sábado, 10 de junho de 2017

Para classificar, Caldense deve atingir no mínimo 9 pontos

RENAN MUNIZ
Lama Verde

Poços de Caldas, MG - Com a vitória conquistada no último final de semana, a Veterana se manteve viva na Série D. Porém, praticamente já não tem mais margem para erros. Restando apenas três rodadas, a Caldense acumula duas derrotas e um triunfo. Atualmente ocupa a terceira posição do grupo A14 com 3 pontos. Caso queira classificar, terá de somar ao menos mais seis, dos nove pontos em disputa daqui para frente.
Baseado na pontuação obtida pelas equipes que participaram da quarta edição do campeonato nacional em 2016, é possível fazer uma projeção da quantidade de pontos necessários para passar de fase. Lembrando que se classificam os primeiros colocados de cada um dos dezessete grupos e os quinze melhores segundos colocados.
Ano passado, a pontuação mínima entre os classificados foi 8 pontos. Apenas uma equipe avançou com essa pontuação. Outros cinco times também fizeram 8 pontos e foram eliminados. Em contrapartida, cinco clubes classificaram com 9 pontos e outros dois foram eliminados também com 9. Por fim, seis equipes passaram com 10 pontos, enquanto duas se despediram com os mesmo 10. Todos que fizeram 11 ou mais pontos se classificaram.
Se a lógica permanecer, podemos concluir que quem atingir 11 pontos estará matematicamente classificado. Com 10 e 9 pontos as chances são altas, beirando os 80 e 60%, respectivamente. Já com 8 pontos, a probabilidade de classificação é mínima, cerca de 15%.
A Caldense ainda tem três jogos pela frente, ou seja, 9 pontos em disputa. Para se garantir matematicamente, precisa vencer todos. Entretanto, como até o presente momento aconteceram alguns empates entre os outros adversários do grupo, é muito provável que a “nota de corte” não seja muito alta. Por isso, o Verdão tem boas chances de passar de fase com duas vitórias e um empate. Dependendo de uma combinação de resultados, pode até perder uma partida, desde que vença as outras duas.

Nenhum comentário: