terça-feira, 11 de maio de 2010

Atleta de Poços é vice-campeão brasileiro de Jiu-Jitsu

O lutador Tarcísio Santos, categoria faixa azul, master, disputou, na última sexta-feira, o Campeonato Brasileiro da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo e acabou sagrando-se vice-campeão. A competição foi realizada em São Paulo, no ginásio do Ibirapuera. O atleta de Poços, que treina na academia Ativa Jiu-Jitsu Team, fez três combates e foi derrotado na final de sua categoria por apenas uma vantagem de diferença. A derrota foi para um representante da cidade de Taubaté. Numa disputa de jiu-jitsu, cada golpe encaixado no adversário conta como ponto. No caso de empate, as vantagens obtidas durante o combate definem o vencedor. Tarcísio estava em vantagem e, faltando apenas 10 segundos para o final do duelo, o adversário passou à frente e tirou o título do atleta de Poços. “Fiquei satisfeito com o resultado já que meu adversário, além de um grande atleta de jiu-jitsu, tem ainda alguns títulos de vale-tudo”, contou Tarcísio Santos.
Ele ainda competiu na categoria absoluto e chegou à semifinal, quando acabou sofrendo uma queda, machucando o braço. Ficou de fora do restante da competição, mas mesmo assim terminou na terceira colocação, uma excelente classificação também na categoria absoluto. “Infelizmente sofri esta contusão. Meu braço saiu do lugar. Eu mesmo o estiquei com força e acho que ele voltou ao lugar, mas os médicos me aconselharam a tirar radiografia para saber realmente a gravidade da contusão”, contou ele.
Com o resultado obtido no Brasileiro, Tarcísio conseguiu índice para disputar o campeonato mundial que será realizado em julho em São Paulo.
“Mesmo com esta nova lesão quero treinar firme e estar neste mundial. Estou me sentindo bem e tenho chances de ir bem na competição”, conta o atleta que vinha de um período afastado do jiu-jitsu. “Parei em 2005 e voltei a treinar com o Cristiano. Ele estava nos Estados Unidos, voltou para Poços no final do ano e me chamou para treinar. Resolvi aceitar o convite e desde janeiro estava treinando exclusivamente para este campeonato brasileiro”, disse. Tarcísio treina às segundas e quintas e aos domingos e é orientado pelo professor Cristiano Bertoluci. A academia Ativa conta atualmente com cerca de 20 alunos.
Tarcísio conta que para participar do Brasileiro em São Paulo não teve nenhum apoio. Ele mesmo bancou a viagem, juntamente com os amigos da academia que ajudaram no transporte. Ele arcou com a maioria das despesas. “Paguei a inscrição que não foi barata e fui de carro com o pessoal da Ativa. Inicialmente meus planos era ir para São Paulo de moto e sozinho. Se eu tivesse ido teria problemas na volta já que machuquei o braço e seria difícil pilotar”, conta ele, que lamenta a falta de apoio que o esporte especializado na cidade vem enfrentando. “Fomos para São Paulo sem apoio algum. Ficamos sabendo que o pessoal da Grace Barra, outra academia de Poços que esteve presente no Brasileiro, também não teve apoio e os atletas dormiram em alojamentos apertados. Acho que deveríamos ter mais ajuda para competições importantes pois estamos levando o nome da cidade”, lamenta Tarcísio.
O treinador Cristiano destaca a força de vontade de seu atleta. “Hoje posso dizer que ele é um atleta de verdade. Passou a se dedicar mais, deixou de beber, deixou as baladas e tem a vida que um atleta tem que ter. Cuida da alimentação e se dedica ao máximo nos treinamentos”, elogia. Tarcísio conta que no final de 2009 estava completamente fora de forma e isto acabou também sendo um grande incentivo para sua volta ao esporte. “Hoje estou realmente colhendo os frutos de uma vida mais saudável, tendo o jiu-jitsu como principal meta. Além dos meus grandes incentivadores, o Cristiano e o Franciscano, tento seguir ao máximo os treinamentos para me manter como um atleta de alto nível e ter uma vida saudável”, finaliza Tarcísio.
Além da Academia Ativa, Poços esteve presente no Brasileiro com a Academia Gracie Barra e Paulão Rezende.

Nenhum comentário: