terça-feira, 21 de agosto de 2018

Judoca de Poços é bi-campeão paulista sub-13 em São Carlos

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Foi realizado na cidade de São Carlos no último sábado, dia 18, a final do Campeonato Paulista nas categorias sub-11 e sub-13. Poços de Caldas esteve presente representado por quatro alunos do Projeto Judô Móvel.
A pequena Érika Suzuki, que estreou no evento,  subiu de categoria e mesmo sem estar totalmente adaptada fez duas boas lutas, mas não chegou às finais. “Nossos atletas do sub-13 tiveram também muitas dificuldades desde adversários fortes ou descuidos pela própria grandeza do evento”, disse o sensei Elton Fiebig.  Mariana Pontara, competindo até 47 kg categoria médio, viu rivais que havia vencido na última semana chegarem na final. No seu primeiro confronto, ansiosa e com larga vantagem sobre sua adversária, aplicou uma técnica rodando sobre a cabeça e acabou desclassificada “Essa atitude não pode ser contestada por que visa manter a integridade física do atleta e tenho certeza que mesmo não sendo de propósito serviu de aprendizado”, disse Fiebig. Vinicius Araújo Raimundo, lutando até  52 kg meio pesado, fez cinco confrontos. Ele venceu os dois primeiros, porém nas quartas de final, quando estava vencendo o combate para ir para semifinal foi surpreendido. Na repescagem venceu uma e na confirmação, em luta polêmica, acabou ficando em quinto lugar, Vale destacar que Vinícius nesta temporada foi medalhista na Copa São Paulo e vai representar Minas Gerais nos jogos Escolares em Belém.

O campeão

Bernardo Pontara, peso leve até 38 kg, foi o grande destaque ao conquistar o título do evento. Após cinco lutas muito fortes ele foi  vencendo um a um seus adversários e trouxe para Poços seu bi-campeonato no Paulista. Pontara já havia sido campeão em 2016.  Agora o campeão se prepara para novos desafios. Ele  representará São Paulo no Campeonato Brasileiro na cidade de Campo Grande -MS em setembro. O evento dá vaga para a seleção de base e a chance de participar do Campeonato Pan-americano, que ainda será confirmado. 
“É importante ressaltar que essas crianças levam uma vida regrada com treinos diários em dois períodos, cuidam do peso com dieta e o principal, contam com apoio dos pais que também praticam a modalidade e vivem juntos os sonhos dos filhos. Temos que agradecer a muitas pessoas, entre elas o professor Danilo Pietrucci, que nos dá condições de lutar no Estado de São Paulo, aos apoiadores do Projeto através da Lei de Incentivo o Hotel Carlton Plaza, Academia Korpus, que nos sede estrutura de treinos, a Secretaria de Esportes que apoia o projeto desde 2010. Resalto que  nada disso aconteceria se as crianças não quisessem e seus pais não apoiassem.
Nosso esporte além de trazer a saúde e educação une as famílias”, falou Fiebig. 

Nenhum comentário: