quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Foto do Mantiqueira ganha destaque na mídia esportiva nacional

Poços de Caldas,MG – No último domingo uma foto do jornal Mantiqueira, tirada pelo fotógrafo Luciano Santos, ganhou os sites de todo o Brasil. A foto em questão mostra a comemoração do gol de Léo, o quarto na goleada da Caldense sobre o Mamoré por 6×1. Aparecem na imagem os jogadores Yuri, Léo e Cristiano. A foto só foi possível aparecer na mídia nacional devido a parcerias que o Mantiqueira mantém com grandes jornais como O tempo, Hoje em Dia e O Estado de Minas, todos de Belo Horizonte. Esta parceria na área esportiva já dura alguns anos e tanto o Mantiqueira quanto os jornais da capital são autorizados a reproduzirem material um do outro. No caso de alguns jornais do Brasil a imagem foi reproduzida sem autorização, infelizmente este é um problema difícil de ser resolvido devido a má conduta de alguns editores.
“Esta parceria com os jornais de BH acontece desde 2008. Quando os times da capital jogam em Poços de Caldas nós enviamos as fotos para os jornais de lá e quando a Caldense joga contra Atlético, América ou Cruzeiro, recebemos o material. No caso do jogo de domingo contra o Mamoré, o placar dilatado de 6×1 despertou o interesse dos editores que nos pediram as fotos”, disse Paulo Vitor Campos, responsável pela edição do material de esportes do Mantiqueira. “Este trabalho tem todo respaldo da diretoria do Mantiqueira através do Ruy Alves e Vicente Alves. Eles nos credenciam na Federação Mineira Mineira e com isto temos condições de entrar no campo de jogo para a realização dos trabalhos”, continuou Paulo Vitor.
Para ter acesso ao campo de jogo é preciso ser credenciado pela AMCE (Associação Mineira de Cronistas Esportivos), Arfoc Minas (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais) e Abrace (Associação Brasileira de Cronistas Esportivas. No caso do Mantiqueira a credencial é da Arfoc Minas.
No jogo, sem ver o jogo - Muitas pessoas pensam que um fotógrafo dentro do campo tem o privilégio de assistir a partida do melhor lugar do estádio. Enganam-se. Diferente dos comentaristas esportivos, que vêem os lances em um campo visual maior, os fotógrafos limitam-se a ver as jogadas no visor ocular de suas câmeras, esperando o momento certo de conseguir os melhores ângulos. No fotojornalismo esportivo o profissional precisa ter um entendimento claro de esportes, pois fica mais fácil capturar a real essência do momento, de uma lance, de uma expressão, de uma comemoração. É isso que vale a pena fotografar.
“Ver o desempenho da equipe do Mantiqueira, em campo, divulgada em massa no Estado de Minas, e até mesmo no território nacional, é gratificante. Mostra que nosso trabalho é aceito de forma profissional entre os grandes meios comunicação de mídia impressa e de internet”, disse o fotógrafo Luciano Santos.

Nenhum comentário: