segunda-feira, 6 de agosto de 2018

ADEFIP comemora medalhas nos Jogos Escolares de Minas

Os atletas da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas conquistaram sete medalhas durante os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizado de 30 de julho a 4 de agosto, na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Esta é a 5ª participação da ADEFIP na competição paradesportiva estadual.

Com o apoio dos profissionais da instituição e do projeto Superar Limites no Paradesportivo, os pacientes da ADEFIP competiram nas modalidades Atletismo e Futebol de 7, conquistando medalhas em todas as provas. A atleta Isadora Mafra foi ouro em 250 metros e arremesso de peso e prata em 75 metros. A campeã foi a primeira mulher a participar de uma competição pela ADEFIP. Competindo em lançamento de dardo e de disco e arremesso de peso, João Guilherme Dias José conquistou ouro nas três participações.

Já os 5 jogadores do Futebol de 7 se consagraram campeões da disputa, garantindo a sétima medalha da ADEFIP. Além do resultado, o time formado por Otávio Miguel, João Guilherme Cauteli, Lucas Henrique, João Pedro Heldt e Tiago Henrique recebeu destaques individuais, como o de melhor jogador da partida 1, quando João Guilherme marcou quatro gols, e de melhor goleiro, uma vez que Lucas defendeu três cobranças de pênalti na final.

Segundo Alan Luiz Pereira, fisioterapeuta paradesportivo da ADEFIP, esta foi a melhor participação da instituição no JEMG, com recorde de medalhas e no número de atletas e profissionais envolvidos. “Todos os sete participantes foram incríveis e cumpriram perfeitamente os seus papéis enquanto atleta e equipe. São verdadeiros heróis e heroína”, conta.

O trabalho paradesportivo da ADEFIP teve início em 2012 por iniciativa do profissional de educação física Eraldo Sandi com o objetivo de incentivar a prática esportiva e promover a independência dos pacientes, já que o esporte está ligado as questões da saúde e do aprendizado. Hoje são desenvolvidas as modalidades Atletismo, Futebol de 7, Natação, Bocha e Tênis de Mesa, com treinamentos no Parque Municipal, na Caldense e na própria ADEFIP.

Para participar das competições, os atletas passam por avaliações individuais e recebem suporte antes, durante e após as provas, seguindo o protocolo de cada um deles. A equipe de apoio é formada por diversos profissionais da ADEFIP e pelos professores Leonardo Souza, Bruno Santos e Eraldo, sendo o último fundador e coordenador do projeto Superar Limites.

Como resultado, além das medalhas os pacientes ganham condicionamento físico, melhora na coordenação motora, aumento na distribuição da força, correção da postura, entre muitos outros benefícios, como conhecer pessoas de diferentes cidades, fazer novas amizades, se tornam mais independentes em suas atividades diárias, bem como aprendem a lidar com as diferentes situações e desafios de suas vidas.

“A ADEFIP considera fundamental garantir o acesso das pessoas com deficiência as atividades esportivas, devido aos vários benefícios que a prática proporciona”, garante Ana Paula Tranche, presidente voluntária da associação. “O esporte é muito importante para o sentimento de que tudo é possível dentro das limitações. Juntos somos mais!”, acrescenta.

Sobre a ADEFIP

A Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP) é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 8 de junho de 1987 e reconhecida com os títulos de utilidade pública municipal, estadual e federal. Ao longo do tempo se tornou uma das principais associações do município ao prestar atendimento a diversos pacientes por meio dos quatro grandes Centros: Reabilitação Multidisciplinar, Inclusão Escolar, Capacitação e Inclusão Profissional e Paradesportivo, Arte e Dança Adaptada. A ADEFIP é financiada por meio de doações e através de parcerias com órgãos públicos, empresas e instituições.

Nenhum comentário: