quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Pilotos de Poços disputam Brasileiro de Parapente

 Poços de Caldas,MG - Dez pilotos de Poços de Caldas começam no próximo domingo, 1, a disputa da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente. A competição será disputada em Governador Valadares até dia 8. A equipe do Clube de Voo de Poços de Caldas é a atual campeã e tenta manter o título em Valadares. Poços será representada pelos atletas Cássio Sarti, Cristiano Ricci, Elton Trubiani, Gilberto Raposo, Isabel Cristina, Kleber Contini, Lucas Carvalho, Luis Gustavo, Odair Rabelo e Walter Oliveira. O grupo conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes.
O piloto Cristiano Ricci conta que vem se preparando forte para a competição e vai brigar pelo título em Valadares. “Fiz uma preparação física na Academia Nafar com um treinamento totalmente voltado para o voo livre. Na rampa treinamos da melhor maneira possível e acredito que todos os integrantes da equipe estão muito bem para representar a cidade”, disse Ricci. Durante a preparação realizamos simulações das provas do campeonato. Ricci destaca o entrosamento como um dos pontos fortes da equipe de Poços de Caldas. “A expectativa para o clube e para a cidade é a manutenção do título conquistado no ano passado, esta é sem dúvida a principal meta”, disse ele. No individual o atleta acredita que todos os pilotos de Poços de Caldas podem ser campeões em suas categorias. “Já bati na trave várias vezes, no ano passado quando fiquei em terceiro lugar, agora quero mais. Me sinto preparado para ser campeão”, falou Ricci.

 O  campeonato

O Brasileiro é disputado em duas etapas, sendo que a segunda acontece apenas no final do ano. Nesta etapa de Valadares a expectativa é de  120 pilotos do Brasil e outros países da América do Sul estejam presentes. Os voos acontecem no Pico do Ibituruna. Os vencedores vão receber medalhas e troféus, de acordo com a classificação de cada um. Um prêmio de R$ 10 mil dividido entre as categorias com todos os pilotos.
A movimentação começa no domingo às 9 da manhã, com a saída dos ônibus, da praça da cidade até o Pico do Ibituruna. Os competidores devem conhecer as áreas de voo e sem seguida começam as decolagens.
Após a decolagem, por volta das 2h é dada a largada para o início das provas. O campeonato neste ano tem a chancela da FAI, Federação Aerodesportiva Internacional e os pilotos pontuam para o ranking mundial.
Os resultados das provas do dia serão divulgados no site, a partir das 21h. A competição é organizada pela Associação Brasileira de Voo Libre (ABLV), em parceria com a Associação de Voo Livre Ibituruna.

Espírito de equipe

Walter Oliveira conta que vai ao campeonato com boas possibilidades de vencer, porém, quer ajudar a equipe a manter o primeiro lugar conquistado no ano passado. “Participei da campanha vitoriosa de 2014 e agora treinamos muito para repetir o feito. Simulamos tudo o que pode acontecer no campeonato”, disse Walter Oliveira. “Todos os pilotos que disputam o evento são bons e isto torna o grau de dificuldade muito grande”, disse ele, ressaltado que o grupo conta apenas com apoio da Secretaria de Esportes e nenhum integrante tem patrocínio pessoal. “Vamos a Valadares por gostar mesmo do esporte, pois não existe apoio algum de fora”, finalizou Oliveira.
Outro piloto que está ansioso para a competição começar é Rinaldo Marcondes, que disputa o Brasileiro pela segunda vez.  “Estou indo para aprender, voar com o pessoal, sem compromisso de resultado. Vou correr por fora, como se diz por aí, serei a zebra. Se pintar uma boa colocação vou ficar muito feliz”, disse Rinaldo.

Nenhum comentário: