domingo, 22 de maio de 2016

Aluno da Fundação Getúlio Vargas realiza estudo sobre a Caldense

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - O nome da Associação Atlética Caldense vem se tornando uma grande referência nacionalmente, tanto pelo desempenho do futebol profissional, quanto pela boa administração realizada no clube social. E este trabalhado acaba de virar tema de estudo de um aluno da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.  João Wangler de Moraes, do 7º período de Administração, está fazendo um estudo detalhado sobre o clube de Poços de Caldas, que deve ser publicado em breve. “No interior do Brasil é difícil ver resultados tão expressivos de boa administração como vemos na Caldense. Um exemplo para os demais times pequenos que lutam duramente para manter o futebol e conseguir parceiros. Acredito que a Caldense seja um caso perfeito, por contar com uma gestão organizada que sabe o que está fazendo e por isto os resultados aparecem”, disse Moraes.

Futebol

A Caldense virou tema de estudo de Moraes após o vice-campeonato mineiro em 2015, com uma campanha que beirou a perfeição. “Aquilo me chamou a atenção e me perguntei como era possível um time pequeno de Minas Gerais ir tão longe”, disse o aluno, que começou a estudar a Caldense e ver que aquele resultado não era mero acaso. “Vi que a Caldense tinha uma administração que sabia o que estava fazendo e mesmo trabalhando com um orçamento bem mais baixo que os demais pensava grande”, disse.

Social

Moraes não se limitou a estudar o futebol e virou seu foco para o clube, que conta com mais de três mil associados. “Tudo ali funciona muito bem e não falta nada para o associado. A grande maioria dos clubes do Brasil não oferece nem metade do que a Caldense coloca à disposição do seu associado e isto faz muita diferença. Vi uma Caldense com uma gestão extremamente profissional e tive as respostas que precisava pelos bons resultados obtidos dentro de campo”, falou Moraes.

Estudo

O estudo de Moraes sobre a Caldense está acontecendo em duas etapas. A primeira fala de como o futebol consegue seus parceiros e como é este relacionamento. Depois será feito um estudo com alguns torcedores da Caldense, de forma a mensurar o nível de comprometimento deles com o clube. Para a Caldense este trabalho é motivo de muito orgulho e serve como incentivo para o que vem sendo feito, tanto no futebol como no clube.
“Achei uma ideia muito interessante e será útil esse estudo para usarmos em benefício do clube em curto prazo. Um orgulho para nós da diretoria ver o clube onde tanto trabalhamos e nos dedicamos despertar interesse de um estudo em uma das melhores faculdades de Administração do Brasil”, disse Franco Martins, vice-presidente da Caldense. “Este trabalho faz parte da profissionalização que implantamos no futebol também nesse período, por isso essa ascensão também fora do campo”, finalizou Martins.

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