quarta-feira, 4 de maio de 2016

Gestão ao Máximo: Comendo pelas Beiradas

REPRODUÇÃO
Site: Futebol Paulista

(www.futpaulista.com.br)  - 03/05/2015, uma data que ficou marcada para o futebol mineiro. A Associação Atlética Caldense esteve muito mas muito perto de fazer história em um estado reconhecido e considerado por muitos como de apenas dois times de futebol: Cruzeiro e Atlético. Nessa data, o clube da cidade de Poços de Caldas, disputou a final do Campeonato Mineiro contra o Atlético e quase conseguiu o título da competição, em um jogo que até hoje desperta suspeitas por parte dos torcedores pelas falhas cometidas pela arbitragem a favor do clube alvinegro. Mas qual a razão de considerarmos que seria uma proeza histórica se já tivemos outros momentos em que clubes considerados pequenos alcançaram a glória?  Liderança da fase inicial, único invicto da competição e mais de dois meses sem tomar um gol nunca tivemos e isso levaria o clube caldense a um patamar único na história.

O vice-campeonato também foi muito comemorado, visto que com o resultado, o clube conseguiu vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro, podendo assim ter um segundo semestre competitivo, principal dificuldade de 90% dos clubes brasileiros. Na competição, ficou na trave na briga pelo acesso à Série C, sendo eliminado nas quartas de final.

Nesse ano, o clube obteve resultado mais modesto no estadual e mesmo assim conseguiu a classificação para quem sabe, dessa vez alcançar o acesso para a terceira divisão brasileira.

Para entender o progresso da Caldense, conversamos com o Vice Presidente do clube, Franco Martins:

Fut Paulista: Como iniciou sua trajetória na Caldense?

Franco Martins: Foi uma trajetória familiar, meu avô Geraldo Martins Costa foi diretor de futebol no final da década de 70 e começo de 80, meu pai Laércio Otávio Martins é presidente desde 92 até atual gestão. Se ausentou nos mandatos de 2005/06 e 2011/12.

Sempre frequentei o clube como atleta e o estádio como torcedor.

A partir de desde 2009 comecei a ajudar meu pai no futebol profissional e me tornei vice presidente responsável direto pelo futebol em 2011 onde ocupo o cargo até hoje.

FP: Quais as dificuldades encontradas quando assumiram o clube?

FM: Hoje a Caldense tem suas finanças equilibradas,com todas Cnd´s em dia, mais tudo isso foi possível com uma administração pés no chão, projetos e gestão pois em 92 a Caldense não tinha dinheiro para pagar uma conta de água.

Dificuldades financeiras, políticas e administrativas foram as principais.

FP: Como é administrar um clube de futebol em um estado caracterizado quase que de forma integral por apenas dois times? E como conquistar espaço nesse terreno?

FM: Infelizmente o futebol no interior do Brasil está muito desvalorizado devido ao enfraquecimento e descrédito dos estaduais, são esses torneios que mantém viva a paixão do futebol no interior do Brasil. Com isso se faz obrigatório ascender nas divisões dos campeonatos nacionais para recuperar esse espaço. Só que isso demanda muito dinheiro, tempo e principalmente capacitação.

FP: Quais os principais pontos melhorados no clube?

FM: O principal foi tratar a Caldense com respeito e entender o potencial do clube.

Com uma administração bem feita, projetos executados e alguns sonhos mantém o clube em ascendência contínua.

FP: Qual o sentimento que ficou no ano passado ao perder a final para o Atlético Mineiro?

FM: Uma mistura de tristeza e alegria, foi um campeonato muito intenso onde o trabalho fora das 4 linhas estavam sendo 7 dias por semana, 24 horas por dia e da forma que se acabou onde estávamos sendo campeões a menos de 10 minutos do fim.

Mas ficou um sentimento de coragem e entender que somos cada vez mais capazes.

FP: Acredita ter condições de subir para a série C neste ano?

FM: O orçamento para uma série D é muito escasso e hoje nos limita em algumas ações que poderiam ajudar no acesso, só que com um política de transparência e projetos com os atletas acredito que chegaremos forte para o acesso.

FP: Onde pretende deixar a Caldense no final da Gestão?

FM: Estamos em ano eleitoral no clube, com a nossa continuidade no projeto vejo a Caldense em uma série B até 2018.

FP: Quais seus próximos planos como Gestor? Pretende virar presidente do Clube ou partir para novos ares?

FM: Trabalhar, estudar, buscar um aprimoramento na área de gestão, fazer carreira na Caldense incluindo a presidência e depois sair para o mercado, respirar novos ares.

FP: Que conselho daria para quem quer ingressar na área?

FM: Ser apaixonado pelo que se faz, dedicar com intensidade e levar muito a sério a comunicação e gestão de pessoas.

Nenhum comentário: