quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Piloto olímpico quer voltar a competir por Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - O piloto olímpico de BMX Renato Rezende está de volta a Poços de Caldas. Depois de um período em Paulínia, Renatinho, que nasceu para o esporte na pista do parque municipal, está novamente morando na cidade e com projetos de competir por Poços de Caldas.
Segundo o atleta, os planos ainda estão no início, porém, na próxima semana ele deverá agendar visitas com o secretário de Esportes Albert Mareca e o prefeito Eloísio Lourenço para levar sua proposta. O ciclista, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Londres, disse que a principal meta é terminar a reforma da pista local. “Seria um sonho voltar a competir levando o nome de Poços de Caldas. Cresci aqui e não consigo mais ficar longe desta cidade”, disse Rezende, que é nome certo para brigar por uma medalha no Rio de Janeiro em 2016. Além dele, estão de volta a Poços o irmão Duda Rezende, campeão brasileiro de BMX, e Bruno Cogo, além de jovens promessas como Kaique Milani e Leonardo Rezende, também irmão de Renatinho. Todos planejam competir defendendo as cores do Bicicross Poços Clube. Outro nome que já vem disputando competições pelo clube de Poços de Caldas é Luciano Roque. “Sou muito grato por tudo que a cidade de Paulínia fez pelo crescimento da minha carreira, mas agora estou entrando em uma nova fase da minha vida e voltar para Poços de Calda faz parte deste projeto”, disse Rezende, que terá uma temporada bastante internacional. O atleta da seleção brasileira quer disputar o máximo possível de campeonatos fora do Brasil, onde terá pela frente como adversários os principais pilotos da modalidade. A intenção dele é que quando os jogos do Rio de Janeiro chegarem, esteja no mesmo nível técnico dos melhores ciclistas do planeta. “Vou ficar competindo fora do Brasil e voltando o tempo todo, por isto minha família retornou para Poços de Caldas, não tinha mais sentido ficar em Paulínia. Quero correr por Minas Gerais, que é onde fui revelado, e tudo que tenho devo muito a Poços de Caldas, agora que estou competindo em alto nível quero retribuir”, continuou o piloto, que tem algumas propostas de outras cidades, mas a prioridade é competir em sua casa mineira. “Quero conversar com o secretário, o prefeito e acertar algumas coisas. Aqui é minha prioridade por causa do grande número de amigos que tenho, além do Bicicross Poços Clube, que hoje vem sendo muito bem administrado pela Terezinha Moreno”, disse.

Pista do parque
No final da administração passada a pista de bicicross do parque municipal foi inaugurada incompleta. Faltava o asfaltamento dos paredões e a construção de um alambrado. A promessa era de que em breve ela seria concluída, porém, um ano depois ela continua do mesmo jeito e sem condições de receber competições e até mesmo treinos de alto rendimento. “Falta pouco para terminar a nossa pista. Não dá para correr com os paredões de terra, pois devido à altura do gate - local da largada - a velocidade que as bicicletas atingem é muito grande, por isto estes paredões precisam serem asfaltados para dar mais segurança ao piloto. Já o problema do alambrado também é de segurança, tanto dos ciclistas, quanto para os frequentadores do parque. Se alguém atravessar a pista e for atropelado a consequência seria muito séria. O impacto iria ser semelhante ao de uma moto em alta velocidade “, disse Rezende. Outro motivo da necessidade do alambrado, segundo o piloto, é impedir que a pista seja utilizada em dias de chuvas por pessoas leigas ao esporte, o que causa sérios danos para a mesma. A reportagem perguntou para o secretário sobre as melhorias na pista. Albert Mareca disse que em breve terá boas novidades sobre o assunto. A possibilidade de ter Renato de volta na cidade foi bastante comemorada pelo secretário. “Existe um projeto para o ano que vem de melhorarmos a pista de bicicross com asfaltamento dos paredões, fechamento de alambrados, exatamente como quer o Renato. Também queremos os melhoramentos no local para que possamos trazer para a cidade grandes competições. Tenho certeza que será um prazer termos o Renato novamente em Poços, pois dessa forma incentivará a garotada que está iniciando a se espelhar num atleta que é referência da competição”, disse Albert Mareca.

A temporada
Renato Rezende está de férias, e bem merecidas. O piloto encerra o melhor ano de sua carreira, sendo que no momento está entre os 10 melhores no ranking mundial. Faltando uma etapa para o encerramento da temporada, Renato ainda pode cair duas ou três posições, mesmo assim ele tem apenas motivos para comemorar. Renato não estará em Paris, última competição que soma pontos para o ranking mundial, por este motivo pode perder algumas posições. Os resultados do piloto na temporada realmente impressionam. Ele chegou a duas finais de Copas do Mundo, ficando em sexto lugar em Manchester, Inglaterra, e quarto na Argentina. Chegou em três super finais. O ciclista ainda terminou na segunda colocação do Red Bull Evolution, o melhor resultado do ano, segundo ele próprio. Rezende ainda ficou em quarto lugar no Disney Cup. “Foi um sonho este resultado, pois nunca imaginava ficar tão próximo dos melhores do mundo e no Disney Cup consegui ver que estava realmente no mesmo nível dos grandes atletas da modalidade”, disse. Outro resultado importante foi o vice-campeonato latino-americano no Peru. “2013 foi o melhor ano da minha vida em relação a resultados e estou muito feliz. Agora quero descansar bastante e projetar muito bem como será a próxima temporada”, disse. Mesmo de férias Rezende ainda tem um compromisso nas pistas neste final de semana. Ele disputa a última etapa da Copa Petrobras, competição que lidera e pode fechar a temporada com mais um título. “Só tenho a agradecer a todo mundo que me apoia, a família, os patrocinadores, enfim, a todos que acreditaram no meu trabalho”, finalizou Rezende.
Mesmo perdendo posições no ranking, Renato fecha a temporada pelo menos entre os 13 melhores do mundo, com isto já garantiu um lugar no Campeonato Mundial de 2014. A primeira competição internacional acontece logo em janeiro, em Quito. O piloto conta com o patrocínio oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, além de seus patrocinadores Nissan, Neo Nutri, Oakley e Troy Lee Designs, e também da Pro1 Sports.

Premiação
Os resultados de  Rezende o colocaram como principal expoente da promissora safra de BMX. Aos 22 anos, o atleta de Poços tornou-se o primeiro brasileiro a disputar uma final em etapas da Copa do Mundo de Supercross, sendo o sexto em Manchester (Inglaterra) e o quarto em Santiago del Estero (Argentina). Terminou a competição em um inédito décimo lugar. Este resultados deram ao ciclista pela terceira vez o Prêmio Brasil Olímpico. Renato conseguiu o prêmio em 2009, 2011 e 2013. “É uma sensação de dever cumprido, um reconhecimento muito grande e fico feliz com isto. Ser o melhor da modalidade é uma honra muito grande”, disse Rezende. A cerimônia de premiação será realizada no Teatro Bradesco, em São Paulo, dia 17 de dezembro.

Nenhum comentário: