quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Atletas paralímpicos de Poços voltam dos Jogos Escolares com 20 medalhas na bagagem

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - O esporte paralímpico de Poços de Caldas tem mais um grande feito para ser comemorado. A equipe está voltando dos Jogos Escolares Paralímpicos, disputados na cidade de Uberaba, com 20 medalhas, número bem maior que as 11 conquistadas na disputa passada. A equipe ganhou ouro no atletismo, natação e futebol de 7. O professor Eraldo Sandi dos Santos, coordenador dos Projetos Superar Limites e Desafiando Limites, foi o técnico do atletismo de Minas Gerais nos jogos comemora o feito dos heróis de Poços de Caldas. “Há oito anos que nossas equipes vão aos Jogos Escolares de Minas Gerais e esta participação é muito importante para nossos alunos terem a oportunidade de vivenciar o esporte paralímpico. Eles estão treinando, muitos iniciando dentro de nossos projetos pelas instituições AACD, AADV e Adefip e os resultados que eles trazem para Poços é o fruto de muito treino e vontade de todos que estiveram lá”, falou Sandi. Poços seguiu para Uberaba com a maior delegação de todos os tempos. “Fomos em um grande número de atletas e conseguimos o maior quadro de medalhas da nossa história. O resultado é bastante expressivo e mostra que estamos no caminho certo. Estou muito feliz com todos os resultados obtidos por nossos atletas e agora é aguardar ansiosamente a convocação para as Paralimpíadas Escolares”, disse o professor. A convocação para o evento nacional deverá acontecem em 15 dias e muitos dos atletas de Poços que estiveram em Uberaba devem ser chamados para representar Poços de Caldas nos jogos que acontecem em novembro.

Destaques

O futebol de 7, que esteve pela primeira vez nos jogos, foi campeão com uma grande vitória sobre Belo Horizonte. A equipe contou com os atletas João Pedro, Otávio, João Cauteli, Lucas e Thiago. Já o goalball, masculino e feminino, se classificou automaticamente para as Paralimpíadas Escolares, já que não aconteceram jogos da modalidade devido à falta de atletas. “Natação e atletismo foram sensacionais e tiveram excelentes resultados e, independente da convocação, tenho certeza de que nosso esporte é um sucesso absoluto pois nossos atletas deram o máximo de si, superaram limites, conquistaram grandes medalhas. Estamos voltando para Poços de Caldas orgulhosos e sabendo que o trabalho é este mesmo, está no caminho certo. Fico muito feliz e sei que tudo isto que está acontecendo é muito importante para o futuro paralímpico destes garotos de ouro”, finalizou Sandi.


Alguns resultados

Luis Guilherme foi campeão no arremesso de peso, segundo colocado na corrida 75 e segundo colocado na corrida 75, Ana Clara foi terceira colocada na corrida 1000, Isadora sagrou-se campeã no arremesso de peso, campeã na corrida de 75  e segunda colocada na corrida 250, Mônica foi campeã na corrida 60, campeã no arremesso de peso e campeã no lançamento de pelota, Eric Rezende foi campeão no arremesso de peso, campeão no arremesso de disco e campeão no lançamento, João Guilherme foi campeão no arremesso de peso, campeão no arremesso de disco e campeão no lançamento. Finalizando, Isabel Maimone levou os títulos da natação. Ela foi campeã nos 100 metros livres, 100 metros costas e 200 metros medley.

 Família

Um dos fatores que ajudam no sucesso do projeto é o apoio dos pais. Alguns estiveram com a delegação em Uberaba. Michele Cristina, mãe do atleta João Guilherme, da Adefip, falou sobre a importância do esporte para o filho. “O esporte está sendo muito bom para o desenvolvimento do João Guilherme e espero que ele continue na atividade. Ele está muito feliz e eu também. O projeto vem sendo muito bom para todas as crianças e sinto que meu filho está bem melhor a cada dia que passa e ele quer treinar cada dia mais. Sinto que o esporte se tornou um grande incentivo para ele crescer cada dia mais”, falou Michele.

Os projetos

Os projetos Superar Limites e Desafiando Limites foram criados pelo professor Eraldo e contam com o patrocínio direto do grupo DMEE e incentivo institucional da prefeitura, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, sendo incentivado pela Unimed e Instituto Donato de Oftalmologia, apoiado pela Secretaria de Esportes e realizado em Poços de Caldas nas seguintes instituições assistenciais: Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas (AADV), Associação aos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) e Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Nenhum comentário: