domingo, 30 de maio de 2010

XXIII Aberto de Golfe de Poços de Caldas

O Poços de Caldas Golfe Clube está recebendo, neste final de semana, um dos torneios mais importantes do seu calendário. Desde ontem, aproximadamente 90 golfistas de diversos clubes do Brasil, todos afiliados à Federação Paulista, buscam completar o percurso no menor tempo possível neste esporte que volta a ser olímpico no Brasil em 2016. O campo local tem nove buracos e os atletas precisam de duas voltas para completar uma partida.
O Aberto de Poços de Caldas é realizado sempre na mesma época do ano e vale pontos para o ranking paulista por handicap índex. Esporte que alia muita concentração com técnica, o golfe tenta afastar a fama de elitizado. “Infelizmente o golfe tem este estigma mentiroso. Em Poços de Caldas não é bem assim. Praticar golfe na cidade não é caro e os equipamentos são bastante acessíveis”, conta Horácio Maldonado, professor do Poços de Caldas Golfe Clube.
A competição que movimenta este final de semana reúne nomes importantes no cenário nacional, com vários jogadores que estão entre os cinco melhores do ranking.
Pedro Luca, Jorge Chan, João Cesar Tomazeli e Antônio Carlos Padula são alguns dos exemplos. Todos eles são líderes em suas categorias e favoritos na disputa do Aberto.
“O torneio está muito bom, com um grande organização, enfim, tudo está perfeito. O campo é excelente, o tempo contribuiu e o nível técnico é muito bom. Tudo contribuindo para um final de semana espetacular em Poços de Caldas”, disse Marcos Antônio, da cidade de Campinas.
Em meio aos competidores de outras localidades, Poços de Caldas também tem muitos representantes na disputa, de várias faixas etárias. O Jovem Mateus é uma das esperanças do esporte local. O atleta conta que apesar da pouca idade já treina há bastante tempo no clube de Poços e sonha com grandes torneios no Brasil e exterior. “Este torneio está bem organizado e com bastante competidores e é bacana eventos assim na cidade pois temos chances de estar ao lado de grandes jogadores e podemos aprimorar nossas técnicas”, conta Matheus.
Segundo Maldonado, seis a sete competidores são favoritos ao título. “Este torneio, por fazer parte do calendário oficial da Federação Paulista é extremamente importante. Estamos com um volume grande de competidores mas tudo está dentro das expectativas”, disse. Para o professor, o golfe local está em franca evolução, com bons nomes. “Podemos destacar Eder Cisternas, Matias, o Mateus, que num futuro próximo vai se destacar no esporte e vejo estes nomes locais com muito carinho e com condições de evolução”, comentou Maldonado.
O Aberto de Poços de Caldas terá novamente um domingo movimentado. As partidas estão previstas para ter início por volta das 6h30 e o encerramento será às 18h, quando serão conhecidos os campeões.
Eder Cisternas é um dos fortes candidatos ao título. O atleta é de Poços de Caldas e um dos competidores mais talentosos clube. Além da premiação do evento, um atrativo está se destacando. Um dos patrocinadores do torneio estará doando um carro Focus Flex ao golfista que conseguir realizar um hole in one no buraco 4 (outro buraco não dá direito ao prêmio). Hole in one é a tacada perfeita em que o atleta acerta o buraco na primeira tentativa. O último golfista de Poços de Caldas que conseguiu tal feito foi Flavio Cançado, ano passado, em torneio que teve cobertura do Mantiqueira. O feito de Cançado foi bastante destacado na época, o que lhe rendeu uma placa no clube. A tacada é considerada quase impossível de conseguir.
A competição de ontem deixou em evidência o crescimento da participação das mulheres no golfe, um feito que acaba enchendo de expectativas o público feminino nesta modalidade dominada por homens. Cláudia Faus, que não disputou o torneio, é iniciante e recomenda o esporte a todas as mulheres da cidade. Estou há quase dois anos praticando, parei uma época, mas estou vontando agora. É um esporte difícil mas que vale muito a pena ser praticado. Infelizmente o golfe ainda é carente de mulheres mas vamos tentando aumentar este número e tenho certeza de que quem começa a praticar não para mais”, conta Cláudia. A jogadora tem aulas todas as quintas e joga aos sábados e domingos. “Logo terei handicap para participar de torneios importantes como este pois é muito bom estar atuando num esporte que tantos benefícios traz para as pessoas”, finaliza.

Nenhum comentário: