 10 capacidades físicas básicas que nosso corpo é capaz de desenvolver: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. O principal objetivo do CrossFit não é atingir objetivos isolados e sim melhorar o condicionamento físico geral dos seus praticantes, não aumentando somente sua força ou sua resistência, mas deixando o corpo preparado para qualquer exigência e em qualquer circunstância. Isso faz com que o método seja eficiente tanto para atletas olímpicos como para donas de casa, isso porque, independente da aptidão de cada um, as funções básicas do ser humanos são as mesmas, puxar, levantar, correr, saltar e empurrar. O treino em si tem uma característica muito interessante, pois não se repete, todos os dias existe um desafio diferente fazendo com que seus praticantes fiquem extremamente motivados. O treino é normalmente separado em três partes, o aquecimento, que já é uma parte bem intensa, técnica onde se trabalha a mecânica a fim de corrigir e melhorar os movimentos para evitar lesões, e a parte final que é o wod, sigla em inglês de “workoutoftheday”, que é a parte mais esperada, amada e odiada do dia, quando são propostos um ou mais desafios ao aluno e ele tem que cumprir o mais rápido possível ou com o maior número de repetições possíveis. É nesse momento que o aluno se supera. Essa sensação de superação é um dos pontos fortes do CrossFit porque após todo o esforço físico e mental a que o aluno é submetido, e com muito empenho, garra e determinação, ele o supera, faz com que a autoestima se eleve dando muitas vezes ao aluno forças para superar obstáculos na sua vida. São vários os relatos de alunos que após iniciarem o CrossFit  mudaram sua vida para melhor porque a cada dia, a cada desafio superado, eles descobrem uma força que muitas vezes está adormecida, descobrem um atleta dentro de si. Por isso que o CrossFit não é somente um esporte, é um estilo de vida, quem se dá a oportunidade de experimentar acaba descobrindo que não se trata somente da estética e sim de algo muito maior, para a vida, mesmo a parte estética sendo muito beneficiada, conseguindo aumento de massa muscular e emagrecimento muito consistentes.
No Brasil o CrossFit chegou em 2009, hoje em todo o país existem 42 CrossFits oficiais, sendo que em Minas Gerais somente quatro, três em Belo Horizonte e a quarta em nossa cidade, a CrossFitThribo II.
O responsável pela implantação do método em Poços de Caldas é o educador físico Caê Lima, recém-chegado à cidade e sócio-proprietário da CrossFitThribo situada em Araraquara, interior de São Paulo, juntamente com a sua irmã, também educadora física Luana Leal.

Historia - Em 1974, Grag Glassman, o criador desse método, começou a treinar ginastas em Pasadena-CA. Entre esse e o ano de 1989 houve um aumento em sua reputação, ficou conhecido pelos seus treinos intensos que combinavam levantamento de peso básico com sprint de 400 metros. Nessa época, treinava policiais do Departamento de Polícia da Califórnia, em Santa Cruz, e acabou por se destacar graças ao excelente condicionamento alcançado. No ano de 1995, as contribuições do Crossfit ao condicionamento físico dos policiais e as conquistas feitas pelos atletas olímpicos são destaques na televisão e programas de rádio.  Desde 2003 a The U.S. Department of Justice’s National tornou-se certificada pelo método Crossfit, através de testemunhos de soldados que voltaram do Afeganistão com premiações. Para Grag Glassman é “uma honra que nunca irei esquecer” . 
 
Pelo mundo - A marca CrossFit é muito forte e reconhecida principalmente nos Estados Unidos, Canadá e Europa, onde eixou de ser somente um método de treinamento, hoje existem campeonatos que reúnem atletas do mundo todo com transmissão ao vivo pela TV. Entre os adeptos do CrossFit podemos encontrar celebridades, como Cameron Diaz, Sylvester Stallone, Jessica Biel, Matt Damon, Brad Pitt, Madonna, Kelly Clarkson, Jason Stathan, Trevor Donovan e os atletas Michael Houghton, BJ Penn, Paul Fournier, Chuck Liddel, John Welbourn, que com a ajuda de Greg Glassman inventou o Crossfit Football e agora implementa em jogadores da NFL, IkerCasillas e Lewis Hamilton.
Mais informações no site www.crossfitthribo.com
(Fonte: Caê Lima, bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário de Araraquara (Uniara), SP)

Nenhum comentário: