sábado, 18 de agosto de 2018

Associação de Ciclistas de Poços será lançada em setembro

Delma Maiochi
delmaiochi@hotmail.com

 Poços de Caldas, MG - Promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas áreas urbanas e rurais é uma das propostas da Associação de Ciclistas de Poços de Caldas (ACPC), que terá seu lançamento oficial dia 2 de setembro, a partir das 11h, na Cervejaria Gonçalves.
De acordo com o coordenador geral da ACPC Arison Danziger Darroz Siqueira, alguns fatores influenciaram a formação de uma associação a favor dos ciclistas.
“Poços é uma das cidades com maior número de ciclistas do Brasil, em torno de 2 mil praticantes deste esporte. É nítido visualizar a quantidade de pessoas que andam de bicicleta na cidade, principalmente no final de semana. Outro fator é que Poços, no cenário mundial do ciclismo, é uma das cidades com maior número de atletas profissionais com representatividade, como Renato Rezende, Sherman, Rubinho, Gijo. Além disso, Poços é uma das únicas das cidades do Brasil que agrega todas as modalidades do ciclismo, mountain bike, BMX, speed, downhill. Levando isso em consideração, pensamos que era necessário ter uma associação que representasse todos os amantes do ciclismo. Sem contar as nossas belezas naturais invejáveis - montanhas, matas, plantações, cachoeiras – que atraem praticantes de competições, de trilhas e passeios. Precisamos de uma entidade que dê suporte os ciclistas perante a sociedade, perante o poder público, para garantir infraestrutura e segurança a todos que utilizam a bicicleta, desde o atleta profissional até o trabalhador, passando pelos que passeiam nos finais de semana ou que usam o veículo mais esporadicamente. Todos têm direito de circular de modo seguro. O intuito é a ciclomobilidade”, explana Siqueira.
De acordo com ele, Poços tem em torno de 15 grupos de ciclistas e a intenção é reunir essas pessoas em uma instituição que possa escutá-las, representá-las perante o poder público e no setor privado. “A instituição quer abranger todas as pessoas que andam de bicicleta, os que vão trabalhar, os que passeiam, os que possuem bicicleta sem marcha, o atleta profissional ou quem está começando a pedalar. A Associação quer valorizar o ciclismo e os ciclistas, fomentando o turismo através de rotas e trilhas, trabalhar para a realização de novos eventos e competições, gerar ações de educação no trânsito, estimular o respeito ao ciclista e promover a bicicleta como meio de transporte. Vamos trabalhar por melhorias nas ciclovias existentes e desenvolver junto aos órgãos públicos um plano de mobilidade urbana, aumentando a ciclovia e prevendo a instalação de ciclofaixas.

Projetos

O coordenador diz que já existem vários projetos em discussão, como educação entre os ciclistas para que se reciclem e educação nas escolas, mostrando a prática e os benefícios do esporte a crianças e adolescentes, além de realização de palestras em instituições de pessoas dependentes químicos, na tentativa de atrai-los para a prática do ciclismo. Segundo ele, o objetivo é estimular e realizar projetos e atividades educativas, culturais, ecológicas e sociais para o aprimoramento da mobilidade ciclística.
“Vamos encabeçar com a prefeitura a conexão entre alguns bairros através de ciclovias. Criamos uma comissão com três coordenadores da associação, que vai auxiliar neste processo de ciclovias em Poços. Vamos promover diversos eventos, entre as famílias, noturnos, de recuperação de bicicletas.
Traremos para a cidade uma parceria para fornecer selos de registros de bicicletas, aumentando assim a segurança contra roubos. Um dos objetivos principais é tornar Poços de Caldas um polo mundialmente conhecido pelo ciclismo, temos clima e áreas para prática e treinamentos”, finaliza ele.

Componentes

A Associação de Ciclistas de Poços de Caldas terá com coordenador geral Arison Danziger Darroz Siqueira, coordenador administrativo Ricardo Alves Ferreira, coordenador financeiro Luiz Felipe de Carvalho Opipari, coordenador de fomento Gustavo Rocha Araújo, coordenadora jurídica Evanildes
Aparecida Seralini. No Conselho Fiscal vão atuar como membros efetivos Flávio Jacinto do Lago, Rodinei Bertozzi de Carvalho, Thiago Luz de Souza e como suplentes Felipe Paiva Togni e Mônica de Oliveira Albino Freitas.
Além dos coordenadores, diversas outras pessoas farão parte do Conselho Consultivo.

Nenhum comentário: