domingo, 16 de maio de 2010

Álbum da Copa vira sensação entre colecionadores

(Matéria de Alex Silva/Mantiqueira) - A 25 dias da Copa do Mundo, uma mania vem tomando conta das bancas de jornais de Poços de Caldas, que ficam rodeadas de crianças, adolescentes e adultos atrás das figurinhas que faltam para completar o seu Álbum Oficial do Mundial 2010.
O pequeno Matheus Silveira Souza, junto com o pai, o vigilante Eldis Soares de Souza, pela primeira vez foi fazer a troca de figurinhas e estava animado em busca dos jogadores que faltam. “Comecei a colecionar as figurinhas da Copa este mês e estou atrás da do Kaká, que é mais difícil, o time de Portugal tem saído bastante. Gosto muito de futebol e minha prima me incentivou a colecionar o álbum, depois que vi ela terminando o dela resolvi montar o meu”, disse o garoto de 9 anos.
Já seu pai diz que a brincadeira faz relembrar a infância. “Está sendo legal, é um passatempo bem prazeroso. Estamos nos divertindo juntos e reaprendendo de novo esta brincadeira, lembrando do tempo de infância”, disse o pai, que na última semana gastou cerca de R$ 60 em figurinhas.
E a brincadeira não fica restrita aos meninos e seus pais, diversas garotas também colecionam o álbum. Um exemplo é a estudante Amanda de Oliveira Franco, 11 anos. “Há uma semana estou colecionando o meu álbum e fui incentivada pelo meu irmão, que ficou falando na minha cabeça. Mesmo não gostando de futebol eu faço a coleção e estou adorando e todos os dias vou trocar as repetidas, pois o Adriano é o mais difícil de sair”, disse a garota.
O professor de inglês Matheus Cirilo Magalhães, 20 anos, é um exemplo de quem faz desta mania um hobby. Há várias Copas ele faz coleção. “Coleciono meu álbum há duas semanas e estou achando muito legal e é uma coisa que não tem idade para participar. Eu coleciono desde moleque e da Copa de 1994 até hoje tenho todos os álbuns. Acredito que antes de chegar a competição deste ano muitos já estarão com seus álbuns completos”, relatou o jovem.
Quem também está gostando desta brincadeira são os donos de bancas de jornal, pois vêm registrando crescimento considerável nas vendas. “O movimento aumentou bastante, em média são vendidos cerca de três mil pacotes/dia, mas isso é porque a distribuidora não consegue suprir a demanda. Todos os dias temos uma procura muito grande e já está faltando, acredito que se a distribuidora entregasse mais venderíamos mais de 10 mil pacotes por dia”, disse a vendedora Adriana Goulart.
Ela, que já se acostumou com o movimento da troca de figurinha, relata que com a aproximação da Copa o movimento tende a aumentar. “Aqui o movimento é muito grande e no período da tarde virou ponto de troca, muitos chegam até a vender, principalmente a do Kaká, a mais procurada. Acredito que com a aproximação da Copa irá aumentar bem mais o movimento e estamos até tentando negociar com a distribuidora para que nos enviem mais pacotes. Isso se tornou uma brincadeira que está motivando as pessoas, seja homem ou mulher, garotos de 3 anos e até senhores de 90 anos”, falou Adriana.
Quem pretende colecionar o álbum pode preparar o bolso, pois para completá-lo poderá gastar em média R$ 100, isso sem tirar repetidas. O álbum, que contém 640 cromos, custa R$ 3,90 e cada pacotinho com 5 figurinhas tem o valor de R$ 0,75.

Nenhum comentário: