sábado, 7 de maio de 2016

“Do caos ao topo”, palestra do medalhista olímpico René Simões é realizada em Poços

Poços de Caldas,MG - René Simões, medalhista olímpico em Atenas em 2004, ministrou uma concorrida palestra na noite de ontem no salão de convenções do Minas Garden Hotel. O treinador participou da mesa “Do caos ao topo”, sobre a importância do trabalho em equipe e de alto rendimento no esporte e contou histórias de suas vida pessoal e profissional proporcionando momentos emocionantes e marcantes aos presentes. Na mesa com René estiveram o vice-prefeito Nizar El Khatib, vice-prefeito,  Gustavo Bonafé, do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau e Paulo Vitor de Campos, editor de esportes do Jornal Mantiqueira.  A mediação foi de Marcelo Nober­to, especialista em esporte de alto rendimento. O evento faz parte do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços).

A paletra

René destacou a façanha em classificar a seleção da Jamaica para a Copa do Mundo de 2008. Trabalhando com jogadores amadores ele fez um trabalho motivacional que  deu certo. “Eles tinham medo de tudo e por isto entravam em campo já derrotados. Consegui aos poucos mudar a cabeça deles e com isto os resultados nunca antes imaginados aconteceram”, disse Simões, lembrando de um empate com o Brasil em 0x0, sendo que na oportunidade o time jamaicano foi prejudicado com a não marcação de uma penalidade. Na Copa da França a equipe de René Simões foi derrotada pela Croácia, por 3x1 - Earle marcou o gol de honra, o primeiro do país em Copas - e depois massacrada pela Argentina: 5x0. Conseguiu uma despedida decente ao vencer o Japão por 2x1 (gols de Whitmore para a Jamaica, e Nakayama para o Japão).

Medalha de prata

René lamenta a memória curta dos brasileiros. Segundo ele, o futebol tem uma mentalidade onde apenas o primeiro lugar é lembrado e por isto a medalha de prata conquistada com as meninas do Brasil em 2004 pouco vale para a grande maioria. “Lembram do treinador de vôlei ou de outras modalidades, mas no futebol esta medalha parece não ter o peso que merece”, lamentou.
Quando René Simões foi contratado, com vistas às Olimpíadas de 2004, investiu especialmente no psicológico. Contratou palestrantes, colocou frases motivacionais e, especialmente, deu uma bola de tênis para cada jogadora, para que elas materializassem na bolinha o desejo pela medalha. No plano físico, concentrou totalmente as jogadoras e pediu a elas para fazer um caderno para especificarem o que tinham de melhorar. Como resultado, o time foi vice-campeão olímpico com quatro vitórias (1 a 0 sobre a Austrália, 7 a 0 sobre a Grécia, 5 a 0 sobre o México e 1 a 0 sobre a Suécia) e duas derrotas para as norte-americanas que mostraram algum progresso: na primeira fase, derrota por 2 a 0, mas dominando o primeiro tempo, e, na final, derrota por 2 a 1 na prorrogação, jogando melhor.
Ao final da palestra Simões recebeu cumprimentos dos inúmeros participantes e recebeu das mãos do vice-presidente da Caldense, Franco Martins, uma camisa oficial da Caldense e um livro histórico sobre o clube escrito por Hugo Pontes.

O palestrante

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Simões, que também foi jogador de futebol profissional, treinou alguns dos principais clubes do Brasil, como Bahia, Figueirense, Coritiba e Botafogo. Entre os títulos conquistados como técnico, estão o campeonato da série B, com o Coritiba, em 2007, e a Taça Guanabara, com o Botafogo, em 2015. Simões tem, ainda, uma sólida carreira internacional. Treinou, por exemplo, as seleções de futebol da Jamaica, do Irã e de Trindad e Tobago. A primeira, na Copa do Mundo da França, em 1998.


Livro premiado
Por conta de sua atuação no exterior, Simões morou 22 anos fora do país. E também se enveredou pela literatura. Tendo como base a experiência com a seleção feminina de futebol, ele lançou, em 2007, o livro “O dia em que as mulheres viraram a cabeça dos homens”. A obra lhe rendeu naquele ano, o prêmio literário do sindicato dos jogadores.
O Flipoços 2016 é realizado simultaneamente com a 11a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e termina neste domingo. Mais informações www.flipocos.com

Nenhum comentário: