quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Com sete atletas de Poços, Brasil é campeão sul-americano de cricket

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - As meninas do cricket brasileiro fizeram história no Campeonato Sul-Americano, disputado no último final de semana, em Bogotá, Colômbia. Com um sistema de jogo que não deu chances para seus adversários, as brasileiras venceram seus compromissos com uma facilidade impressionante e trouxeram o título para casa. No time campeão, destaque para as poços-caldenses formadas nos projetos da cidade. Alice Teodoro, Renata Souza, Roberta Avery, Lindsay Mariano, Laura Agatha, Gabriela Silva e Júlia Faustino voltaram para Poços de Caldas comemorando a conquista. Elas são o retrato do trabalho que está sendo desenvolvido na cidade pelo professor Matt Featherstone, que também é treinador da seleção brasileira. Ele está colocando o cricket praticado no Brasil em um patamar bastante elevado. “Foi fantástico, demais, sinceramente não esperava que nossa participação no campeonato fosse tão boa. Estou muito feliz por tudo que nossa seleção jogou”, falou Featherstone. Para ser campeã a seleção brasileira venceu Peru, México e Chile. “Foram vitórias tranquilas com mais de 100 pontos de vantagem. Parecia que apenas um lado estava jogando, mas era isto mesmo que eu queria. Foi muito bom mostrar serviço para o pessoal do cricket mundial e eles viram o quanto a seleção brasileira está melhorando e poderá fazer frente contra os principais times do mundo”, falou Matt Featherstone, que ressalta que o melhor jeito de mostrar a evolução foi ir para um campeonato importante e vencer como venceu, jogando muita bola e passando por cima dos adversários.
Matt Featherstone conta que depois do campeonato recebeu ligações de várias partes do mundo parabenizando e alguns até duvidando dos placares dos jogos. “Falei para eles que foi tudo isto mesmo, que jogamos muito bem e vencemos com muita facilidade. Conto que fomos até muito camaradas e deixamos que eles marcassem alguns pontos, caso contrário poderiam ter pedido de zero”, brincou o professor.

Competição

Matt Featherstone recebeu ontem uma ligação de representantes da seleção alemã interessados em jogar contra o Brasil em São Paulo. A Argentina também está interessada e pode ser que aconteça em novembro, na capital paulista, um jogo entre Brasil, Argentina e Alemanha. Outra seleção interessada em enfrentar o Brasil é o Canadá. “Consegui o objetivo principal que era chamar a atenção para o nosso time brasileiro. Agora estamos recebendo convites para enfrentar times maiores, melhores e isto é motivo de muito orgulho. Só vamos conseguir melhorar enfrentando seleção de maior potencial”, falou Matt Featherstone. Além do título, a equipe brasileira conseguiu vários prêmios individuais.

Ranking

Pela primeira vez uma competição sul-americana valeu pontos para o ranking mundial. Com o título, o Brasil deverá subir significativamente, porém, vai demorar um pouco até que aconteça a divulgação deste ranking.

Projetos

 O fato de ter sete jogadores de Poços de Caldas entre as campeãs foi destacado por Matt Featherstone, que exalta os trabalhos que estão sendo realizados nos projetos da cidade. “Nossos projetos vêm revelando um nível muito alto de jogadores e temos ainda novos atletas que logo estarão no grupo representando o Brasil. Fico imensamente grato por tudo que vem acontecendo no cricket e devo muito este crescimento aos jogadores revelados em Poços”, falou o professor, que destaca o importante apoio conseguido de empresários da cidade. “Quero agradecer especialmente ao Dante do Hotel Minas Gerais porque sem o apoio dele a gente não conseguiria ir tão longe. Ele abraçou o cricket, nos dá um apoio muito grande e que faz as coisas acontecerem. Temos vários apoiadores, mas o Hotel Minas Gerais está fazendo uma diferença muito grande. Fiz questão de me encontrar com ele, dar um abraço, pois o crìcket está crescendo tanto é graças à Lei de Incentivo ao Esporte e ao Hotel Minas Gerais”, falou Matt Featherstone, que destaca ainda o apoio da prefeitura, DME, Moradia e Cidadania da Caixa Econômica Federal, Associação Atlética Caldense, ICC - Mundial de Cricket. “Uma pessoa não consegue fazer tudo, mas unidos conseguimos nos fortalecer cada vez mais”, finalizou Matt Featherstone.

A seleção brasileira masculina também esteve no Sul-Americano e terminou na quarta colocação dentre as oito participantes.

Nenhum comentário: