Já foram realizadas duas etapas do Mitsubishi Outdoor e a equipe poços-caldense Judá Nóis vem sendo um dos destaques da temporada. O grupo, formado por Paulo Roberto Sales, piloto e chefe do time, Carlos Eduardo Salles, piloto, Sandro Cancian, piloto, Paulo Sales Júnior, navegador, Gláucio Perón, segundo navegador e Henrique Pessoa, suplente de navegação, conquistou dois terceiros lugares nas etapas de 2010.
Para Paulo Sales Júnior, a temporada promete muito para a “Judá Nóis”, já que a equipe está empenhada em participar de todas as provas. “Nosso time está bastante motivado, principalmente agora com os bons resultados alcançados em São Pedro e Uberlândia”, disse ele. A equipe está em busca da liderança mas, segundo Paulo, as dificuldades são grandes. “As equipes estão cada vez mais competitivas, todos estão empenhados, a briga nesta temporada está realmente muito acirrada”, disse ele, que destacou que dentre as mais de 50 equipes que estão na competição, oito brigam de igual para igual pelo primeiro lugar. Segundo o navegador, existe uma busca por melhorar as estratégias, em equipamentos de controle de velocidade, além de um grande conhecimento de GPS. Ele comenta que este ano, entre as inovações, existe uma prova em que o competidor precisa encontrar uma pequena caixa no meio do mato e sem saber como usar o GPS não tem como completar a tarefa. “Para esta prova é preciso um GPS de precisão pois senão você nunca vai encontrar a caixa. Certa vez ficamos duas horas subindo montanha no meio do mato e não achamos. Na época estávamos apenas com o GPS do carro e não teve jeito mesmo”, disse Paulo, que ressalta que é preciso investir em tecnologia para se destacar no rally. Outra dificuldade apontada é manter o mesmo time em todas as etapas. Segundo ele, a distância entre os locais das etapas acaba prejudicando muito. “Competimos neste final de semana em Uberlândia, a próxima é Blumenau, depois vem Londrina, são distâncias longas, depende de muito dinheiro, tempo. Temos que sair na quinta à noite, chegar no dia seguinte e ainda participar da etapa e acaba sendo difícil reunir sete a oito pessoas dispostas a investir dinheiro e completar o time”, lamentou.
Devido às dificuldades apontadas por Paulo, o time quase não competiu em Uberlândia neste final de semana. Segundo ele, as dificuldades para juntar o grupo foram tantas que a confirmação da viagem para o triângulo mineiro foi em cima da hora. A equipe tem como base Paulo Júnior Salles, Gláucio Perón, Eduardo e Henrique, além de Paulo Roberto Sales, que estão em todas as etapas. De resto, o time conta com alguns competidores que ajudam a completar a equipe e participam das provas de aventura. “Todos dentro do time têm sua importância. Os pilotos mais experientes ajudam na estratégia, ver um mapa mais complicado, enquanto que os novatos são importantes na somatória dos pontos com seus desempenhos nas provas de aventuras”, disse.
Gláucio Perón, que nesta etapa de Uberlândia atuou como piloto, citou um caso de como a equipe é importante dentro da uma competição como o Mitsubishi Outdoor. “Cada um tem que estar dentro de sua função mesmo. O navegador tem que estar toda hora em cima do mapa, caso contrário ele acaba se perdendo. Em Uberlândia teve um momento que deixamos parte da equipe e no carro estávamos apenas eu e o Júnior. A gente tinha que passar por muita porteira e o simples fato dele correr para a porteira para abri-la e voltar ao carro gerou um cansaço que desconcentrou um pouco. Até você voltar a sintonizar e saber onde está leva alguns preciosos minutos”, disse Perón.
A equipe Judá Nóis conta com apoio da Poçostec, Biscoito Pedaço de Minas, White Martins Oximais, Chilli´s Steak House do Shopping Minas Sul e PP Caponi.
Outdoor em Poços de Caldas
Poços de Caldas recebeu ano passado, pela primeira vez na história, uma competição da Mitsubishi. Foi realizada na cidade uma das etapas do Mitsubishi Cup. A prova foi considerada tanto pela mídia especializada quanto pelos pilotos como a melhor e mais disputada da temporada de 2009. Segundo Paulo Sales Júnior, este sucesso pode trazer para Poços uma etapa também do outdoor. Segundo ele, existe vontade dos pilotos de vir para Poços e disputar nas belas trilhas locais uma das provas mais empolgantes da categoria. “Os organizadores realmente se encantaram com a realização da Cup em Poços. A cidade acolheu o rally de uma forma que outras cidades não o fizeram. A presença de público também foi bastante destacada e isto pode ajudar muito a termos também uma das etapas do Outdoor aqui nos próximos anos. Seria uma alegria muito grande para nós e um grande acontecimento para o esporte de Poços”, disse Perón. Se realizado em Poços de Caldas o rally de aventura poderia passar pelas cidades de Andradas, Caldas, Caconde, entre outras. Uma prova deste rally atinge um percurso de aproximadamente 200 km. “Nossa região é maravilhosa e uma prova do Outdoor seria um sonho”, completa Paulo.
Uberlândia
Neste final de semana a cidade de Uberlândia no triângulo mineiro recebeu o rally de estratégia, que cruzou o cerrado brasileiro, com provas que desafiaram a garra, coragem, disciplina e perspicácia dos competidores.
O Mitsubishi Outdoor Sudeste é a única modalidade no país que une rally de estratégia, tarefas esportivas e desafios culturais.
Entre os desafios esportivos destaque para a tarefa do lavapé (PC4) em que os competidores tinham que andar por cerca de 700 metros rio acima, tendo água pelo joelho e o mountain bike 2x1 (PC 5). "A prova da bike foi legal e exigiu uma sinergia muito grande entre toda equipe. O ciclista ficava num ponto, a equipe seguia por uma outra trilha e ambos se reencontravam mais adiante. O dilema da equipe era saber se arriscava realizar outra tarefa ou esperava", explicou Ricardo Perazeta, da equipe Omellet`s Rallye Team, categoria Extreme.
Baseado no fato da região ser um antigo garimpo de diamantes, surgiu uma das tarefas culturais que mais entusiasmaram as equipes "O Pantera cor de Rosa", baseado no mais famoso diamante já encontrado no mundo. Nela, os participantes contaram com a ajuda de um garimpeiro da região para "garimpar" réplicas de diamantes em meio ao cascalho do córrego Japão. O desafio foi encontrar três desses falsos diamantes em troca do carimbo. "A prova foi excelente, divertida demais e muito emocionante. Todo mundo participou. Aprender a garimpar foi muito interessante e saber como se tira uma pedra preciosa da tulipa é muito legal", explicou Marcelo Camargo, da equipe Nóis de Catalão - categoria Fun.
A equipe de Poços que competiu em Uberlândia foi composta por Gláucio Perón que saiu da navegação e foi o piloto, Paulo Sales Júnior, navegador 1, Carlos Eduardo Sales, piloto 2, e Henrique Pessoa, navegador 2. Yuri Almeida, Jorge Viana e Eduardo Rolim, que fez as fotos, completaram a equipe.
Classificação Geral - Uberlândia
Categoria Extreme
1° Equipe Futura Tintas Racing Team/Marcos Granado e Ricardo Stiepcich - 3749 pontos
2° Equipe Omellet`s Rallye Team/Ronaldo de Moraes e Fabio Rogério de Freitas - 3605 pontos
3° Equipe Juda Nóis/Gláucio Peron e Carlos Eduardo Sales - 3507 pontos
4º Speedy Gonzáles/Guilherm S. Teixeira e Fábio Eduardo de Almeida Bauer
5º Equipe Mit Lama/Júlio Lopez e Afonso Cels Ponzan - 2670 pontos
Categoria Fun
1° Equipe Butina Amarela/José Fernado Marques da Silva e Melissa Dantas S. Marques - 2531 pontos
2° Equipe Los Parceiros Perdidos/Carlos Alberto Passos Cabral Júnior e Régis Henrique Munarin dos Santos - 2238 pontos
3° Equipe Nóis de Catalão/Roberta Maria Hernandez e Dennis Hissao Kassa - 2216 pontos
4º Equipe Os Metralhas/Ricardo P. F. de Moraes e Lawrence Pereira de Albuquerque - 2195 pontos
5º Equipe Zebra Motorsport - Fabrício Serafim Abrantes e William Uzal Garcia - 2145 pontos
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