quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Mulher prova que a cura pode vir pelo amor ao esporte

Atleta, Carina Lujan sempre encontrou na corrida uma válvula de escape para os problemas cotidianos. Até que, em abril desse ano, foi diagnosticada com câncer de mama e, ao invés de se abater, buscou no amor da família e na atividade física com amigos formas de lutar contra a doença.

Três vezes por semana, Carina realiza caminhadas com a turma “As Marias”, grupo de atividade física, de convívio e terapia para mulheres, que realizam caminhadas por trilhas e ruas, dando apoio e incentivo umas às outras. As caminhadas fazem parte do projeto Manhã pela Vida e não poderia haver nome melhor do que algo que está ajudando Carina a lutar por sua própria vida.

Odontopediatra de formação, Carina sempre foi atleta. Há 10 anos, para perder peso após duas gravidezes, ela começou a correr e, a partir daí, fez da corrida um modo de vida, ganhando muitos amigos e se destacando nas provas. 

“Faz mais ou menos 8 anos que eu estou acompanhando alguns problemas na mama e meu médico sempre apoiou a corrida. Eram cistos na mama  que eu tinha e ele falava que, enquanto eu corresse, eu não precisaria operar. Com isso, eu comecei a encarar a corrida, não só como uma terapia, mas também como uma prevenção na parte de doenças. A corrida, para mim, sempre ocupou uma parte muito importante do meu dia a dia. Através dela, eu conseguia relaxar e solucionar problemas que estavam me incomodando”, conta Carina

O diagnóstico

Esse ano, no mês de abril, através da mamografia e da ultrassonografia, Carina descobriu que estava com câncer de mama. Foi diagnosticada aqui em Poços de Caldas, mas, como sua família é de Barretos, foi para lá fazer o tratamento.

“Desde o início eu falava para o médico: ‘doutor, eu quero voltar a correr’ e, na hora que eu estava entrando no centro cirúrgico, ele falava para mim: ‘olha Carina, encara todo esse tratamento como se fosse uma maratona, cada quilômetro é uma etapa do tratamento que você vai vencendo, cada quilômetro é uma superação para você, até chegar na reta final, que será a última quimioterapia. E assim eu vou indo, a quimioterapia que eu faço eu agradeço e falo: ‘completei mais um quilômetro da minha corrida’, cada dia que acordo eu agradeço a Deus por mais um passo que estou dando”, conta Carina, mostrando a força de quem não tem medo de encarar seus problemas.

Nenhum comentário: