quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Observador técnico do Galo destaca qualidade de meninos de Poços

Poços de Caldas,MG - A cidade está sediando, desde ontem, um torneio escolinhas de Poços de Caldas, nas categorias sub-13 e sub-15. A competição amistosa é organizada pelo ex-técnico da Associação Atlética Caldense, responsável pela formação do time campeão mineiro de 2002, Zezito. Estão participando do evento a Coopoços, Bola na Rede, Zico 10/Coopoços, FutPoços, Maria Imaculada e Sporting Aphas. As partidas acontecem no estádio Benedito Bandola de Oliveira, o Bandolão.  “Pensamos em mais equipes participando, mas algumas não puderam vir, mesmo assim fiquei muito feliz com o resultado do projeto” disse Zezito. “Tenho bastante amizade na base do Atlético Mineiro e consegui trazer o João Paulo para avaliar os meninos. É uma pessoa de visão no futebol e foi muito satisfatório o resultado do seu trabalho, continuou Zezito.
O treinador está de sem clube no momento. Depois de passar pelo futebol do Paraná, Zezito vai passar o final de ano em Poços e depois analisará algumas propostas.

Olheiro
Apesar da pouca idade, 32 anos, João Paulo se mostra um grande estudioso do futebol de base. Em pouco tempo de contato com o olheiro do Atlético Mineiro deu para perceber o grande conhecimento em lapidar talentos. “Olha aquele garoto ali. É acima da média, joga muito bem, tem talento, só precisa ser trabalhado um pouco mais”, disse para a reportagem apontando para um garoto de uma equipe. João Paulo disse que tem boas chances de levar de dois a três meninos de Poços de Caldas para a Cidade do Galo. “Vi um zagueiro muito bom de bola, tem porte, sabe o que faz em campo, tem boas chances de seguir na carreira”, disse João Paulo.
Além de João Paulo, o Atlético tem outros dois observadores técnicos, o popular olheiro. Os profissionais do setor viajam o Brasil todo a procura de talentos observando várias categorias. Torneios foram do Brasil também são vistos por eles.
Sobre a passagem por Poços de Caldas, João Paulo disse que a estrutura da cidade é muito boa e poucos locais do Brasil se equiparam ao que ele viu aqui. “Poços de Caldas tem tradição em revelar talentos como o Marcus Vinícius, o Paulista, entre outros, e este torneio organizado pelo Zezito foi muito bem feito e pode render bons frutos”, disse o olheiro.  O garoto que for aprovado em Poços será levado para passar por avaliações e depois, se aprovado em Belo Horizonte, começa os treinos com os meninos que já estão no Atlético. “Garoto com cabeça boa certamente tem meio caminho andado, basta fazer o trabalho certo com ele que teremos um jogador”, disse João Paulo.
O trabalho será concluído hoje. Após os jogos, o olheiro conversará com os pais e professores dos alunos selecionados. “O futebol mudou muito e hoje se leva em conta a inteligência do jogador, a linha de passe. Está mais difícil achar o atleta. Os meninos ficam em casa, existe computador, video game, coisa que antes não tinha. Antigamente as crianças ficavam no campo de terra o dia todo e não tinha como não fazer o jogador. Hoje temos as escolinhas que ajudam um pouco, mas é preciso cuidado, e até um alerta. O pessoal da política precisa ajudar estas escolinhas. Não são todos os pais que possuem condições de pagar para o filho treinar e isto complica. Quando o poder público dá apoio fica muito mais fácil. Não é toda cidade que é igual a Poços. O Bandolão é um campo melhor que muitos estádios de times de terceira divisão do futebol mineiro, mas esta não é a realidade do Brasil. Não encontramos isto em todo lugar, por isto é preciso a intervenção do poder público na ajuda as escolinhas”, finalizou João Paulo.

Nenhum comentário: